São João Fisher

22 de junho - São João Fisher - (John Fisher)

Nasceu em 1469, em Yorkhire, Inglaterra. Filho de Robert Fisher, rico comerciante, e Agnes. Ficou órfão de pai quando pequeno. Aos 14 anos era um dos estudantes que mais se destacava no Colégio São Miguel. Com 20 aos já era professor neste mesmo colégio. Entrou para a Universidade de Cambridge, com 22 anos tornou-se Doutor em Teologia nesta mesma Universidade, e foi nomeado vice-reitor. Recebeu permissão especial para se tornar sacerdote.

Em 1497 a rainha Margareth, fica viúva pela terceira vez, foi para um mosteiro, escolheu o que São João era como diretor espiritual. A rainha distribui sua fortuna entre várias instituições, e uma grande parte doa para a Universidade de Cambridge.

Em 1504, passou a ser o reitor da universidade, em cargo vitalício. Neste mesmo ano, foi eleito Bispo de Richmond, com 35 anos. Tinha direito de participar da Câmara dos Lordes, foi tutor de príncipe Henrique e nomeado representante da Coroa Inglesa. Mesmo com tantos trabalhos, estudava muito e escrevia livros. Visitava cada uma das suas paróquias, corrigindo os erros e vendo se os sacerdotes estavam cumprindo seus deveres. Claro levava sempre uma palavra de animo. Em um Sínodo na Inglaterra, protestou contra a vaidades e mundanismo do clero, buscavam fama e não a verdadeira santidade.

São João Fisher se opôs a "Reforma Protestante", da doutrina de Martinho Lutero. Escreveu quatro livros a respeito dos erros desta reforma. Estes livro o tornaram famoso no mundo cristão.

Em 1527 opôs-se a rei Henrique VIII, da Inglaterra, que queria divorciar-se de Catarina de Aragão, de quem o bispo, era confessor. O rei, queria casar-se com a amante Ana Bolena. Quando muitos diziam que o divórcio poderia ser feito, o Bispo João Fisher, veio a público e disse que o casamento é indissolúvel.

Então o rei, fez com que o Parlamento inglês o declarasse chefe da Igreja na Inglaterra, em substituição ao Papa da Igreja Católica. O que foi feito. Então o Bispo João Fisher declarou no Parlamento: "Querer substituir o Papa de Roma pelo rei da Inglaterra, como chefe de nossa religião, é como gritar um "morra" à Igreja Católica".

Aí começaram as ameaças, as calúnia, sendo preso por 5 vezes, tentaram envenena-lo, como nada conseguia o rei mandou prende-lo na torre. Mesmo preso, foi nomeado Cardeal, em 17 de maio de 1535, pelo Papa Paulo III. Ao saber o rei disse: "enviaram-lhe o chapéu de Cardeal, mas não o deixarei usar pois vou cotar-lhe a cabeça". E assim o fez. O jugou como traidor, por não aceitar ele o rei, como chefe da Igreja, condenando a morte por decapitação.

A sentença foi comunicada e São João Fisher, que foi executado no dia 22 de junho de 1535, tinha 66 anos. Antes de ser decapitado, ele declarou, "morro por defender a Santa Igreja Católica, fundada por Jesus Cristo, e o sumo pontífice de Roma". Em seguida os carrascos cumpriram a sentença.

Foi Beatificado em, 29 de dezembro de 1886, em Roma, pelo Papa Leão XIII. Foi Canonizado em, 19 e maio de 1935, em Roma, pelo Papa Pio XI. Seu restos mortais encontra-se na Capela Real de São Pedro ad Vincula.

São João Fisher, rogai por nós !