Santa Cristiana - Santa Nina - 15 de dezembro

Nasceu no Século IV, na Capadócia, hoje Turquia. Seu nome Nuné ou Nina. Foi capturada pelos bárbaros que invadiram o extremo Oriente do império romano. Foi levada para a Geórgia. Muito jovem ser escrava do palácio real. Como demonstrava sua fé em Jesus Cristo, era muito alegre e tinha muito esperança. Pela alegria que transmitia, passaram a lhe chamar em vez de Nuné (Nina), de Cristiana, que significa "a serva cristã".

Certa vez, a Santa Cristiana foi procurada por uma senhora, que estava com o filho quase morrendo. Esta senhora pediu a Santa, que rezasse a seu Deus, para Ele curar seu filho. Ela foi a ate a casa da senhora, ajoelhou-se ao lado da cama do menino, rezou por ele com grande fé. Em seguida o menino, abriu os olhos, deu um sorriso e se levantou, já estava curado. Todos que ali estavam ficaram admirados. A notícia se espalhou, e todos começaram a procurar a Santa para ela falar sobre o seu Deus. Com isto ela começou a evangelizar e a converter muitos pagãos. As curas continuaram, e mesmo sando escrava, passou a evangelizar o povo da região.

A rainha local, Nana, estava muito doente e nenhum médico conseguia curá-la. Alguém sugeriu que chamasse a escrava Cristiana. A rainha, chama-a, Cristiana humilde e escrava, foi ao palácio do rei. Rezou e a rainha se curou. Todos na corte quiseram conhecer, o Deus a quem a Santa rezava com tanta fé.

O rei Mirian, viu a cura de sua esposa. Quando ele saiu com amigos para caçar, ficaram presos na mata por causa da tempestade. A situação era assustadora, com pedra rolando, árvores pegando fogo por causa dos raios, muitos de seus amigos ficaram feridos. Começaram a rezar, por seus deuses, mas a tempestade só piorava. Ai, o rei lembrou-se da cura de sua mulher, logo rezou ao Deus da Santa Cristiana. Neste momento viram um clarão no céu, e a tempestade parou imediatamente, retornando todos com segurança. O rei começou a ter fé no Deus da Santa.

Então o rei pede para a Santa Cristiana, lhe falasse todo sobre sua fé, seu Deus. O rei foi evangelizado se convertendo ao catolicismo. Deu liberdade para a Santa Cristiana, mas lhe pediu para ficar na corte, evangelizando. A Santa pede ao rei, que fale com o imperador Constantino para enviar um bispo para aquela região. A rei mandou também construir uma igreja, sobre a orientação de Santa Cristina.

O Bispo chegou a Geórgia e com ele vieram vários padres. Eles não tiveram dificuldade, pois Santa Cristiana já tinha começado a evangelização. Assim, toda a nação, a começar pelo rei e a rainha, foram batizados e aderiram a Fé Cristã.

O rei Mirian, orientado pelo Bispo, construiu o Mosteiro Samtavro, ao lado da Igreja. Onde o casal real foram sepultados, anos mais tarde.

Santa Cristiana, viveu no mosteiro até o dia de sua morte, em 330. Passou a ser venerada, como a Santa Padroeira da Geórgia. Seu restos mortais estão na Catedral de Mitiskreta, antiga capital do país.

Sua festa é comemorada em 15 de dezembro na Igreja Católica Apostólica Romana, e 14 de janeiro no Oriente.

Santa Cristiana - Santa Nina, rogai por nós!