São João Câncio - 23 de dezembro -

Nasceu em 23 de junho de 1390, em Kenty, Cracóvia, na Polônia, onde sempre viveu. Muito inteligente, tendo atingido, no estudo o grau de doutorado e mestrado. Após isto, tornou-se sacerdote. Foi professor de Filosofia e Teologia na Universidade de Cracóvia. Se empenhou em transmitir, na Universidade além do conhecimento a Fé. Assim dizia: "Não à luz de uma ciência fria e anônima, mas como irradiação da ciência suprema que tem sua fonte em Deus". Foi educador de príncipe e do rei da Polônia, sendo chamado de "Pai da Pátria".

Foi Vigário na Paróquia de Olkusz. Era coerente em suas homilias. Empenhava em levar o povo ao caminho da santidade. O Padre João Câncio, praticava jejuns e penitência, toda semana. Era uma pessoas alegre, e com esta alegria, evangelizava com amor. Por estar pregando a fé em Jesus Cristo, recebia muitos insultos, sem um argumento lógico, isto colocava sua paciência e humildade, à prova. Quando insultado só respondia: "Graças a Deus".

Como, educava os príncipes na casa real polonesa, era sempre convidado para banquetes na corte. Certa vez, suas vestimentas era tão simples, que um dos criado o expulsou do palácio. Saiu calmamente, trocou de roupa, e participou do banquete.

Era de muita oração, após lecionar, ia para a Igreja, fazer suas orações, e Adorar a Jesus Eucarístico. Seu lema de vida, "Mais para o alto".

São João Câncio, fez várias peregrinações aos túmulos dos mártires em Roma. Também visitou os lugares santos de Israel. Numa de suas peregrinações, foi vítima de assalto. Os ladrões exigiram que entregasse tudo que tinha, ele assim o fez. Lhe perguntaram se o Padre estava escondendo alguma coisa, ele disse que não. Quando os ladrões estava saindo, lembrou-se que tinha algumas moedas no forro de seu manto. Foi até os ladrões, e entregou as moeda, lhes pedindo desculpa por ter esquecido daquelas moedas.

São João Câncio, propõe, aos que querem ser e fazer, discípulos para Jesus, uma vida de coerência, sem fingimentos e hipocrisias, onde as palavras e as ações, estejam em harmonia. Falar e fazer aquilo que se prega.

Quando sentiu, que estava se aproximando do momento de sua morte, São João Câncio, distribuiu o pouco que tinha de seus bens, com os pobres. Morreu em 1473, na véspera do Natal.

Foi canonizado pelo Pala Clemente II, em 1767. Em 1979 o Papa João Paulo II, em visita à Polônia, consagrou uma linda capela em homenagem a São João Câncio, na Igreja de São Floriano. Foi declarado padroeiro da Polônia.

São João Câncio, rogai por nós!