São Félix de Cantalício

Dia 18 de maio - São Félix de Cantalício

Nasceu em 18 de maio de 1515, Cantalício, Itália, Filho de camponeses, trabalhou como pastor e lavrador, aos 27 anos foi para o Convento dos Capuchinhos em Roma, como irmão. Em 1545, fez seus votos religiosos no Convento de Monte São João. Nos primeiros anos ficou entre o Convento de Tívoli e o de Palanzano de Viterbo. Foi para o Convento de São Boaventura em Roma, em 1547, ficando lá ate o resto de sua vida. Lá tinha a função de ir as ruas pedir ajuda para o convento (esmolar). Trajava um hábito velho, um rosário nas mãos e um saco às costa. Sempre agradecia, Graças a Deus (Deo gratias), O que recebeu o apelido de Frei Deogratias.

Era amigo do Santos Felipe Néri, São Carlos Borromeu e Papa Sisto V, que ele disse quando jovem, que ele seria Papa.

Cardeal Carlos Borromeu. Pediu-lhe este um conselho para transmitir a seus sacerdotes, a fim de progredirem na virtude. Frei Félix respondeu: "Que cada sacerdote se preocupe em celebrar muito bem a Missa e em rezar muito devotamente os salmos que têm que rezar cada dia, no Ofício Divino"

São Félix, passava as noites em oração, chegava por vezes a entrar em êxtase. Num desses momento, teve a visão, com a Nossa Senhora, com Menino Jesus em seus braços e o entregava para segura-Lo.

Dizia: "Lembrai-vos que sois minha Mãe. E eu sou sempre um pobre menino, e os meninos não podem andar sem a ajuda da mãe. Não me solteis jamais de vossas mãos".

Quando idoso um cardeal que lhe perguntou, por que já não estava um merecido descanso, frei Felix respondeu: "O soldado morre com as armas na mão e o burro com o peso do fardo. Não permita Deus que eu dê repouso ao meu corpo, que outro fim não tem senão sofrer e trabalhar".

Um dia Frei Félix encontrou-se na rua com o Papa Sisto V, que lhe pediu um pedaço de pão ganho de esmola, mas que pegasse sem escolher. O Capuchinho enfiou a mão no alforje e tirou um pão preto, e seco, que deu ao Papa, sorrindo disse: "Ainda bem, Santo Padre, que Vossa Santidade também já foi monge!".

Morreu dia 18 de maio de 1587 em Roma. Seu corpo repousa na Igreja da Imaculada Conceição, em Roma. Quando em vida intercedera por muitos milagres e cura, que em seu enterro teve uma multidão de pessoas, que logo após sua morte o Papa Sisto V, iniciou o processo de beatificação. Foi beatificado em 1625 pelo Papa Urbano VIII. Em 1712 foi canonizado pelo Papa Clemente XI.

São Félix de Cantalício, rogai por nós!

São Félix de Cantalício