São Filipe Benício

22 de agosto - São Filipe Benício

Nasceu em 15 de agosto de 1233, em Florença, Itália. Filho de Giocomo Binizi e Albaverde Frescodaldi. Seus pais eram ricos. Aos 13 anos foi mandado para Paris estudar medicina. Estudou na Universidade de Paris, depois foi para a Universidade de Pádua. Com 19 anos, já se formara em Filosofia e Medicina. Voltou para Florença para trabalhar como médico. Neste período, passou a frequentar a Igreja do Mosteiro, e com os religiosos, aprofundou-se no estuda da Bíblia. Era muito devoto a Nossa Senhora.

Em 1254, após ter uma visão diante do Crucifixo de Jesus, resolveu entrar como irmão leigo, na Ordem dos Servos de Maria do Convento de Monte Senário, ordem Servitas. Assim contou o fato. "Uma luz veio do Céu e uma voz me mandou servir ao Senhor, na Ordem dos Servitas". Logo se destacou por sua retórica (arte da eloquência e convencimento na oratória).

Em 1258, estava caminhado com um Sacerdote e o Prior, quando encontraram no caminho dois religiosos Dominicanos. Felipe, falava com eles com muita facilidade, sabedoria e eloquência, que resolveram ordena-lo sacerdote neste mesmo ano, em Siena. Em 1262, foi nomeado vigário assistente do prior-geral e professor de noviços. Em 1267, foi eleito superior geral da Ordem dos Servitas.

Eleito São Filipe Benício, fez a reforma do estatuto da Ordem. A transformando em uma Ordem Mendicante (que vive na pobreza). Ajudou Santa Juliana a fundar a Ordem dos Servitas, para as mulheres.

Em 1269, morre o Papa Clemente IV, no conclave em Viterbo, Itália, para a escolha do novo Papa, o nome de São Filipe fora indicado pelo Cardeal Ottobuoni, mas São Filipe recusou, retirando-se, para as montanhas. Então, escolheram o Papa Gregório X.

Em 1274, participou co Concílio de Lyon na França. Em 1283, interviu a pedido do Papa Martinho V, para apaziguar a paz entre duas famílias predominantes em Forli. Lá recebeu um tapa no rosto, do jovem Guibelino. São Filipe assimilou o golpe, sem dizer uma palavra, ou reação. O jovem arrependido, mais tarde veio lhe pedir desculpas, e depois entrou para a Ordem.

Morreu em 22 de agosto de 1285, em Todi, quando voltava de Roma. Foi sepultado em Florença, na Itália. Sua fama de santo ainda em vida, fez com que começassem a venerá-lo logo após sua morte. Suas relíquias encontram-se na Igreja de Santa Maria das Graças, em Florença, sua cidade natal. Foi beatificado em 8 de outubro de 1645, pelo Papa Inocêncio. Foi canonizado em 12 de abril de 1671, pelo Papa Clemente X. Foi o primeiro da Ordem dos Servitas a ser declarado santo.

São Felipe Benício, rogai por nós !