Santa Ângela Mérici

27 de janeiro - Santa Ângela Mérici

Nasceu em 21 de março de 1474, em Desenzano del Garda, Itália. Filha de Camponeses, desde pequena gostava de ler sobre a vida dos Santos. Ficou órfã de pai e mãe aos 10 anos. Ela e sua irmã passaram a ser cuidada por um tio, que morava em outra cidade. Mas em seguida, morre também sua irmã. E seu tio também faleceu pouco depois. Ela voltou para sua cidade natal. Com 13 anos, entra para o Convento da Ordem Terceira de São Francisco de Assis.

Fundou a congregação das Ursulinas, por inspiração de Nossa Senhora, o nome é homenagem a Santa Úrsula. A finalidades era educar e preparar as jovens meninas, para se tornarem mães de famílias com uma base cristã.

Santa Ângela, tinha somente o curso primário, mas era procurada por padres, sacerdotes, bispos, governadores e doutores, que vinham lhe pedir conselhos. Deus lhe deu o dom do conselho, pelo Espírito Santo. Santa Ângela e mais 28 irmã, começaram a ensinar o catecismo em toda a região. As Irmãs Ursulinas, foram umas das primeiras a evangelizar, fora da clausura.

Santa Ângela, decidiu então, transformar, o que faziam, em uma Ordem Religiosa, mas primeiro foi fazer uma peregrinação a Jerusalém. Mas assim que chegou lá, ficou cega, vendo somente espiritualmente os lugares sagrados que visitou. Quando voltava, passou numa cidade onde havia um crucifixo, rezou diante do crucifixo e recuperou a visão.

Em 1525, foi ao Vaticano, se encontrou com o Papa Clemente VII, ai, Santa Ângela iniciou o processo de fundação da Congregação, que foi implantada definitivamente na Bréscia, em 1535, a Ordem das Ursulinas, Ordem sobre a proteção de Santa Úrsula, dedicado a educação de meninas, principalmente as mais carentes. Era uma época em que a educação era privilégio dos meninos, nas escolas monásticas.

Morreu em 27 de janeiro de 1540, com 75 anos, em Bréscia, Itália. Foi Beatificada pelo Papa Clemente XIII, em 30 de abril de 1768, em Roma. Foi Canonizada pelo Papa Pio VII, em 24 de maio de 1807, em Roma. Padroeira dos órfãos, e das pessoas com deficiências.

Seu lema como educadora: " Não há educação sem amor".

Outras frase de Santa Ângela Mérici: "Não perca o seu coração, mesmo que descubra que lhe falta as qualidades necessárias para o trabalho para o qual foi chamado. Aquele que te chamou não o abandonará, e no momento em que você precisar estender sua mão salvadora."; "Reflita que você realmente tem uma necessidade maior de servir, do que a importância que seus serviços podem ter para os outros."; "Considere que o diabo não dorme, mas planeja a nossa ruína de mil maneiras."; "Devemos dar esmolas. A caridade ganha almas e as atrai para a virtude."; "Esforce-se para ser fiel ao que Deus te chamou."; "Transtorno na sociedade é o resultado da desordem na família."; "Faça agora o que você gostaria que tivesse feito quando chegasse a hora de você morrer."

Santa Ângela Mérici, rogai por nós !