Festa da Divina Misericórdia - Domingo da Misericórdia

 Festa Móvel - comemorada no domingo após o domingo de Pascoa, em 2024 dia 07 de abril, em 2025 dia 27 de abril. Em 2026 12 de abril. Em 2027 dia 23 de abril. Em 2028 dia 23 de abril. Em 2029 dia 08 abril. Em 2030 dia 28 de abril.

Vamos à história de Sua origem:

Em 1931, Jesus apareceu a Santa Faustina e transmitiu-lhe o desejo de ser conhecido como Misericordioso. Jesus Misericordioso.

Uma das frases importantes para essa devoção é a afirmação de Jesus: “A humanidade não encontrará paz enquanto não se voltar com confiança para a Minha Misericórdia”

 

Deu-lhe um modelo de imagem, a Irmã Faustina, dizendo:

“Pinta uma Imagem de acordo com o modelo que estás vendo, com a inscrição: Jesus, eu confio em Vós. Desejo que esta Imagem seja venerada, primeiramente, na vossa capela e, depois, no mundo inteiro”


O Papa João Paulo II, em 30 de abril de 2000, instituiu a Festa da Divina Misericórdia. Assim diz Encíclica "Dives in Misericórdia":

“Nos nossos tempos, em muitas partes do mundo os fiéis cristãos desejam louvar a divina misericórdia no culto divino, especialmente na celebração do Mistério Pascal, no qual a amável benevolência de Deus resplandece de maneira especial."

Assim, o Supremo Pontífice João Paulo II, determinou que no Missal Romano, após o título, Segundo Domingo da Páscoa, seja doravante adicionada a denominação “ou Domingo da Divina Misericórdia” e prescreveu que os textos assinalados para o dia no mesmo Missal e na Liturgia das Horas do Rito Romano devem ser sempre utilizados para a Celebração Litúrgica desse Domingo”.


No Mesmo dia, o Papa determinou o Domingo da Misericórdia no calendário Litúrgico da Igreja, o mesmo 30 de abril, o Papa João Paulo II, canonizou a Santa Faustina, na homilia deste dia fez esta oração, na homilia:


"É tu, Faustina, Dom de Deus ao nosso tempo, dádiva da terra da Polônia à Igreja inteira, obtém-nos a graça de perceber a profundidade da Misericórdia Divina, ajuda-nos a torná-la experiência viva e a testemunhá-la aos irmãos! A tua mensagem de luz e de esperança se difunda no mundo inteiro, leve à conversão os pecadores, amenize as rivalidades e os ódios, abra os homens e as nações à prática da fraternidade. Hoje, ao fixarmos contigo o olhar no rosto de Cristo ressuscitado, fazemos nossa a tua súplica de confiante abandono e dizemos com firme  esperança:  Jesus  Cristo, confio em Vós!”.


Meu Jesus Misericordioso, lhe peço, que nos livre de todas as doença, do corpo e da alma. Dai-nos ó Jesus Misericordioso, a Sua Paz.

Rezemos: Pai Nosso... Ave Maria ... Glória ao Pai...


Ó Sangue e Água que jorraste do Coração de Jesus, como fonte de misericórdia para nós, eu confio em Vós!