Liturgia - 18/01/2024 - Quinta-feira - Cor verde - Tempo comum - Missa à escolha.

Santo do dia - Santa Margarida da Hungria.


A Palavra de Deus Alimenta nossa Fé.

   Gratidão a Jesus, o Filho o Deus por Todas as Curas, Bênçãos e Milagres!


   Depois de Davi ter matado o gigante Golias, e tudo que Davi fazia era bem sucedido, por que Deus estava  com Davi, e o povo amava Davi, por isso o rei Saul enciumado  projeta que Davi deve ser morto pela mão dos filisteus. Jônatas, o filho do rei, conta para Davi, que seu pai quer mata-lo e manda Davi se esconder, que ele mesmo falará bem de Davi seu pai, lembrando todo o bem que Davi fez a Israel matando o gigante Golias, dando a Israel uma grande vitória. Davi é inocente, diz Jônatas ao rei, não peques contra ele derramando seu sangue sem motivos. O rei Saul ouvindo as palavras do filho diz que: pela Vida do Senhor, Davi não morrerá. Jonatas trás de volta Davi para seu serviço como antes.

   O rei Saul não era Obediente a Deus e não queriam que ninguém fosse. (Penso eu.)


   Com o Salmo podemos dizer: Em Deus eu confio e nada temo!


   Evangelho: Depois de curar o homem da mão atrofiada, os fariseus e herodianos imediatamente conspiraram contra Jesus, Jesus se retira com Seus Discípulos para o mar e uma multidão  de toda parte O seguiu, por saber todo bem que Jesus fazia, a todos que sofriam de alguma enfermidade, a multidão se lançavam sobre Jesus para tocá-Lo  e ficar curados. Impressionante que até os espíritos impuros reconheciam Jesus, caíam a Seus pés e gritavam: Tu És o Filho de Deus…

   Impressionante, porque os que deviam reconhecer e aceitar Jesus, não o faziam, e infelizmente hoje muitos não O reconhecem, porque negam Todo Bem que Jesus fazia e faz. Triste!

 

   Vinde Espírito Santo, iluminar Todos os Batizados, principalmente, padres e bispos a serem Obedientes e Fiéis a Deus, a Exemplo do rei Davi.

   Vinde Espírito Santo, iluminar, Encorajar, Reunir e Fortalecer os Fiéis de Jesus em Sua Santa Igreja Católica Apostólica Romana.

   Vinde Espírito Santo, Converter os hereges à Verdade da Igreja de Jesus.


  Te agradecemos Jesus, por Ser o Filho de Deus e vim nos salvar, e,  por Todas as Curas, Bênçãos e Milagres que derramou e derrama sobre Todos nós.

  Te agradecemos Jesus, por Todos os padres, bispos e Batizados que reconhecem Todo Bem que Jesus fez e faz em nossa vida.

   Somos gratos a Ti Senhor, pelo Vosso Imenso Amor para com todos nós.  Amém!


   O ciúme de Saul por Davi é o mesmo que os fariseus, chefes dos sacerdotes e herodianos sentiam por Jesus, e hoje, os que sente ciúmes de Jesus são os que  dão contra testemunho, negam Todo Bem que Jesus fez e faz. 


Antífona de Entrada - Salmo 65 (66): 4.

   Que o mundo todo Te renda homenagem, Senhor, tocando para Ti, tocando em Tua Honra.


Oração da Coleta.

   Deus Todo Poderosos e Eterno, que governais o Céu e a terra, escutai misericordiosamente a súplica do Vosso povo e concedei a Paz aos nossos dias.

   Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, Que é Deus e Convosco Vive e Reina na Unidade do Espírito Santo. - Amém.


Primeira Leitura - I Samuel 18: 6-8; 19: 1-7.

   Leitura do Primeiro Livro de Samuel.


   Quando voltaram da guerra, depois que Davi matou o filisteu, as mulheres de todos os povoados de Israel saíram para cantar e receber com danças o rei Saul, ao som alegre de pandeiros e sistros, e cantavam em coro o refrão: "Saul matou mil, mas Davi matou dez mil". 

   Saul indignou-se com esse refrão, e comentou enfurecido: "Dez mil para Davi e mil para mim! Só lhe falta ser rei!"

   Diante de seu filho Jônatas e de seus ministros, Saul falou em matar Davi. Jônata, filho de Saul, amava muito a Davi, e o avisou: "Meu pai Saul te procura para te matar. Fica atento amanhã e esconde-se num lugar seguro, eu sairei e irei ao lado de meu pai ao campo em que tu estiveres; falarei de ti, e se conseguir alguma informação, te comunicarei."

   Assim, portanto, Jônatas falou a seu pai Saul em favor de Davi: "Que o rei não ofenda seu servo Davi! Ele não te ofendeu, e o que ele fez é para teu proveito; arriscou a vida quando matou o filisteu, e o Senhor deu uma grande vitória a Israel; ao vê-lo, tu te alegraste. Não peques, derramando sangue inocente, matando Davi sem motivo!"

   Saul deu atenção a Jônatas, e jurou: "Por Deus, ele não morrerá!"

   Jônatas chamou Davi e contou-lhe a conversa; depois o levou onde estava Saul, e Davi continuou no palácio como antes.

   A guerra recomeçou e Davi saiu para lutar contra os filisteus; afligiu-lhes tal derrota, que fugiram diante dele.

   Palavra do Senhor.

   Graças a Deus.


Salmo 55 (56): 2-3. 9-10ab. 10c-11. 12-13. (R 5b).

"Em Deus eu confio e nada temo!" (Resposta).


Piedade, ó Deus, pois um homem

deseja ardentemente contra mim;

sem trégua me ataca e persegue;

meus inimigos, sem trégua, são muitos, e me atacam. (R.).


Tu tens registradas as minhas andanças,

minha lágrimas estão guardadas em Teu obre.

Meus inimigos hão de retroceder

quando eu Te invocar. (R.).


Sei que Deus está do meu lado.

Por Deus louvo a promessa,

pelo Senhor louvo a promessa. (R.).


Em Deus confio e nada temo:

O que poderá fazer-me um homem?

Meus são os votos que Te fiz,

eu os cumprirei com ação de graças. (R.).


Aleluia - II Timóteo 1: 10.

(Refrão) - Aleluia ! - (Repete-se).

   Jesus destruiu a morte e iluminou a vida imortal por meio da Boa Notícia. (Refrão).


Evangelho - São Marco 3: 7-12.

   O Senhor Esteja convosco.

   Ele Está no meio de nós.

   Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo São Marcos.

   Glória a Vós Senhor.


   Jesus se retirou com Seus Discípulos para junto do lago. Seguia-o uma grande multidão da Galileia, Judeia, Jerusalém, Idumeia, Jordânia e do território de Tiro e Sidônia. Uma multidão, ao ouvir o que fazia, ia até Jesus. Disse, Jesus, aos Discípulos que deixassem de prontidão uma barca, para que a muldidão não o apertasse. Pois, vendo que Jesus curava a muitos, os que sofriam de enfermidades lançavam-se sobre Jesus para tocá-lo. Os espíritos imundos, ao vê-Lo, lançavam-se sobre Jesus, gritando: "Tu És o Filho de Deus". Jesus os repreendia severamente para que as pessoas não soubessem.

   Palavra da Salvação.

   Glória a Vós Senhor.


Oração de Oferecimentos.

   Concedei-nos, Senhor, a graça de participar benignamente Nestes Mistérios, pois todas a vezes que celebramos a Memória Deste Sacrifício realiza-se a obra da nossa redenção.

   Por Cristo nosso Senhor. - Amém.


Antífona da Comunhão - I São João 4: 16.

   Nós conhecemos e cremos no Amor que Deus teve por nós. Deus É Amor: quem conserva o Amor permanece com Deus e Deus com ele.


Oração depois da Comunhão.

   Infundir, Senhor, em nós o Vosso Espírito de Amor, para que vivam unidos num só coração e numa só alma aqueles que saciastes com o Pão do Céu.

   Por Cristo nosso Senhor. - Amém.