Os Dez Mandamento da Lei de Deus.

São estes os Mandamentos. Vamos detalha-los a seguir.

01 - Amar a Deus sobre todas as coisas.

02 - Não tomar seu Santo Nome em vão.

03 - Guarda domingo e festa de guarda.

04 - Honra pai e mãe.

05 - Não matar.

06 - Não pecar contra a castidade.

07 - Não roubar.

08 - Não levantar falso testemunho.

09 - Não desejar a mulher do próximo.

10 - Não cobiçar as coisas aleias.

   Você sabia, que, quando se peca contra qualquer um dos dez mandamento se comete pecado mortal, e morrendo neste estado vai direto para o inferno?

   Quaresma momento propício para conhecer e meditar os Dez  Mandamentos.

Meditando:

01 - Amar a Deus sobre todas as coisas.

   Amar a Deus sobre todas as coisas, é, amar até sobre nossos desejos, sobre nossas vontade, em primeiro lugar tem que estar sempre Deus. Depois, temos que nos amar e em seguida, amar o próximo como a nós mesmo.

  Deus nos amou primeiro, e nos criou, logo devemos retribuir este amor, pois se Deus não nos tivéssemos amado não teria nos feito. Se O amarmos acima de tudo e todos, teremos Dele um amor recíproco, Tão grande que nem temos como imaginar.

   Amar a Deus, significa, rejeitar tudo que nos afasta Dele: Idolatrias, superstições, vida mundana, heresia, todo e qualquer tipo de pecado.

02 - Não tomar seu Santo Nome em vão.

   Muitos usam o Nome de Deus, como um amuleto, falam ás vezes, por falar, fazem qualquer tipo de promessa em Seu Nome, e que na maioria das vezes não  cumprem. Juram em falso.

   Disse Jesus em São Mateus (5: 34), "Pois, vos digo: não jureis de modo algum ... ".

   Fala Seu Nome em conversar mundanas e maliciosas é pecado mortal.

   Respeitar ao Nome de Deus é respeitar o próprio Deus.

03 - Guardar Domingos e Festas de Guarda.

   Deus quando criou o mundo, criou em seis dias e no sétimo descansou. Aqui vemos que até Deus quis um dia de descanso e de sossego. Jesus, mesmo sendo Deus, tinha seus momentos de descanso e oração.

   Jesus, na última Ceia, instituiu a Eucaristia. Assim nos diz São Paulo em I Coríntios 11: 23-25); "Pois eu recebi do Senhor Jesus o que vos transmitir. O Senhor, na última noite, em que era entregue, tomou o pão, dando Graças e o partiu, e disse: 'Isto é o Meu Corpo, que se entregará por vós. Fazei isto em memória de mim'. Da mesma forma, depois de cear, tomou a taça, e disse. 'Esta taça é a nova Aliança selada com o Meu Sangue. Fazei isto cada vez que a bebeis, em memória de Mim'."

  Vemos aí, a importância de participarmos na Santa Missa. Por isto a Igreja, nos deu como obrigação, participar da Eucaristia ao domingo e dias de Festa de Guarda.

  Esta obrigação, foi transmitida em muitas aparições de Nossa Senhora em La Salete.

  Só se pode faltar a Missa aos domingos por motivos justificado.

04 - Honrar pai e mãe.

   Vemos no Primeiro Mandamento, Amar da Deus sobre todas as coisa, pois Ele nos criou. No Quarto, honrar pai e mãe, vem de encontro ao primeiro, pois afinal foi através dos pais, que nos nascemos, foi eles que com a benção de Deus nos deram a vida.

   Assim, mesmo que um pai ou uma mãe, faça algo que não conduz com um comportamento correto em relação ao filho, o filho, pode até discordar, mas isto não os dá direito de desonra-los.

   Não honra seu pai é sua mãe é um pecado grave, até mesmo falar mal deles, é um pegado grave.

05 - Não Matar.

   Aqui incluímos, qualquer tipo de morte, seja por: assassinato, aborto (inclui aqui os que colaboram direta ou indiretamente), por maus tratos, por eutanásia, por suicídio. A vida é um Dom de Deus, Ele nos deu a vida e somente Ele, pode tira-la.

   Existe também os que de uma certa forma se matam, abusando da comida, da bebida, do cigarro, da negligência ao dirigir, dos medicamentos. Todos estes, serão julgados pelo Quinto Mandamento.

  Na I Carta de São João 3,15, Ele nos diz "Quem odeia o seu irmão é homicida; e sabeis que nenhum homicida conserva dentro de si vida eterna".

06 - Não pecar contra a Castidade.

   São os pecados da luxúria, dos prazeres da carne, dos prazeres sexuais, da pornografia, da prostituição e masturbação, além de outros.

   Quando se provoca o outro a pecar sexualmente, através de um exibicionismos do corpo, desta forma, a pessoa comete um pecado grave, pois, mesmo não tendo feito propriamente o pecado, porem, provocou o pecado no próximo.

07 - Não roubar.

   Aqui abrange uma quantidade muito grande de roubos, não importa se o roubo é um palito de fósforo, ou um cofre de dinheiro, todos os dois são pecados grave.

   Temos também, os que "passam a perna no irmão" para conseguir seus objetivos, que é também um roubo. Um pecado grave.

   Qualquer coisa que pegamos do próximo, seja bens materiais, oportunidade de emprego e outros, que sabemos que só o conseguimos através de roubo, de trapaça, até cortar uma fila de banco, tudo é roubo e pecado grave.

08 - Não levantar falso testemunho.

   Levantar falso testemunho, não se restringe e falar mentira do próximo, mas também sair espalhando o erro do próximo, sabendo que isto nada irá contribuir para a pessoa para quem contamos o ocorrido, mas só serve para denegri a imagem de quem cometeu o erro, e que, talvez já atenha ate se arrependido do que fez.

   Quando se calunia e fala mal do próximo, isto abala a Aliança com Deus.

09 - Não desejar a mulher do próximo.

   Aqui, vale tanto para o homem como para mulher, ou seja não desejar a mulher do próximo, nem o marido da próxima.

   Este Mandamento é muito bem explicado por Jesus no Evangelho de São Mateus 5, 27-28 disse Jesus: "Ouvires que foi dito: Não cometerás adultério. Pois, Eu, vos digo: todo aquele que olha para uma mulher desejo-a, já cometeu adultério com ela em seu coração".

10 - Não cobiçar as coisas alheias.

   Vejamos, olhar para um carro bonito, um casa bonita, em admiração não é pecado, o pecado consiste em querer o que o outro tem, seja de bens materiais ou pessoais, que neste Mandamento tem relação também com o Nono concupiscência da carne. Tem também relação  com o Sétimo não roubar. Tem haver também com o quinto mandamento, não matar, pois muitos matam para se apoderar do que é do outro.

A cobiça, vem da intenção do coração, de possuir o que o outro tem.


Evite sempre cometer qualquer pecado, mas, se cair e pecar, corra e vai se confessar com o Padre na Igreja, pois o Sacramento da Confissão enfraquece o ato vicioso de pecar. Confesse-se quantas vezes for necessário, porém, com sinceridade e com firme propósito de não mais pecar.