Liturgia - 29/08/2024 - Quinta-feira - Martírio de São João Batista - Cor vermelho. Missa de Memória.
A Palavra de Deus Alimenta a nossa Fé.
.…Por causa da Santidade, da Verdade e de Cristo….
Hoje, a Igreja Celebra o Martírio de São João Batista, neste sentido a Liturgia é toda voltada a este Grande Profeta, primo e Precursor de Jesus.
Na Primeira Leitura, Deus envia o Profeta Jeremias para que, sem medo, seja Sua Voz no meio do povo. Eis que te coloco, hoje, como Cidade Fortificada, como Coluna de Ferro, Muralha de Bronze, diante de Toda a terra…Todos lutarão contra ti, mas nada poderão contra ti, porque Estou contigo. Disse o Senhor.
Vinde Espírito Santo, iluminar e Encorajar os Profetas (Consagrados de Sua Igreja) da nossa atualidade, para que Não tenham medo de chamar à Conversão a TODOS que precisam de Verdade se Converterem.
Com o Salmo poderem dizer: Minha boca narrará Tua Justiça.
No Evangelho, por causa de denunciar o pecado, Herodes, com a palavra empenhada com a enteada, diante de seus ricos convidados, mandou cortar na prisão, a cabeça de São João Batista.
Vinde Espírito Santo, Iluminar e Encorajar nossos Consagrados para que, sigam o Exemplo São João Batista e não de Herodes que, por causa do pecado, isto é, sexo, popularidade, dinheiro, felicidade momentânea, se comprometeu com quem não devia e acabou matando o Profeta e perdeu a Felicidade Eterna.
Vinde Espírito Santo, Iluminar a TODOS que hoje precisam ser Obedientes e Fiéis a Deus, e não ao mundo com suas ideias erradas.
Vinde Espírito Santo, iluminar, Encorajar, Reunir e Fortalecer os Fiéis de Jesus em Sua Igreja Una Santa Católica Apostólica Romana.
Vinde Espírito Santo, Converter os hereges à Verdade da Igreja de Jesus. Amém.
Te Agradecemos Jesus, por TODOS que hoje, a Exemplo dos Antigos Profetas seguem Obedientes e Fieis a Deus.
Somos Gratos a Ti Senhor, pelo Vosso Imenso Amor para com todos nós. Amém!
Rezemos sempre para a Conversão de TODOS: Os da nossa casa, os nossos vizinhos e os da Igreja.
São João Batista, vós que morreste por causa da Santidade, da Verdade e do Cristo, rogai pela Igreja e por Todos nós! - Amém!
Antífona de Entrada - Salmo 118 (119): 46-47.
Vou falar de Teus Testemunhos frente aos reis, sem ficar envergonhado.
Nos Teus Mandamentos estão as minhas delícias: Eu os amo.
Oração da Coleta -
Senhor nosso Deus, que quiseste que São João Batista fosse o precursor do nascimento e da morte do Vosso Filho, concedei-nos que, assim como ele deu a sua vida pela justiça e pela verdade, também nós saibamos lutar corajosamente pelo testemunho da verdade.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, que É Deus e Convosco Vive e Reina, na Unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. - Amém.
Primeira Leitura - Jeremias 1: 17-19.
Leitura do Livro de Jeremias.
O Senhor dirigiu-me a Palavra:
" E tu cinge-te, de pé, dize-lhes o que Eu te ordeno. Não tenhas medo deles; caso contrário, Eu farei que tenhas medo deles. Eu te converto hoje em praça forte, em coluna de ferro, em muralha de broze, diante de todo pais: diante dos reis, e príncipes de Judá, diante dos sacerdotes e dos donos da terra; Eles lutarão contra ti, mas não te vencerão, porque eu estou contigo para te livrar - Oráculo do Senhor."
Palavra do Senhor.
Graças a Deus.
Salmo 70 (71): 1-2. 3-4. 5-6ab. 15 e 17. (R.15.)
"Minha boca narrará Tua Justiça, todo o dia a Tua Salvação." (Resposta)
Em Ti, Senhor, eu me refugio:
que eu não fracasse para sempre.
Por Tua justiça livra-me e põe-me a salvo,
dá-me ouvidos e salva-me. (R.)
Sê minha rocha hospitaleira, sempre acessível;
pois mandaste salvar-me.
Tu És meu rochedo e minha fortaleça.
Deus meu, livra-me da mão perversa.
do punho criminoso e violento. (R.)
Porque Tu, Senhor, foste minha esperança
e minha confiança, desde a minha juventude.
Logo ao nascer eu me apoiava em Ti,
Tu me tiraste do ventre materno. (R.).
Minha boca narrará Tua Justiça,
e Tua Salvação o dia todo.
Tu me ensinaste, Deus, desde a juventude,
e até hoje eu anuncio Tuas maravilhas. (R.)
Aleluia ! São Mateus 5: 10.
(Refrão) - Aleluia ! (Repete-se).
Felizes os perseguidos por causa da justiça, porque o Reino de Deus lhes pertence. (Refrão).
Evangelho - São Marcos 6: 17-29.
O Senhor esteja conosco.
Ele está no meio de nós.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo São Marcos.
Glória a Vós, Senhor.
Herodes, tinha mandado prender João e o mantinha encarcerado por instigação de Herodíades, a esposa de seu irmão Filipe, com a qual casará. João Batista dizia a Herodes que não te é lícito ter a mulher do próprio irmão. Herodíades tinha rancor dele e queria matá-lo, mas não o conseguia, porque Herodes respeitava João, sabendo que ele era um homem honrado e santo, protegia-o, fazia muitas coisas aconselhado por ele e o ouvia com satisfação. A oportunidade chegou quando, no seu aniversário, Herodes ofereceu um banquete aos seus magnatas, seus comandantes e às grandes personalidades da Galileia. A filha de Herodiades entrou, dançou e agradou a Herodes e aos convidados. O rei disse à jovem:
"Peça-me o que bem quiseres, e te darei". E jurou: "Ainda que me peças a metade do meu reino, eu te darei". Ela saiu e perguntou a mãe: "O que lhe peço?" A mãe lhe respondeu: "A cabeça de João Batista". Ela entrou logo aproximou-se do rei, e lhe pediu: "Quero que me dês imediatamente numa bandeja a cabeça de João Batista".
O rei se entristeceu; mas, por causa do juramento e dos convidados, não quis decepcioná-la. E mandou imediatamente um guarda com ordem de trazer a cabeça de João Batista. Ele foi, degolou-o na prisão, e levou muna bandeja a cabeça e a entregou à jovem, ela entregou à sua mãe.
Os discípulos de João Batista ao tomar conhecimento, foram recolher o corpo e o colocaram num sepulcro.
Palavra da Salvação.
Glória a Vós Senhor.
Oração de oferecimentos.
Recebei, Senhor, estes Dons que lhe apresentamos, e dai-nos a graça de andar pelos caminhos da santidade, que são João Batista proclamou, clamando no deserto, e confirmou com testemunho o Seu Sangue.
Por Cristo nosso Senhor. - Amém.
Antífona da Comunhão - São João 3: 27a. 30.
Disse São João: "É necessário que jesus cresça e eu diminua."
Oração depois da Comunhão.
Ao celebrar o martírio de São João Batista, concedei-nos , Senhor, que veneremos com fé viva os Sacramentos da Salvação que recebemos e nos alegremos com Sua ação em nós.
Por Cristo nosso Senhor. - Amém.