Liturgia - 29/06/2024 - Sábado - Solenidade de São Pedro e São Paulo, Apóstolos - Cor vermelho - Missa própria - Gloria, Credo.
Proibido a Missa de defuntos, exeto exéquias.
Santos do dia - São Pedro e São Paulo.
A Palavra de Deus Alimenta a nossa Fé.
Hoje, a Igreja Celebra, São Pedro e São Paulo e neste sentido a Liturgia é voltada a estes dois Pilar da Igreja Católica.
São Pedro e São Paulo, roguem a Deus pela Igreja de Cristo!
A Primeira Leitura, tirada dos Atos dos Apóstolos, vemos o Poder do Nome de Jesus, e a humildade de São Pedro, Nosso Primeiro Papa, que, junto com São João, ao irem rezar, no Templo, encontraram na porta um aleijado; que ao vê-los, pediu uma esmola, São Pedro lhe diz: olhe para nós! Olhando-os esperava receber a esmola, mas, São Pedro lhe disse; ouro e prata não tenho. O que tenho, porém, isto te dou: Em Nome de Jesus Cristo, o Nazareno, anda! E tomando pela mão, ergueu-o. No mesmo instante o aleijado pôs-se a andar e Louvar a Deus, e todo povo louvava também.
Vinde Espírito Santo, ajudar TODOS os Batizados a confiar no Nome de Jesus e serem Humildes, a Exemplo de São Pedro!
Com o Salmo podemos dizer: Sua mensagem atinge toda a terra!
Na Carta aos Gálatas, São Paulo diz que, o Evangelho que ele Anuncia não aprendeu dos homens mas, foi o Próprio Jesus que o Revelou, pois, antes ele perseguia, violentamente, a Igreja de Deus, pensando que era a vontade de Deus… Mas, Deus o separou, desde o seio de sua mãe, para Evangelizar os gentios, isto é; nós!… Tudo que São Paulo escreveu deu Testemunha diante de Deus; é verdade, porque Não mente!
Vinde Espírito Santo, ajudar Todos os Batizados a, seguirem o exemplo, do Amor, da Obediência e da Fidelidade dos Primeiros Apóstolos, em especial hoje; São Pedro e São Paulo.
No Evangelho, após morte e Ressurreição de Jesus, Ele apareceu por diversas vezes aos Discípulos, e hoje a margem do lago de Tiberíades depois de comer, Jesus pergunta a São Pedro por três vezes se ele O Ama, e São Pedro responde que sim, que O Ama, e por três vezes Jesus pede a São Pedro que apascente seus cordeiro e, em seguida Jesus diz a São Pedro que chegará o dia em que sua vida não será mais como ele era quando jovem, que faziam e ia onde queria, Jesus diz a São Pedro que, o conduzirão aonde ele não gostaria de ir. Jesus estava falando a São Pedro que ele ia, Glorificar a Deus morrendo Martirizado.
Vinde Espírito Santo, iluminar Todos os Batizados para que, a Exemplo dos Discípulos de Jesus, sejamos Obedientes e Fieis a Deus.
Vinde Espírito Santo, iluminar, Encorajar, Reunir e Fortalecer os Fiéis de Jesus em Sua Igreja Una Santa Católica Apostólica Romana.
Vinde Espírito Santo, Converter os hereges à Verdade da Igreja de Jesus. Amém!
Te Agradecemos Jesus, por Seus Discípulos que incansavelmente Evangelizaram mundo afora. Hoje em especial, Te Agradecemos pelas vidas de São Pedro e São Paulo!
Te Agradecemos Jesus por TODOS que hoje seguem os Exemplos desses dois maravilhosos Pilar da Igreja Católica; no serviço a Igreja, na Humildade, Obediência e Fidelidade.
Somos Gratos a Ti Senhor pelo Vosso Imenso Amor para com todos nós. Amém!
São Pedro e São Paulo, roguem pela Igreja de Jesus, roguem pelo Papa Francisco para que continue a apascentar os cordeiros de Jesus, na Obediência, Fidelidade e Humildade.
São Pedro e São Paulo, roguem a Deus por Todos nós, Amém!
Antífona de Entrada.
São Pedro o primeiro Papa e Paulo, Apóstolos que ensinaram-nos a Vossa Lei, Senhor.
Reza-se o Glória.
Oração da Coleta.
Senhor nosso Deus, que, por meio dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo, comunicastes a Vossa Igreja os primeiros ensinamentos da Fé, concedei-nos, por suas intercessão, o auxílio necessário para que cheguemos a Salvação Eterna.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, que É Deus e Convosco Vive e Reina, na Unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. - Amém.
Primeira Leitura - Atos dos Apóstolos 3: 1-10.
Leitura dos Atos dos Apóstolos.
Pedro e João subiam ao Templo para a Oração das três da tarde. Um homem paralítico de nascimento costumava ser transportado diariamente e colocado à porta do Templo chamada Formosa, para que pedisse esmola aos que entravam no Templo. Ao ver Pedro e João entrando no Templo, pediu-lhes esmola. Pedro, acompanhado de João, olhou-o fixamente e lhe disse:
"Olha para nós !"
Ele os observava, esperando receber deles alguma coisa. Pedro porém lhe disse: "Prata e ouro não tenho, mas o que tenho te dou: em Nome de Jesus Cristo, o Nazareno, pôs-te a andar".
Pegou-o pela mão direita e o levantou. No mesmo instante, pés e tornozelos se robusteceram, ergue-se de um salto, pôs-se a andar, e entrou com eles no Templo, andando, soltando e louvando a Deus. Todo o povo o viu caminhando e louvando a Deus. E, ao reconhecer que era aquele que pedia esmola sentado à porta Formosa do Templo, encheram-se de assombro e espanto diante do acontecido.
Palavra do Senhor.
Graças a Deus.
Salmo - 18 (19): 2-3. 4-5. (R. 5a.).
"Sua Mensagem atinge toda a terra !" (Resposta).
Os Céus proclamam a Glória de Deus,
o firmamento apregoa a atividade de Suas mãos.
Um dia passa a mensagem a outro dia,
uma noite a transmite a outra noite. (R.).
Sem falar, sem pronunciar,
sem que se ouça a Sua voz,
a Sua Mensagem atinge toda a terra,
a Sua Palavra chega aos confins do mundo. (R.).
Segunda leitura - Gálatas 1: 11-20.
Leitura da Carta de São Paulo aos Gálatas.
Eu, Paulo, vos faço saber, irmãos, que o Evangelho que vos anunciei não é de origem humana; pois eu não O recebi nem aprendi de um homem, mas Jesus Cristo o revelou a mim. Ouviste falar de minha precedente conduta no judaísmo: eu perseguia violentamente a Igreja de Deus, tentando destruí-la; no judaísmo eu superava todos os meus patrícios de minha geração, em meu fervoroso zelo pelas tradições de meus antepassados. Mas, quando Aquele que me separou ainda no ventre materno e me chamou por puro favor, teve por bem revelar-me Seu Filho, para que eu o anunciasse aos pagãos, imediatamente, ao invés de consultar homem algum ou de subir a Jerusalém para visitar os Apóstolos mais antigos que eu, retirei-me para a Arábia e depois voltei a Damasco. Passados três anos, subi a Jerusalém para conhecer Cefas (Pedro), e fiquei quinze dias com ele. Dos outros Apóstolos não vi senão Tiago, o parente do Senhor. Isso que vos escrevo conste diante de Deus que não minto.
Palavra do Senhor.
Graças a Deus.
Aleluia - São João 21: 17b.
(Refrão) - Aleluia ! - (Repete-se).
"Senhor, Tu sabes tudo, Tu sabes que Te Amo !" (Refrão).
Evangelho - São João 21: 15-19.
O Senhor Esteja convosco.
Ele Está no meio de nós.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo São João.
Glória a Vós Senhor.
(Na terceira aparição de Jesus já Ressuscitado aos Discípulo, junto ao Mar de Tiberíades.)
Quando terminaram de comer, Jesus diz a Simão Pedro:
"Simão de João, tu Me amas mais que estes?"
Respondeu-lhe Pedro: "Sim, Senhor, Tu sabes que Te amo."
Diz-lhe, Jesus: "Apascenta Meus cordeiros."
Jesus, perguntou-lhe pela segunda vez: "Simão de João, tu me amas?"
Respondeu-lhe, Pedro: "Sim, Senhor, Tu sabes que TE amo."
Diz-lhe, Jesus: "Apascenta Minhas ovelhas".
Pela terceira vez, Jesus, lhe pergunta: "Simão de João, tu Me amas ?"
Pedro se entristeceu por Jesus lhe perguntar pela terceira vez se O amava, e lhe disse: "Senhor, Tu sabes tudo, Tu sabes que Te amo."
Diz-lhe, Jesus: "Apascenta Minhas ovelhas. Eu te asseguro: quando eras jovem tu mesmo te cingia e ias aonde querias; quando ficares velho, estenderás as mãos, outro te cingirá e te levará aonde não queres".
(Jesus, dizia-lhe isso indicando com que morte haveria de glorificar a Deus.) Dito isso , Jesus acrescentou: "Segue-me !"
Palavra da Salvação.
Glória a Vós Senhor.
Reza-se o Credo.
Oração de Oferecimento.
Ao celebrarmos com alegria, Senhor, a solenidade dos Santos Apóstolos, Pedro e Paulo, apresentamos as nossas oferta no Vosso Altar e, reconhecendo a pobreza dos nossos méritos, esperamos da Vossa Bondade a alegria da Salvação.
Por Cristo nosso Senhor. - Amém.
Antífona da Comunhão. São João 21: 15. 17.
Jesus disse a Pedro: "Simão de João, tu me amas mais que estes"
Pedro respondeu: "Senhor, Tu sabes tudo, Tu sabes que Te Amo.
Oração depois da Comunhão.
Estes Sacramentos Celestes fortaleçam, Senhor, os Vossos fiéis, que iluminastes com os ensinamentos dos Apóstolos.
Por Cristo nosso Senhor.
Preferencialmente de faz a Benção Solene.