Calendário da Igreja Una Católica difere do Calendário civil.
Uma Breve explicação da Liturgia Católica.
Ano Novo Litúrgico.
Na Igreja o Ano Litúrgico, se inicia no primeiro dia do Advento, isto é, quatro semanas antes do Natal, e termina da Festa de Cristo Rei.
Diferente do ano civil que começa em primeiro de janeiro e termina em 31 de dezembro.
A Igreja Católica Apostólica Romana, possui uma de Sua Riqueza que é a Liturgia, que consiste na Organização do Calendário da igreja, que é composto das Festividades, bem como as Leitura Bíblica para cada dia do ano. Cada Santa Missa tem seu dia pré-estabelecido.
Os Anos Litúrgicos, são divididos em A, B, C, - Separando Assim as leitura de acordo com o ano (A,B,C). Neste período, acompanhado as Leitura, consegue-se toda a Bíblia. Pois Cada ano e por exemplo: Lê-se o Evangelho, Narrado por um Evangelistas diferênte, ou seja, Se lemos em um ano, o Evangelho segundo São Mateus, no outro ano outro Evangelista, assim acontece também com Salmos, Cartas e o Antigo Testamento.
A divisão do Ano Litúrgico se faz por 'Tempos': Primeiro Tempo do Advento; segundo Tempo de Natal; terceiro Tempo de Quaresma; quarto Tempo de Páscoa; quinto Tempo Comum **
Advento - É o Tempo de preparação; de espera, de relembrarmos a primeiras vinda do Filho de Deus, que Nasceu para nos Salvar, nos Reconciliar com o Pai e, ao mesmo tempo de nos preparamos para a Segunda Volta de Jesus.
O Tempo do Advento começa quatro semana antes do natal, e vai até dia 24 de dezembro. A Cor Litúrgica do Tempo de Advento é roxo.
Tempo de Natal - Um tempo que renovamos Nossa Fé, Esperança e Amor, ao Celebrarmos a Primeira Vinda do Filho de Deus que se fez Carne e Habitou entre nós, para nos salvar.
O Tempo de Natal, começa dia vinte e cinco de dezembro, com o nascimento do Menino Jesus, e vai até o dia da Festa do Batismo de Jesus, que é normalmente no segundo domingo do ano civil, em 2025 é 12 de Janeiro, em 2026 é dia 11 de Janeiro, e assim sucessivamente . A cor Litúrgica do Tempo de Natal é branca.
Tempo Comum - O Tempo Comum se divide em duas partes.
A Primeira parte do Tempo comum, começa na segunda-feira depois da Festa do Batizado de Jesus, e vai até a terça-feira, antes da Quarta feira de cinzas. A cor do Tempo Comum é Verde.
Tempo de Quaresma - São Quarenta dias. Tempo Forte de Conversão, Penitência, Jesus, Esmola e Oração, tempo de refletirmos no extremo Amor de Deus, que entregou Seu Filho Único Jesus, que obdiente ao Pai, morreu numa Cruz, para Salvar Todos nós.
Nos quarentas dias da Quaresma, não se coloca flores na Igreja, não se canta Aleluia, nem o Glória. Também não se usa muitos instrumentos musicais, para que, no Domingo de Páscoa extravasarmos nossa Alegria, cantando, tocando e Louvando ao Nosso Deus de amor que morreu e Ressuscitou por Todos nós.
Na Semana Santa, cobre-se as imagens da Igreja com um pano roxo. (E não faz sentido o que vemos em muitas Igreja, que cobrem as Imagens, e coloca cartazes diversos.)
A Quaresma começa na Quarta-feira de cinza e vai até o Domingo de Ramos, continuamos em Tempo de quaresma e entramos na Semana Santa.
Na Quinta-feira da Semana Santa, começa o Tríduo Pascal.
Para bem Celebramos a Páscoa, a Igreja nos oferece o Tríduo Pascal.
Quinta-feira, Dia da Ultima Ceia de Jesus e Seus Discípulos, antes de Sua Morte e Ressurreição , Dia em que Jesus Instituiu a Santíssima Eucaristia e o Sacerdócio. Nesta noite, Jesus sendo o Senhor lavou os pés dos discípulos, nos Ensinado a Humildade, que temos que ter principalmente na evangelização.
Sexta-feira Santa se Celebra a Paixão e morte do Senhor Jesus Cristo, este é o único dia em que na Santa Igreja Católica Apostólica Romana, não se Celebra a Santa Missa. Acontece apenas a Celebração da Liturgia da Palavra e a Comunhão da Eucaristia deixando apenas a Eucaristia do Ostensório.
Sábado Santo - Durante o dia a Igreja, isto é, os Fiéis permanecem em Silêncio, refletindo a Paixão e Morte de Jesus.
Na noite de sábado, inicia-se a Celebração com a Benção do fogo, e no decorrer da Santa Missa a Benção da água. Normalmente esta Santa Missa Termina no já nas primeiras horas de domingo, e no cantar o Glória, comemorarmos a Ressurreição de Jesus. Terminando assim o Tempo de Quaresma. E entramos no Tempo Pascal.
A cor do Tempo da Quaresma é roxo.
Tempo Pascal -
No Domingo da Pascoa, comemoramos a Ressurreição de Jesus. Todos os dias durante cinquenta dias, isto é, do Domingo de Pascoa até o Dia do Pentecoste, Dia em que Jesus enviou o Espírito Santo, aos Apóstolos e a todos nós.
Assim o Tempo Pascal, vai do dia que comemoramos a Ressurreição de Jesus, até o dia de Pentecoste.
A cor do Tempo Pascal é branco.
Tempo Comum - Retornamos então ao Tempo Comum, que são aproximadamente trinta e três semanas, que variam de acordo com o calendário civil.
É um Tempo de Esperança, que Celebramos a Plenitude os Mistérios de Cristo, Tempo de Acolhimento da Palavra de Deus. É Tempo que a Igreja segue na Obediência de Cristo em Sua Missão pelo Reino de Deus.
Este á a segunda parte do Tempo Comum, cuja cor é verde.
Refletimos:
Natal e Quaresma, é um momento de Esperança e de Escuta da Palavra de Deus, onde devemos Anunciar o Reino de Deus.
Tempo de Páscoa e do Advento. É o momento do Cristão colocar em prática vivendo no dia a dia o Reino, atendendo o pedido de Jesus; sendo Sal da terra e Luz do mundo.
Tempo Comum é um Tempo maravilhoso para Celebrar a Virgem maria e os Santos. A cor Litúrgica do Tempo Comum é o Verde que simboliza Esperança.
Todos os Tempos é Tempo de buscarmos a conversão, mudança de vida, melhoramos nosso modo de ser, de agir, de rezar, e de servir. Que Deus nos ilumine. - Amém.