Santo Ulrico

04 de julho - Santo Ulrico de Augsburgo

Nasceu em 890. Em Kyburg, Zurique, Suíça. Filho do conde Hucpald e Thebirga, parente de duque e da família do Imperador Otto. Nasceu muito doente. Mas conforme crescia, se tornou um jovem forte e com muita saúde. Foi enviado para a escola de St. Call. Era um excelente estudante

Foi a primeira pessoa a ser oficialmente elevado à honra dos alteres, Santo Ulrico, Bispo de Ausburgo, na atual Baviera, Alemanha, foi o primeiro a ser Canonizado em 993. Antes, muitos eram declarado santos, mas pela devoção popular, e o povo fazia, ou tentava fazer santos, seus próprio, familiares ou de sua cidade. Isto não significa, que não tenha havido santos na Igreja antes disso. Houve sim, mas não passaram por um processo formal, segundo regras definida pela Santa Sé. Isto foi feito para se evitar abusos.

Imaginemos, hoje no Brasil, muitos iriam tentar levar ao altar, pessoas que foram nitidamente contra a Doutrina da Igreja, pessoas que notoriamente praticantes de seitas, que não viviam o que a Santa Igreja e o Evangelho, pregam, como norma de conduta, preestabelecida desde os Apóstolos. Por isto a Igreja estabeleceu os critérios necessários de se declarar uma pessoa Santa. Deste então foi se aperfeiçoando, até chegarmos aos moldes do dia de hoje.

Vamos a história de Santo Ulrico: Quando o eremita Wiborada, que morava próximo de St. Call, e visitava com frequência Ulrico disse a ele. "Você se tornará Bispo". Profecia que se cumpriu.

Quando Ulrico, terminou os estudos, retornou para sua casa, e começou a ajudar seu tio Aldalberto, bispo de Augsburg. O qual, havia o havia ordenado padre em 28 de dezembro de 923. Quando seu tio morreu Padre Ulrico foi a Roma e comunicou a morte de seu tio. Calculava, que ele seria seu sucessor, mas o Papa já nomeará outro bispo. Neste meio tempo seu pai morreu. Quinze anos depois morreu o Bispo que fora nomeado em lugar de seu tio. Aí o Papa, o nomeou, Bispo de Augsburg.

Viveu num tempo não muito favorável, porque, pouco antes os húngaros, estavam invadindo cidade e povoados, matando seus habitantes e levando outros como escravos. Os que escapavam ficavam desolados. Assim o Bispo se colocava a trabalhar na reconstrução das cidades. Era um exemplo, de trabalho e oração, um verdadeiro Bispo como se deve ser.

Em 955, ouve nova invasão dos húngaros, saqueando o pais, e destruindo Igrejas e Mosteiros e matando pessoas. Desta vez, alcançaram a cidade de Augsburg. São Ulrico reuniu um esquadrão de cavaleiros e soldados e lutaram contra eles, até a chegado do exército imperial de Oto I da Alemanha, que em 10 de agosto de 955, aniquilaram os invasores, que nunca mais, ouve tentativa de invasão na região.

Santo Ulrico, bispo, construiu igrejas, capelas, visitava as paróquia, trabalhava com doentes nos hospitais. Trouxe as relíquias de santos, de Roma, para os santuários que ele construiu.

Após 48 anos de bispado, com a saúde debilitada, renunciou o cargo de sua Diocese a favor de seu sobrinho, uma atitude que teve a aprovação do Imperador Otto, mas o Sínodo de Ingelheim não o aceitou como canônico. Acusaram o bispo de tentar favorecer seu sobrinho. Santo Ulrico pediu desculpas públicas e foi fazer penitências, foi perdoado. Mas a mensagem de seu perdão só aconteceu quando ela já se encontrava próximo de sua morte.

As calúnias contra Santo Ulrico, foram feitas em uma carta, que diziam ser ele contra o celibato dos padres e queriam "casa-lo" do cargo de Bispo e Sacerdote. Mas especialista do Clero provaram ser tudo mentira, pois Santo Ulrico, bispo, disciplinava a si próprio e ao seu clero na questão do celibato.

Suas relíquias estão no Santuário da igreja de Santa Afra. Dizem que a terra próxima a túmulo repelem ratos, que por vários anos foram levadas para este fim.

Santo Ulrico e invocado contra tonteiras e tombos em geral. É padroeiro, junto com São José, de uma boa morte ! A mulher grávida que o invocar, terá um parto fácil, sendo assim padroeiro de um parto sem problemas.

Conta-se que certa vez, um pedinte lhe pediu algo, ele lhe deu uma perna de um ganso, pedindo que guardasse até o dia seguinte, (Sexta Feira da Paixão), e a perna de ganso seca, no outro dia se transformará em um grande e saboroso peixe.

Santo Ulrico o primeiro Santo a ser Canonizado. Morreu em 4 de julho de 973 em Augsburgo. Foi Canonizado em 4 de julho de 993, pelo Papa João XV.

Santo Ulrico, rogai por nós !