São Germano de Paris

Dia 28 de maio - São Germano de Paris

Nasceu em 496, em Autun, França. Dizem que sua mãe tentou abortá-lo, e que quando criança ela teria tentado envenena-lo. Foi criado por um primo mais velho, um ermitão chamado Escapião, que o levou para estudar em Avalon.

Viveu como ermitão durante 15 anos, em Lazy. Aprendendo a doutrina cristã.

Em 531, foi ordenado diácono e 3 anos depois, sacerdote. Quando o bispo morreu, seu sucessor entregou a direção do mosteiro de São Sinforiano a São Germano. Acabou deixando o posto, pelas intriga e austeridade que tentava impor as regras da comunidade.

Foi para paris, e em 536 foi ordenado Bispo de Paris. O rei Childeberto ficou muito doente, o Bispo Germano rezava por ele, e foi curado. Em agradecimento construiu uma grande igreja, próxima a um convento, que mais tarde se tornou o Seminário de Paris, centro avançado de estudo eclesiástico e de vida monástica.

Participou em 567 de Concílio de Tours, em 573 do Concílios de Paris, e em 570 da consagração do bispo Félix de Bourges.

Todos o respeitavam, tanto os nobres, como também o povo mais humilde.

Fazia muitas caridade, frequentemente, ficava apenas com sua túnica, por ter dado suas roupas a um pobre, feliz por sentir frio, e tendo a certeza que o pobre estava aquecido.

Morreu em 28 de maio de 576, suas relíquias se encontram na Igreja de São Germano de Paris.

São Germano de Paris, rogai por nós !

São Germano de Paris