24 de Março - Santa Catarina da Suécia

Nasceu em 1331, na Suécia. Filha de Santa Brígida. De família nobre. Recebeu em casa a educação e uma sólida base cristã. Com 7 anos, foi levada para o convento de Risberg, para estudo. Isto aumentou ainda mais sua vontade de ser religiosa.

Terminado o tempo de estudo, Santa Catarina se casa com Edgard, jovem da corte sueca, que era cristão e respeitou o voto de castidade que Santa Catarina que tinha feito antes de ser "obrigada" a casar-se. O dois passaram a viver uma vida como irmãos. Mas tarde Edgard que tinha problemas de saúdes ficou paralítico, sendo cuidado pela Santa com muito amor e carinho.

Quando a pai de Santa Catarina morreu, sua mãe, Santa Brígida, decidiu ser religiosa. Inicialmente, sua mãe partiu em peregrinação a Roma. Tempo depois, Santa Catarina pede a seu marido para ir se encontrar com sua mãe em Roma. Mas quando estava em Roma seu marido Edgard, morreu na Suécia.

Assim seguindo, sua mãe, Santa Catarina, entra para a vida religiosa, as duas fizeram os votos e não  mais se separaram. Santa Catarina, ajudou e melhorou o trabalho de evangelização e caridade que sua mãe fazia. As duas Santas fundaram o Mosteiro de Vadstena, na Suécia. Criaram nele, a Ordem de São Salvador. Sua mãe Santa Brígida era abadessa e as freiras de lá eram chamadas de brigidinhas. 

Santa Catarina acompanhou sua mãe em todas as viagens. Nas viagens tanto dentro da Suécia como em outros países, passaram por diversas situações de perigos, nessas ocasiões, especialmente com relação a Santa Catarina, sempre aparecia um cervo selvagem para livra-las do perigo.

Quando voltavam de uma peregrinação à Terra Santa, as duas pararam em Roma. Lá, sua mãe Santa Brígida faleceu. Santa Catarina levou seu corpo para ser enterrado na Suíça. O corpo de sua mãe foi recebido pelo povo com grande comoção, pois já era considerada Santa.

Santa Catarina e eleita a nova abadessa do convento. Muitos já diziam receber curas milagrosas através de suas orações. Mas apareceram também muito pretendente propondo-lhe que abandonasse a vida religiosa para se casar. Recusou a todos. Um desses, pretendentes, tentou agarra-la, e na mesma hora ficou cego.  Então se ajoelhou aos seus pés pedido perdão, e voltou a ver na mesma hora. Viu Santa Catarina e a seu lado um cervo.

Santa Catarina foi á Roma, advogar junto ao Papa, pela causa da canonização de sua mãe, pois muitos milagre eram narrados por sua intercessão. Ficou em Roma por 5 anos, morando em um convento. Ali mostrou sua disciplina, seu amor e a caridade e humildade que tinha com todos, em especial ao mais necessitados e doentes.

Santa Catarina, ficou gravemente doente, e votou para a Suécia. Morreu no dia 24 de março de 1381. Foi Canonizada pelo Papa Inocente VIII.

Santa Catarina da Suécia, rogai por nós !