Santa Clara da Cruz de Montefalco

Dia 17 de agosto - Santa Clara da Cruz de Montefalco

Vamos à história - Origem Montefalco, Itália, anos 1268.

Nasceu em 1268, em Montefalco, Itália. Filha de Damiano e Lacopa Vengente, tiveram 4 filhos. Sua irmã, mais velha, com 20 anos e outra religiosa, fundaram uma Casa Religiosa. Em 1274 receberam aprovação eclesiástica, da Ordem. Uma das primeiras a entrar na Ordem foi sua irmã de sangue, Clara, de apenas 6 anos, que já tinha a vontade de se dedicar sua vida a Deus.

Com apenas 6 anos de idade, mantinha as mesmas obrigações que outras religiosas, tanto na oração como na penitencia. Tinha um amor muito grande por Deus, especialmente por sua Paixão. Isto fez com que ela vivesse uma vida quase que impossível, para muitos. Tinha muito apetite, mas tinha que jejuar constantemente, especialmente na Quaresma. Uma vez quebrou a regra do silêncio, e como penitencia, rezou 100 vezes o Pai Nosso, de braços para o alto, em cima de um cubo de gelo.

Em 1278, entrou para o convento Marian, amiga de Clara. O número de religiosas aumentou tanto que se mudaram para uma casa maior, na cidade. Começaram a persegui-las, não só os leigos, mas também os Franciscanos, que diziam que a cidade era muito pequena para ter duas Ordem Religiosa. Levam o caso as autoridades, e o oficial do Ducado, foi a favor de sua permanência. O convento, coberto pela metade, passavam frio e fome, mas diziam que o pior era a perseguição que sofriam. Comiam ervas silvestres, Clara era uma ótima cozinheira, e fazia bolos com a plantas, que todas comiam saboreando. Terminaram a construção da casa em 1282.

Em 10 de junho de 1290, adotam as Regras de Santo Agostinho, tornando-se um mosteiro oficialmente. Pelo decreto do Bispo Gerardo Artesiano. Em 22 de novembro de 1291, morre sua irmã Giovana. Vem um representante do bispo supervisionar a escolha da nova Abadessa. Por unanimidade escolhem Clara. Ela pede para escolherem outra, mas não aceitam. Então se tornou Madre Superiora. Ficando no cargo até a data de sua morte.

Madre Clara, tinha poucos estudos, e uma vida reclusa, mas Deus lhe deu tanta sabedoria, que vinham ao Mosteiro, sacerdotes, teólogos, bispos, juízes, e leigos, ricos e pobres, para se aconselhar com ela. Ás vezes desmascarava alguns, e repreendia outros pelos atos errados que praticavam, tanto atos pessoais, como religiosos.

Enviava as irmãs, para ajudar os mais necessitados, com alimentos e remédio. Ajudando a todos sem distinções, a ate mesmo seus perseguidores, por der tornado impopular, para os de vidas incorretas, pessoal ou religiosa. O fato de viver uma vida correta dentro do Evangelho, já os incomodava. Cobrava muito das irmãs, para serem um exemplo de vida espiritual, buscando a perfeição.

Deus lhe deu os dons, de visões e êxtases, até o dom de estar em dois lugares ao mesmo tempo. Madre Clara defendeu corajosamente e Doutrina da Fé. Em 1294 entra em êxtase, ficando assim por várias semanas, as irmãs a alimentava com água e açúcar. Neste período tem uma visão diante de Deus, "vi o inferno com todas as almas perdidas sem esperança e o Céu com os Santos felizes". Também disse: "Se Deus não me protege-se seria a pior mulher do mundo".

Constrói uma igreja dedicada a Santa Cruz, abençoada em 24 de junho de 1303, pelo Bispo de Espoleto, ela tinha muita devoção a Paixão de Jesus, em especial a Santa Cruz. Tanto, que deve a visão de Jesus carregando a Cruz, em Seu rosto o sinal do sofrimento no caminho do Calvário. Madre Clara estava de Joelhos e lhe pergunta: "Senhor, aonde vai?"; Ele responde: "estou procurando um lugar para colocar a Minha Cruz"; Ela toda na Cruz, mostrando o desejo de compartilha Sua Cruz; Jesus lhe diz: "Sim Clara encontrei um lugar para colocar minha Cruz". Então implanta sua Cruz em no coração da Madre Clara. Neste momento sente uma grande dor em todo seu corpo, ao receber a Cruz de Jesus em seu coração.

Em junho de 1308, debilitada pela saúde, e acamada, é tentada pelo demônio, com o pensamento de que tudo que fizera foi errado, o inimigo queria faze-la se sentir indigna. Mas a força de sua fé, não cedeu as ciladas do demônio. Deus é infinitamente maior e fiel.

Na noite de 15 de agosto pediu o Sacramento da Estrema Unção. Quando lhe foram fazer o sinal da cruz na testa desse: "Porque me fazem o sinal da Cruz ? Eu tenho Jesus Crucificado em meu coração".

No dia 16 de agosto, sexta feira, Madre Clara pede para ver seu irmão Francisco. Depois, se confessa com o Frei Tomaso, o capelão do convento.

Morreu em 17 de agosto de 1308, num sábado, às 09:00 horas, tinha 40 anos. Em Montefalco, Itália. Pela insistência da Madre Clara, ainda em vida, de ter a Cruz gravada em seu coração, e por obediência à Madre Clara, tirando-lhe o coração e colocando em uma caixa. Após a Santa Missa de seu funeral, do dia 18 de agosto, nesta noite as irmãs abriram o coração da Madre Clara, para prepara-lo e colocar em um relicário. Para espanto de todos, dentro de seu coração estava a forma perfeita de Jesus Crucificado, com a coroa de espinhos na cabeça e a ferida da lança no lado. Além disso, feito de ligamentos ou tendões, os flagelos usados na flagelação, com as pontas mostrando as bolas de metal com os ossos para rasgar a carne e os ossos do Senhor . A notícia deste milagre se propagou imediatamente.

Em preparação ao seu corpo, também encontrara 3 pedras dentro de sua bexiga. Do tamanho de uma noz, eram perfeitamente iguais, em tamanho forma e peso. Mas com uma particularidade, uma, duas ou as três, junta pesavam o mesmo peso de uma sozinha.

Seu corpo produzia uma fragrância tão agradável, que não a enterraram. Continua sem se decompor ate os dia de hoje. Os fieis começaram a venera-la imediatamente após sua morte.

Seu processo apostólico, começou imediatamente no ano seguinte em 1309, mas, só chegou ao Papa em 1328. Foi beatificada em 13 de abril de 1737, pelo Papa Clemente XII, em Roma. Foi canonizada em 08 de dezembro de 1881, pelo Papa Leão XIII.

Na Igreja da Santa Cruz em Montefalco, Itália, se encontra-se corpo incorrupto de Santa Clara da Cruz de Montefalco. Podem ser visto pelos fieis, juntamente com seu coração e as três pedrinhas da bexiga.

Outro fato interessante, é uma árvore no jardim do Mosteiro. Jesus apareceu a Santa Clara no jardim, com um cajado, pediu a Santa Clara que o planasse. Achou estranho, por não ser uma planta, mas obedeceu e plantou como se fosse uma muda de planta. Esta árvore cresceu e deu frutos, dos quais da semente Santa Clara utilizava para fazer terço, com os quais rezava pelos doente e estes se curavam. Desta árvore, as irmãs tiraram outras, e plantaram no jardim do convento. As religiosas continuam a fazer estes terço, que podem ser adquiridos na lojinha da Igreja de Santa Cruz.

Santa Clara da Cruz de Montefalco, rogai por nós !