São Filipe Evans

22 de julho - São Filipe Evans

Nasceu 1645, no Pais de Geles, de família rica. Com 15 anos mandado para uma escola inglesa da Companhia de Jesus, em Saint Omer. Entrou para a vida religiosa em 1665, com 20 anos. Terminou os estudos de Teologia e Filosofia, e demais estudo, no ano de 1675, quando recebe o hábito jesuíta, tinha 30 anos, quando foi ordenado sacerdote.

Após ser ordenado retorna ao Pais de Gales, começa a ser reconhecido por seu zelo apostólico. Celebra regularmente a Santa Missa e prega, aos números católicos, na mansão de Thomas Gunter, na rua Santa Cruz, uma das principais de Abergavenny. Ele celebrava em várias casa na cidade. Sempre se reunião nelas centenas de pessoas.

Os católicos estavam sendo perseguidos, em todo Reino Unido, pois um "sacerdote", fez uma denúncia falsa ao Rei Charles II, dizendo ter uma conspiração para mata-lo, sendo organizada pelos Jesuítas. As celebrações que São Felipe fazia eram as escondidas. Então em 1678, ofereceram uma recompensa de 200 libras pela captura do padre São Felipe. Seus amigos tentaram convence-lo a deixar o Pais de Geles, mas não aceitou deixar o pais em que foi mandado para evangelizar.

Em 2 de dezembro de 1678, São Felipe é preso, tudo indica que foi entregue por um protestante parente do dono da casa em que estava escondido. Foi levado para a prisão do Castelo de Dunraven.

Por duas vezes ofereceram a São Felipe a liberdade, caso renegasse aos votos Jesuítas. Não aceitando, foi colocado em isolamento, no calabouço da Torre Negra, onde não tinha nem luz e nem ventilação. Após 20 dias de isolamento, retiram São Felipe do calabouço e o colocam em uma cela com outros padres. Entre eles John Lloyd, um diocesano amigo de São Felipe. John foi treinador no Colégio Jesuíta Inglês de Valladolid. Os dois são mantido presos, por 5 meses, enquanto as autoridades procuram testemunhas para acusa-los.

Para conseguir testemunha, eles prendem pessoas e as torturam, para força-las a dar um testemunho falso, oferecendo 100 libras. Um delas não aceitando, foi espancada tanto, que, quebraram-lhe as costela, vindo a morrer. Devido as pessoas não estarem aceitando, aumentaram a recompensa para 200 libras.

No tribunal, fizeram muitas acusações contra São Felipe, todas infundadas, mas uma verdadeira de que era Padre Jesuíta. Foi condenado a morte. São Felipe olha todos os acusadores, membros do juiz, lhes agradece e os perdoa. O também condenaram o padre John Lloyd culpado.

De volta a prisão da Torre do Castelo, São Felipe pede ao diretor da prisão sua harpa, ele a entrega. Com as correntes em seus pés, ele toca, canta e faz muitos cantar na prisão. A execução é adiada há quase três meses. Havia rumores de possível cancelamento. Logo os Padres, Felipe e John começam a ser tratados melhores. Retiram suas correntes e os deixam sair da sela para o pátio da prisão.

No dia 21 de julho, São Felipe, que se encontrava no pátio, é informado que sua execução, será no dia seguinte pela manhã. Mais tarde , os Padre Felipe e John são novamente acorrentados. São Felipe, passa suas últimas horas, tocando sua harpa alegremente e conversando com as pessoas que vêm se despedir. À noite sozinho com seu amigo padre John rezam por muito tempo.

Em 22 de julho de 1679, eles acordam cedo, recitam o breviário. Às nove horas, são conduzidos para o local da execução. Cardiff, era uma cidade pequena, na época. Assim que saíram conduzidos, as pessoas foram em procissão, acompanhando eles, da prisão ao campo de Gallows, local da execução.

Chegando ao local onde está a forca, os dois, citaram as palavras de Santo André Apóstolo: "Ave, Santa Cruz, por tanto tempo desejada". Em seguida, eles se ajoelharam e beijaram o cadafalso. Levantaram-se e perguntaram ao capitão Thomas Gibbson, qual iria morrer primeiro. Ele respondeu, "Felipe Evans". São Felipe abraça o amigo e sobe no andaime. De pé alo lado do cadafalso, São Felipe diz suas últimas palavras, como o costume, todo condenado a morte tem este direito.

" Sem dúvida este é o melhor púlpito que um homem pode ter para fazer um sermão, só posso dizer novamente que eu morro por Deus e pela religião, me sinto muito feliz, se tivesse muitas vidas, daria a todos eles livremente, por esta boa causa. Sou feliz porque posso adquirir uma vida eterna com um breve sofrimento. Agradeço aqueles que foram gentis comigo, especialmente você, capitão. Adeus, querido amigo John. Será por um tempo muito curto, pois em breve estaremos juntos novamente. Vocês, que me vêm morrer livremente por minha religião católica, reflitam bem sobre minha morte, assim me sentirei feliz. Rezem por mim e levarei as orações, a Deus, do Céu". Todos seus amigos, estavam de joelhos em oração.

Então após uma pausa, São Felipe, se concentra e diz com voz clara e afetuosa: "Senhor, nas tuas mãos entrego a minha alma". Em seguida, seu corpo está suspenso na forca.

São Felipe Evans é canonizado pelo Papa Paulo VI, em 25 de outubro de 1970.

São Felipe Evans, rogai por nós !