Liturgia - 28/06/2024 - Sexta-feira - Missa de Memória, Santo Irineu, Bispo, Mártir e doutor da Igreja - Cor vermelho.
Santo do dia - São Leão II, Papa.
Hoje: Nossa Senhora das Três Mãos.
A Palavra de Deus Alimenta a nossa Fé.
Jesus, cura nossas feridas !
Brevíssimo resumo da leitura de ontem.
Após o rei de Jerusalém junto com as pessoas importantes da cidade serem levados presos pelo rei Nabucodonosor para cidade da Babilônia e, constituir seu tio rei, sobre o restante do povo pobre da cidade de Jerusalém, hoje, a leitura nos conta que, Sedecias se revoltou contra seu sobrinho, o rei da Babilônia, e o rei Nabucodonosor acampou em volta da toda Cidade de Jerusalém, de modo que, ninguém saia e nem entrava na cidade.
Quando a fome se agravou na cidade, os habitantes abriram um buraco na muralha da cidade para escaparem durante a noite. Porém os guerreiros do exército dos caldeus perseguiu-os e os soldados, ele dispersaram-se, e o rei foi pego pelos caldeus e levado ao rei Nabucodonosor, Sedecias foi julgado e seus filhos foram degolados na sua presença.
Nabuzardã, comandante da guarda de Nabucodonosor entrou na Cidade de Jerusalém e incendiou o Templo de Deus, o palácio do rei e todas as casas de Jerusalém e as muralhas que rodeiam a Cidade de Jerusalém foram destruídas.
Quanto ao povo que Sedecias reinava sobre eles; alguns foram exilados, isto é, presos e levados para Babilônia. O povo pobre da Cidade o comandante da guarda de Nabucodonosor os deixou para serem viticultores e agricultores.
Não muito diferente ainda hoje, o povo de Deus, segue sua história, ora pecando, ora se arrependendo… e muitas vezes recebemos a Bênçãos da oportunidade da Conversão.
Nossa geração é Abençoe, pois temos toda história dos Primeiros povos, com seus erros e acertos, com correção e Bênçãos escritas na Bíblia para nos ajudar a escolhermos que vida queremos viver agora e, em que Eternidade queremos passar.
Vinde Espírito Santo, ajudar TODOS os Batizados, a de Verdade, voltarem a Deus de todo coração, com toda a alma…
Deus, através do Salmo vai nos dizer: Que me cole a língua ao paladar caso eu não Me lembre de Ti.
Hoje, com a Igreja iniciamos, o capítulo oito do Evangelho de São Mateus, onde veremos uma sequência de Milagres de Jesus, exceto no domingo.
Ao descer da montanha, uma numerosa multidão seguiu Jesus e, um leproso reconhecendo o Poder de Jesus, aproximando-se e Lhe diz; Senhor, se queres, tens o Poder de curar-me. Jesus estendeu a mão e, tocando-o, curou o leproso, porém, o alertou para não dizer nada a ninguém, mas ir ao sacerdote e apresentar a oferta prescrita por Moisés, para que sirva de prova.
Vinde Espírito Santo, ajudar Todos os Batizados para que; a Exemplo do leproso conhecermos sempre o Poder e o Amor Deus em nossa vida, que apesar dos pecados que cometemos no dia a dia, Deus não se esquece de nós e, enquanto vivemos nos enche de Misericórdia, dando-nos a oportunidades para nos Convertermos; mudando de vida, parando de pecar… sendo Obedientes e Fieis a Ele.
Vinde Espírito Santo, iluminar, Encorajar, Reunir e Fortalecer os Fiéis de Jesus em Sua Igreja Una Santa Católica Apostólica Romana.
Vinde Espírito Santo, Converter os hereges à Verdade da Igreja de Jesus. Amém!
Te Agradecemos Jesus, pela História dos primeiros povos que nos ajudam em nossa Caminhada.
Te Agradecemos Jesus, pela Bíblia.
Te Agradecemos Jesus, por estar Todos os dias nos ajudando, nos dando oportunidade de Conversão.
Somos Gratos a Ti Senhor pelo Vosso Imenso Amor para com todos nós. Amém !
Pelo Poder que cremos, que Deus tem sobre nossa vida, a Exemplo do leproso do Evangelho de hoje, qual o Milagre que pedimos a Jesus hoje.
Que o Espírito Santo aumente sempre nossa Fé!
Antífona de entrada - Salmo 27 (28): 8-9.
O Senhor é minha força. e a Fortificação o Salvador de Seu Ungido. Salva o Teu povo, abençoa Tua herança, apascenta-os e conduze-os para sempre.
Oração da coleta.
Senhor, fazei-nos viver a cada instante no temor e no amor do Vosso Santo Nome, porque nunca a Vossa Providência abandona aqueles que formais solidariamente no Vosso Amor.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, que É Deus e Convosco Vive e Reina, na Unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém.
Primeira Leitura - 2 Reis 25: 1-12.
Leitura do Segundo Livro dos Reis.
No nono ano do reinado de Sedecias, no décimo dia do mês, Nabucodonosor, rei da Babilônia, veio a Jerusalém, com todo o seu exército, acampou diante dela, construindo torres de assédio ao redor. A cidade ficou sitiada até o décimo primeiro ano do reinado de Sedecias, no nono dia do quarto mês. A fome apertou na cidade e não havia pão para a população. Abriu-se uma brecha na cidade, e os soldados fugiram de noite, pela porta entre as duas muralhas, junto aos jardins reais, enquanto os caldeus rodeavam a cidade, e tomaram o caminho vegetação rasteira. O exército caldeu perseguiu o rei; eles o alcançaram no caminho de Jericó, enquanto suas tropas se dispersavam, abandonando-o. Prenderam o rei e o levaram ao rei da Babilônia, que estava em Rebla, e pronunciou a sentença contra ele. fez executar os filhos de Sedecias em sua presença, Cegou Sedecias, pôs lhe corrente de bronze e o levou a Babilônia.
No primeiro dia do quinto mês (que corresponde ao décimo nono ano do reinado de Nabucodonosor em Babilônia) chegou em Jerusalém Nabuzardã, chefe da guarda, funcionário do rei da Babilônia. Incendiou o Templo, o palácio real e as casas de Jerusalém, pondo fogo em todos os palácios. O exército caldeu, sob as ordens do chefe da guarda, derrubou as muralhas que rodeavam Jerusalém. Nabuzardã, chefe da guarda, levou cativo o resto do povo que havia ficado na cidade, os que haviam passado ao rei da Babilônia e o resto da população pobre. Deixou alguns da classe baixa, como vinhateiros e agricultores.
Palavra do Senhor.
Graças a Deus.
Salmo 136 (137): 1-2. 3. 4-5. 6. (R 6a.).
"Que minha língua fique presa ao paladar se não Te recordar." (Resposta).
Junto aos canais de Betânia nos sentamos
e choramos com saudades de Sião.
Nos salgueiros de seu recinto
pendurávamos nossas cítaras. (R.).
Aí os que nos deportaram
nos convidavam a cantar,
nossos opressores a diverti-los:
"Cantai-nos um cãntico de Sião". (R.).
Como cantar um canto do Senhor
em terra estrangeira?
Se eu esquecer de ti, Jerusalém,
que minha direita fique esquecida.
Que minha língua fique presa ao paladar
se não Te recordar,
se não exaltar Jerusalém
como ápice de minha alegria. (R.).
Aleluia - São Mateus 8: 17.
(Refrão) - Aleluia ! - (repete-se).
Assim se cumpriu o anunciado pelo profeta Isaías: 'Ele assumiu nossas fraquezas e carregou nossas enfermidade'. (Refrão).
Evangelho - São Mateus 8: 1-4.
O Senhor Esteja convosco.
Ele Está no meio de nós.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo São Mateus.
Glória a Vós Senhor.
Quando, Jesus, descia do monte, uma grande multidão o seguia. Um leproso se aproximou, prostou-se diante de Jesus e Lhe disse: "Senhor, se queres, podes curar-me".
Jesus estendeu a mão o tocou, dizendo: "Quero, fica curado."
No mesmo instante, o leproso, curou-se da lepra. Jesus lhe disse:
"Não diga nada a ninguém; vai apresentar-se ao sacerdote e, para que lhes conste, leve a oferta estabelecida por Moisés."
Palavra da Salvação.
glória a Vós Senhor.
Oração de oferecimento.
Por este sacrifício de reconciliação e de louvor, purificai, Senhor, o nossos corações, pra que se tornem uma oferta agradável aos Vossos olhos.
Por Cristo nosso Senhor. - Amém.
Antífona da Comunhão - Salmo 144 (145): 15.
Os olhos de todos estão Te aguardando: Tu lhes dá o alimento a Seu tempo.
Ou - São João 10: 11. 15.
"Eu Sou o Bom Pastor, O bom pastor dá a vida por suas ovelhas. Como o Pai Me conhece e Eu conheço o Pai: e dou a Vida pelas ovelhas.
Oração depois da Comunhão.
Senhor, que nos renovastes pela comunhão do Corpo e do Sangue de Cristo, fazei que a participação Nestes Mistérios nos alcance a plenitude da redenção.
Por Cristo nosso Senhor. - Amém.