São Luís Orione

26 de outubro - São Luís Orione

Nasceu em 23 de junho de 1872, em Potecurone, Itália. Filho de camponeses, simples e pobre. Pensando em ser padre, entrou para o Oratório Salesiano em Turim, que fora fundado por Dom Bosco, tinha como objetivo, formação e educação de crianças, adolescente e jovens principalmente os mais necessitados. Dom Bosco ainda era vivo quando São Luís Orione entrou para o Oratório. Terminado os ensinos básicos, retornou para sua casa. Depois entrou para o seminário, onde estudou teologia e filosofia.

Em 1892, ainda seminarista, São Luís Orione fundou duas escolas para criança e jovens. Foi ordenado em 1895, com o lema: "Renovar tudo em Cristo". Sua meta era acolher e evangelizar os mais necessitados. Em 1899 iniciou a Congregação dos Eremitas da Divina Providência. Fez vária viagens por toda a Itália pedindo doações e ajuda material para suas obras de caridade. Então fundou a "Pequena Obra da Divina Providência".

Em 1908, um terremoto abalou a região da Sicília e Calábria, na Itália. São Luís trabalhou em socorro das vítimas. Um trabalho tão eficaz que o Papa Pio X, pediu que permanecesse lá, o que ficou por 3 anos.

Em 1915, fundou a pequena "Obra de Divina Providência". Que atendia doente e necessitados. Depois fundou a Congregação dos Padres Orionistas. Mais tarde fundou a Congregação das Irmãzinhas Missionárias da Caridade. Fundou também a Congregação das Irmãs Sacramentinas. Finalizando suas fundações, fundou a Congregação dos Eremitas de Santo Alberto. As duas últimas congregações tinha como objetivo era admitir religiosos cegos.

A Congregação dos Filhos da Divina providencia e a das Missionárias da Caridades, estão hoje no mundo todo, o principal objetivo é a educação e assistência aos necessitados. No brasil esta presente desde 1914. São várias Casa, para órfãos, excepcionais, deficientes, idosos. Tem também Hospitais. São obras mantidas com doações.

Como devoto de Nossa Senhora, propagou a devoção Mariana, construiu o Santuário de Nossa Senhora da Guarda em Tortona e o Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio.

Morreu em 12 de março de 1940, em São Remo, Itália, devido a uma doença de coração e das vias respiratória. Suas últimas palavras foram: "Jesus! Jesus! Jesus! Estou indo". Foi Beatificado em 26 de outubro de 1980. Foi Canonizado pelo Papa João Paulo II, em Roma, em 16 de maio de 2004. E conhecido como pai dos pobres e grande benfeitor dos aflitos e sofredores.

São Luís Orione, rogai por nós !