Santo Antônio Maria Zaccaria

05 de julho - Santo Antônio Maria Zacarias

Nasceu em 1502, em Cremona, Itália. Filho único de Lázaro e Antonieta, família Zacarias, eram ricos. Seu pai morreu quando ele tinha dois anos. Sua mãe, jovem viúva, com apenas 18 anos, decidiu ficar sozinha, apenas cuidando se seu filho, com muitas austeridade, dando-lhe uma educação exemplar. Ele se destacou na escola por sua inteligência e sua bondade. Era muito comum ele retornar para casa sem o casaco que vestia, pois o havia doado a algum mendigo na rua.

Ao completar 18 anos, doou sua herança para sua mãe. Foi estudar filosofia em Pávia e medicina em Pádua. Ao contrario dos outros jovens estudantes, que mais queriam diversão e prazeres, ele porem usava seu tempo livre para estudar e meditar. Apesar de rico, preferia vestir-se com simplicidade e se comportava com humildade.

Se tornou um médico competente, e caridoso, cuidava principalmente dos que não tinha recursos. Dava remédio de graça para que precisava. Não se preocupava apenas com o mal físico, mas também espiritual, dando muitos conselhos.

Com 28 anos, como já tinha estudos, resolveu se tornar padre e se ordenou em 1528. Foi então para Milão. Lá com a ajuda de Tiago Morigia e Bartolomeu Ferrari, fundaram a Congregação dos Clérigos Regulares de São Paulo. A Casa de ordem foi erguida ao lado da Igreja de São Barnabé, em Milão, por isto os membro ficaram conhecidos como "barnabitas". Depois, fundou a Congregação Feminina das Angélicas de São Paulo, recebeu para isso o apoio da condessa Ludovica Torelli. Preocupado com as famílias, criou o Grupo de Casais, o objetivo era ajudar os casais a viverem bem o sacramento do matrimônio.

Santo Antônio Maria Zacarias, foi um grande devoto da Eucaristia. Foi ele que instituiu as "quarenta horas de adoração ao Santíssimo Sacramento". Ele também instituiu o toque dos sinos das igrejas às três horas da tarde, para lembrar a todos, a hora da morte de Nosso Senhor jesus Cristo.

Em uma de suas missões, em vários lugares da Itália. Pegou uma epidemia que contagiava a região. Como médico sabia que não sobreviveria, voltou para casa de sua mãe. Veio a morrer em seus braços, era 05 de julho de 1539, tinha 36 anos. Foi canonizado em 1897.

Santo Antônio Maria Zacarias, rogai por nós !