Liturgia - 13/01/2025 - Segunda-feira - Tempo comum ou Memória - Cor verde ou branco. Missa à escolha.

Memória Santo Hilário, Bispo e Doutor da Igreja.


Hoje começa o Tempo Comum.


A Palavra de Deus Alimenta a nossa Fé.

   Com Fé, revigorados, animados e impulsionados, Te pedimos Senhor que nos Abençoe neste segundo dia da semana, para que, nossas orações e trabalhos frutifique ao longo da semana. Amém! 


   Deus, através da Igreja, inicia conosco hoje, até o dia oito de fevereiro às reflexões diária com as Cartas aos Hebreus, exceto alguns dias. E de hoje até o dia oito de março refletirmos também o Evangelho de São Marcos. Exceto alguns dias.


  Deus, sempre arranja um jeito de falar conosco. No Antigo Testamento, Ele falou através dos Profetas. Com a morte do último Profeta São João Batista, Deus falou, e nos fala através de Seu Filho Jesus, o Herdeiro de Tudo, por quem Criou o universo.

   Jesus é o reflexo da Glória e Expressão de Deus. Tudo É Sustentado com Sua Palavra Poderosa. Jesus nos purifica dos nossos pecados.

  Jesus, nos iluminou com a Luz do Espírito Santo; deu-nos Toda condições de retornarmos ao Paraíso. 

   Jesus, Cumpriu Sua Missão com Sucesso, Superior aos Anjos, Herdou o Título Excelente e sentou-Se no Céu a Direita de Deus… Jesus Filho Primogênito de Deus… Todos os Anjos O Adoram.


   Vinde Espírito Santo, iluminar TODOS os Batizados para atentos a Voz Deus, que sempre nos fala, nos Convertamos a Jesus, que veio Purificar nossos pecado.


   Com o Salmo podermos dizer: Diante de Jesus se prostram os deuses. Isto é, Todos se prostem !


   Após ser Batizado, por aquele que veio Preparar na Humildade o Caminho do Messias; Batizando, pregando a Conversão e a Penitência. O Espírito Santo Desceu sobre Jesus e Ele Inicia Sua Vida Pública.

   Levado para o deserto, passou aí quarenta dias e satanás colocou a prova. Superando as tentações de satanás os Anjos O servia.

   Com a prisão de São João Batista, disse Jesus: Cumpriu-se o prazo Arrependei-vos (Convertei-vos) e credes na Boa Notícia.


   Para quem prega, que não é necessário a Conversão, está aí o que Jesus nos diz hoje: Arrependei-vos, isto é, parem de pecar.

   Jesus segue sua Missão pela lago, e encontra e Chama Seus Primeiros Discípulos; Simão e seu irmão André, e, Tiago e seu irmão João. Todos deixaram suas redes e seguiram Jesus; tornaram-se Pescadores de homens.


   Vinde Espírito Santo, iluminar TODOS os Batizados, para que, cada um com sua vida: Leigos e Consagrados, sejamos Fiéis e Obedientes a Deus, servindo-O no dia a dia; com Bons Exemplos de vida.

  Vinde Espírito Santo, iluminar, Encorajar, Reunir e Fortalecer os Fiéis de Jesus em Sua Igreja Una Santa Católica Apostólica Romana.

   Vinde Espírito Santo, Converter os hereges à Verdade da Igreja de Jesus. Amém.


   Te Agradecemos Jesus, por Todos que, com Bons Exemplos, junto com os Anjos sabem Te Louvar no dia a dia.

   Te Agradecemos Jesus, por Todos Os Batizados (Leigos e Consagrados) que com suas vidas buscam com Sinceridade a Santidade através da Religiosidade.


   Os que, a Exemplo dos Discípulos, já buscam no dia a dia servir a Jesus, atendendo ao pedido de Nossa Senhora, devem Rezar para a Conversão dos pecadores próximo: Família, parentes e amigos.  

   Todos os Batizados, são chamados a Evangelizar Rezando pela Conversão do próximo, pela Igreja, pelo Papa Francisco, aliás, Rezar É a melhor Evangelização, com Bons Exemplos de vida. A Oração abre corações, Coração de Deus e o nosso também!


   Papa São João Paulo II, Rogai pela Igreja, pelo Papa Francisco, pelo Clero e por Todos nós.  Amém!


Antífona.

   Sobre um Trono elevado vi sentado um Homem, que uma multidão de Anjo adorava, cantando em coro: "Eis Aquele que Reina Eternamente !"


Coleta.

   Atendei, Senhor, as orações do Vosso povo; Dai-lhe descendimento para conhecer a Vossa Vontade e coragem para A cumprir fielmente.

   Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, que É Deus e Convosco Vive e Reina, na Unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. - Amém.


Primeira Leitura - Hebreus 1: 1-6.

    Início da Leitura da Carta aos Hebreus.


   Muitas vezes e de muitas forças, Deus falou no passado a nossos pais por meio dos Profetas. nesta etapa final nos falou por meio de Um Filho, a Quem nomeou Herdeiro de tudo, por quem criou o universo. Ele é reflexo de Sua Glória, expressão do Seu Ser, tudo sustenta com Sua Palavra Poderosa. Realizada a purificação dos pecados, sentou-se no Céu á Direita da Majestade; tão Superior aos Anjos, quanto É mais Excelente o Nome que herdou. Pois, a qual dos Anjos disse alguma vez: 'Tu És O Meu Filho, Eu Hoje Te Gerei !' E em outro lugar: 'Eu serei para Ele um Pai, Ele será para Mim um Filho'. Da mesma forma quando introduz no mundo o Primogênito diz: 'Que todos os Anjos O Adorem.'

   Palavra do Senhor.

   Graças a Deus.


Salmo - 96 (97): 1-2. 6 e 7c. 9.

   "Adorai ao Senhor, todos os povos." (Resposta).


O Senhor É Rei, a terra exulta,

alegram-se as ilhas inumeráveis.

Nuvens e trevas O rodeiam.

Justiça e Direito sustenta Seu Trono. (R.).


O Céu proclamam Sua Justiça,

e todos os povos contemplam Sua Glória.

Envergonham-se os que prostam-se .

Diante Dele, os se prostam aos deuses. (R.).


Porque Tu, Senhor,

És Altíssimo sobre toda a terra,

Elevado sobre todos os deuses. (R.). 


Aclamação ao Evangelho - São Marcos 1: 15.

   (Refrão) - Aleluia ! Aleluia ! Aleluia !

   Disse Jesus: "Está próximo o Reino de Deus: arrependei-vos e crede no Evangelho." (Refrão).


Evangelho - São Marcos 1: 14-20.

   O Senhor Esteja convosco.

   Ele Esta no meio de nós.

   Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo São Marcos.

   Glória a Vós Senhor.


  Quando prenderam João Batista, Jesus se dirigiu a Galileia para proclamar a Boa Notícia de Deus. Jesus Dizia:

   "Cumpriu-se  o prazo e está próximo o Reino de Deus: arrependei-vos e crede no Evangelho."

   Jesus, caminhando junto ao lago da Galileia, viu Simão e seu irmão André que lançavam as redes ao mar, pois eram pescadores. Jesus lhes disse:

   "Vinde comigo e vos farei pescadores de homens."

   Imediatamente, deixando as redes, O seguiram. Um pouco adiante, Jesus, viu Tiago de Zebedeu e seu irmão João, que consertavam as redes na barca. chamou-os. Eles, deixando seu pai Zebedeu na barca com os diarista, foram com Jesus.

   Palavra da Salvação.

   Glória a Vós Senhor.


Oferecimento.

   Aceitai com Bondade, Senhor, a oferta do Vosso povo, fazei com que ela santifique a nossa vida e torne eficaz a nossa Oração. Por Cristo Nosso Senhor. - Amém.


Antífona da Comunhão - Salmo 35 (36): 10.

   Em Ti Senhor está a Fonte da Vida, e à Tua Luz vemos a Luz.


Ou - São João 10: 10b.

   Disse Jesus: "Eu vim para que tenham Vida e vida em abundancia".


Oração depois da Comunhão.

   Deus Todo Poderoso , que nos alimentais com os Vossos Sacramentos, dai-nos a Graça de Vos servir com uma Vida Santa. Por Cristo Nosso Senhor. - Amém.