Santo Eulógio

11 de março - Santo Eulógio

Nasceu em 819 em Córdoba, Espanha. De família nobre, proprietária de muitas terras em Córdoba. O Santo e seus cincos irmãos receberam uma educação nobre. O seu irmão José, o caçula, tinha uma boa posição no palácio de Abderramão II; Seus irmãos Álvaro e Isidoro, eram grandes comerciantes. Sua irmã Niola acompanhou a mãe e a outra irmã Anulona foi educada desde cedo num mosteiro, onde ficou como religiosa.

São Eulógio, estudou no Mosteiro de São Zóilo, após terminar estudos foi viver com a família, ajudar a tomar conta dos negocio da mãe. Aproveitou para estudar com o abade Speraindeo, grande escritor da época. Tinha como colega de estudo Paulo Álvaro, estudavam ciências sagradas e profana, estudavam tudo que tinham acesso. Seu amigo se casou, já São Eulógio foi seguir a carreira eclesiástica. Foi ordenado sacerdote pelo Bispo Recafredo de Córdoba.

Em 848, foi visitar os mosteiros no norte da Ibéria, entre eles o de São Zacarias, onde recebeu os textos de Santo Agostinho de Hipona, Horácio, Juvenal e Virgílio, e os trouxe para Córdoba.

Assim falava o amigo Paulo Álvaro sobre o santo: "deste a infância a leitura das Escrituras o amadurecia na prática da virtude, ele alcançou rapidamente a perfeição, superando em conhecimento todos os seus contemporâneos, tornando-se professor até de seu mestres. Maduro na inteligência e uma criança no corpo, ele excedeu a todos na ciência mais do que eles o excederam na idade. De bela aparência, honesto e honrado, ele brilhou por sua eloquência e, ainda mais, por suas obras. Que livros escaparam de sua avidez pela leitura ? Que obra de autores católicos, de heréticos e gentios, principalmente filósofos ? Leu todos os livros. Sua humildade era, ainda assim, espantosa ele prontamente cedia ao julgamento de outro menos instruídos do que ele".

Sua humildade brilhou em duas ocasiões. Uma foi em sua infância, ele decidiu fazer uma peregrinação a pé até Roma. Tinha, grande devoção ao Túmulo de São Pedro, aconselhado por uma amigo, abandonou o projeto de ir a pé. Depois em 850, quando decidiu evitar rezar a Santa Missa por um tempo para poder defender a causa dos mártires. Porém, aconselhado por seu bispo, reviu esta posição.

O primeiro relato do Corão em outra língua que não o árabe é atribuído a Santo Eulógio. Ele encorajava as pessoas ao martírio, como forma de reforçar a fé, como nos tempo dos primeiros Cristãos.

Em 858, uma jovem da família Moura, chamada Leocrícia, que queria se manter virgem, se dedicando a Deus, pois se convertera ao cristianismo, procurou a proteção de São Eulógio contra seus pais, que não aceitavam a situação. O Santo a escondeu por uns tempo, mas acabou sendo descoberto e foi condenado à morte.

Morreu decapitado em 11 de março de 859 e Santa Leocrícia foi decapitada quatro dias depois em 15 de março de 859. Santo Eulógio foi enterrado na Catedral de São Salvador, em Oviedo.

Santo Eulógio, rogai por nós !