Santa Cunegundes e São Henrique

03 de março - Santa Cunegundes e São Henrique

Santo Henrique, nasceu em 973 no castelo á margem do rio Danúbio. Filho do duque Henrique de Baviera. Foi batizado com o mesmo nome do pai. Herdeiro do trono Sacro Império Romano-Germânico. Educado pela mãe e evangelizado na fé cristã, não se deixou levar pelas luxurias e diversões ao seu redor. Seu pai, antes de se casar era conhecido como "O Briguento", mas, evangelizado por sua esposa, mudou ao ponto de ser chamado "O Pacífico". Esta educação cristão que foi transmitida ao Santo Henrique, por sua mãe.

Um dos irmão de Santo Henrique, se tornou o Padre Bruno, e depois foi nomeado Bispo de Augusta. Sua irmã Brígida se tornou Monja, a outra irmã foi Santa Gisela.

Santo Henrique, sonhou com São Wolfgang, e no sonho escreveu na parede "entre seis", o príncipe, achou que morreria em 6 dia, depois em 6 meses, mas o aconteceu é que, seis anos após o sonho seu pai morre e ele assume o trono da Alemanha. Também foi coroado imperador de Roma. Recebeu do Papa Bento VII, o título de Henrique II.

Comandou o povo com, sabedoria, humildade, justiça, bondade e caridade. Na Santa Missa sentava-se no lado das pessoas comuns. Foi responsável pela reforma no Clero e nos Mosteiros, além de presidir os Concílios de Frankfurt e Bamberg. Defendeu o povo contra o excessos de poder dos fidalgos. Restabeleceu a paz com o rei Roberto da França. Construiu Igrejas e Mosteiros.

Morreu em 13 de julho de 1024, foi sepultado em Bamberg. Foi Canonizado pelo Papa Eugênio III em 1152.

Casamento de Santa Cunegundes e Santo Henrique. Seus caminhos não se cruzaram por acaso. Um casamento fundado no Fé Cristã, fez deles em 1002, rei e rainha da Alemanha. Em 1014 receberam do Papa Bento VIII a Coroa Imperial, em Roma. Junto o casal conduziu o reinado germânico, a um reinado da paz e prosperidade. São Henrique era famoso pela felicidade que proporcionava aos seus súditos. A rainha Santa Cunegundes dedicava-se a atender crianças e idosos abandonados e a ajudar os mais necessitados. Ficaram casados por 27 anos, governando o Sacro Império Romano-Germânico (Alemanha). Até a morte de São Henrique. O povo comentava que tinha um casamento como o de São José e Nossa Senhora, fazendo voto perpétuo de castidade. Pelo fato que eles nunca tiveram filhos.

Santa Cunegundes, nasceu em 998. filha do conde Sigfredo de Luxemburgo e Asdvige. Princesa de Luxemburgo e descendente de São Carlos Magno. Educada na fé cristã. Desde pequena queria ser religiosa. Mesmo antes de seu marido ser coroado, ela já participava dos concelhos imperiais.

Santa Cunegundes, foi acusada de trair o marido, então em publico, mandou que se colocasse brasas, que passaria por cima delas, pois tinha a certeza de que Deus iria lhe proteger. Assim o fez, rezou e passou descalça pisando na brasa e nada aconteceu com os pés da santa, acabando com os boatos. Apesar de que o rei não dava ouvido ao boatos.

Em 1021, Santa Cunegundes após se recuperar de uma doença, juntamente com seu marido São Henrique, fundaram o Mosteiro Beneditino em Kaufungen, era um agradecimento a Deus pela cura da Santa. Três anos depois, morre o São Henrique.

Santa Cunegundes, com a morte do rei, tornou-se regente do império, ao lado do irmão. Para lugar do rei São Henrique, foi eleito Conrado II. Então Santa Cunegundes foi para o mosteiro que havia fundado juntamente com seu marido, abandonando completamente do trono e de sua fortuna. Viveu como religiosa por 15 anos.

O Mosteiro Beneditino, possui um acervo com as roupas litúrgicas que Santa Cunegundes costurava. Contudo, ela mesma usava somente um hábito bastante simples, e feito por ela própria. Viveu no mosteiro vestindo-se simplesmente, mas ao ser enterrada as irmãs dos mosteiro fizeram para ela uma roupa bordada e enfeitadas com joias. Afinal era fora uma imperatriz.

Morreu em 3 de março de 1039, pediu antes de morrer para ser enterrada como uma simples monja, ao lado do marido, sepultado na Catedral de Bamberg, que fora construído para o casal. Foi Canonizada Inocêncio III em 1200.

O local, é de grande peregrinação, e muitas graças tem sido relatada pelas pessoas que lá vão, ou que pede pela intercessão do casal. A devoção a ambos e muito grande, principalmente entre o povo alemão.

A festa litúrgica, inicialmente de São Henrique era 13 de julho, dia de sua morte, mas depois passou a ser comemorado a festa litúrgica dos dos Santos dia 3 de março, dia da morta da Santa Cunegundes, que é considerada padroeira de Luxemburgo, lituânia e Polônia, e Santo Henrique é padroeiro da Finlândia.

Santo Henrique e Santa Cunegundes, rogai por nós!