Princesa Santa Joana

Dia 12 de maio - Princesa Santa Joana

Nasceu em 06 de fevereiro de 1452, em Portugal, morreu em 12 de maio de 1490 com 38 anos. Filha do rei Afonso V e Isabel de Avis.

Santa Joana Princesa, foi beatificada em 1693, pelo Papa Inocêncio XII. O Papa Paulo VI em 05 de janeiro de 1965, declaro-a protetora da cidade de Aveiro, Portugal.

Após recusar várias propostas de casamento, Santa Joana, foi para o Convento Dominicano de Jesus, em Aveiro, em 1475. Ainda assim, teve várias vezes que deixar o convento e voltar à corte.

Santa Joana, não chegou a professar os votos de Freira Dominicana, por ser princesa e herdeira do trono. Mas viveu a maior parte de sua vida no Convento de Jesus de Aveiro, até sua morte, seguindo em tudo a regra de vida e estilo das monjas.

Foi a primeira em Portugal a receber o título de princesa. Seu Nome Joana, foi pela devoção de sua mãe a São João Evangelista. Deste criança era muito religiosa. Sua mãe faleceu quando ela tinha 15 anos. A princesa era admirada por sua vida religiosa e suas virtudes. Sempre participava da festas da corte, com muita alegria, mas não deixava de fazer, jejum e orações, era muito caridosa, com esmolas e ajudas aos necessitados. Seu maior desejo, consagra-se a Deus.

Em 1471, quando seu pai, D. Afonso V, voltava de uma "viagem", esperou por ele, ricamente vestida e adornada com as melhores joias, beijo lhe reverentemente a mão, então declarou sua vontade de ser religiosa e entrar no claustro.

Primeiro foi para o mosteiro de Odivelas, mas depois, em 1472, resolveu ir para o Convento de Jesus de Aveiro da Ordem de São Domingos. Em 25 de janeiro de 1475 vestiu o hábito, mas nem a doença, ne a insistência de seu pai a fizeram largar de seus propósitos.

Mas por falta de sucessor, da coroa de Portugal, sendo somente ela e seu irmão, não permitiram que Santa Joana, fizesse seus fotos perpétuos, ficando no convento como secular.

Em 1479, uma peste atingiu Aveiro, a Santa princesa, foi para a vila de Avis, e depois a Abrantes, retornando 11 meses, depois com o fim da peste.

Em 1481, o rei, seu pai morreu, sendo aclamado seu irmão D. João II, como rei. Então neste mesmo ano Santa Joana fez seus votos. Continuo como religiosa ate sua morte. Foi sepultado no coro, onde em 1577 D. Ana, duquesa de Caminha, mandou fazer um túmulo de ébano, marchetado de bronze dourado.

Pelas suas virtudes o povo já a considerava santa. Em 1626, começaram o empenho para sua beatificação. Ao abrir seu túmulo, encontraram o corpo, intacto, como se tivesse sido enterrado naquela hora.

Foi beatificada, em 04 de abril de 1693, pelo Papa Inocêncio XII.

O Papa Paulo VI, em 05 de janeiro de 1965, declarou-a padroeira da cidade de Aveiro.

Santa Joana princesa, Rogai por nós.

Princesa Santa Joana