Liturgia - 29/02/2024 - Quinta-feira - Cor Roxo - Décimo sexto dia da Quaresma.


A Palavra de Deus alimenta nossa Fé.

   Direitos e Deveres de TODOS os Batizados!


   Na Leitura de hoje, o Profeta Jeremias,  nos diz que, maldito o homem que confia no homem, que faz de sua carne, seu dinheiro, a sua força … Por outro lado, o Profeta nos diz que, Bendito o homem que confia no Senhor, ele é como árvore plantada junto da água… isto é, não teme o calor o frio, em anos de seca não se preocupa, e não para de produzir frutos…


   Vinde Espírito Santo, ajudar TODOS os Batizados a Priorizar sua Fé,  Esperança e Amor no Senhor. 


   Com o Salmo podemos dizer: "Feliz o homem que pôs sua confiança no Senhor."


   No Evangelho, do rico festeiro e do pobre Lázaro, Jesus nos Ensina hoje que, os tem um pouco mais, devem ajudar os que estão próximo e necessitam de ajuda, pois, se no dia a dia vendo a necessidade do outro negarmos ajuda, um dia na mansão dos mortos, seremos atormentados, enquanto os que necessitavam nesta vida, serão saciados.

   Também neste Evangelho, Jesus nos Ensina que os mortos não podem falar com os vivos.


   Vinde Espírito Santo, ajudar TODOS os Batizados a não abrir mãos de seus Direitos de Batizados, que é, colocar sua Fé, Esperança e Amor no Senhor.

   Vinde Espírito Santo, iluminar TODOS os Batizados a cumprir seus deveres ajudando os que precisam.  

   Vinde Espírito Santo, ajudar também os que precisam a colocar sua Fé em Deus e não nos mortos.

  Vinde Espírito Santo, iluminar, Encorajar, Reunir e Fortalecer os Fiéis de Jesus em Sua Santa Igreja Católica Apostólica Romana.

   Vinde Espírito Santo, Converter os hereges à Verdade da Igreja de Jesus. 


   TODO Batizado e Verdadeiramente Evangelizados, sabem dos seus Direitos e Também dos Seus Deveres. Que é; ajudar quem vemos necessitando, isto faz parte da vida do Batizado. Se em  cada cidade, Diocese e Paróquias com muita tranquilidade cuidassem das necessidades básicas de quem precisa, seria uma excelente ajuda para o povo. Porque, não conseguiremos acabar de vez com a pobreza,  pois pobre sempre teremos em nosso meio, disse Jesus, e não devemos nos deixar influenciar pelos Judas de nossa atualidade (João 12, 1-8).


Antífona de Entrada -  Salmo 138 (139): 23-24.

   Sonda-me, ó Deus, e conhece meu coração, põe-me à prova para conhecer meus sentimentos: Vê se minha conduta é ofensiva, e guia-me pelo Caminho Eterno.


Oração da Coleta.

   Senhor nosso Deus, que amais a inocência e a restituis aos que as perderam, dirigi para Vós os corações dos Vossos servos pelo fervor do Espírito Santo, para que sejam firmes na Fé e eficientes nas boas obras.

   Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso filho, que É Deus e Convosco vive e Reina, na Unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. - Amém.


Primeira Leitura - Jeremias 17: 5-10.

   Leitura do Livro de Jeremias.


   Assim diz o Senhor: "Maldito seja quem confia num homem e busca apoio na carne, afastando do Senhor seu coração ! Será cardo da estepe que não chegará a ver a chuva, habitará num deserto abrasado, terra salobre e inóspita.

  Bendito que confia no Senhor e Nele busca seu apoio ! Será uma árvore plantada junto às água, arraigada junto à corrente; quando chegar o mormaço, não temerá, sua folhagem continuará verde, no ano de seca não se assusta, não deixa de dar fruto.

   Nada mais falso e irritante que o coração: Quem o entenderá ?

   Eu, o Senhor penetro o coração, sondo os sentimentos, para pagar ao homem pela sua conduta, pelo que suas obas merecem."

   Palavra do Senhor.

   Graças a Deus.


Salmo 1: 1-2. 3. 4-5. 6. (R 39 (40: 5a).

"Feliz o homem que pôs sua confiança no Senhor." (Resposta).


Feliz o homem que não caminha

aconselhado por perversos

e no caminho de pecadores não se detém

e na sessão dos cínicos na assenta. (R.).


Será como árvore plantada junto aos canais,

que dá fruto em sua estação,

e sua folhagem não murcha.

Tudo que faz prospera. (R.).


Não é assim com os perversos:

serão como palha que o vento arrebata.

Por isso, os perversos no julgamento não ficarão de pé.

nem os pecadores na assembleia dos justos. (R.).


Porque o Senhor se ocupa

do caminho dos justos,

mas o caminho dos perversos se extravia. (R.).


Aclamação do Evangelho - São Lucas 8: 15.

(Refrão) - Grande e admirável são Vossas Obras, Senhor. - (Repete-se).

   A semente que cai em terra fértil são os que com excelente disposição escutam a Palavra, a retêm e dão fruto com perseverança. (Refrão).


Evangelho - São Lucas 16: 19-31.

   O Senhor Esteja convosco.

   Ele Está no meio de nós.

   Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo São Lucas.

  Glória a Vós Senhor.


   Disse Jesus:

   "Havia um homem rico que vestia púrpura e linho e banqueteava esplendidamente cada dia. E havia um pobre, chamado Lázaro, coberto de chagas, e deitado à porta do rico. Queria saciar-se com o que caia da mesa do rico. Até os cães iam lamber-lhe as chagas.

   O pobre morreu e os anjos o levaram para junto de Abraão. O rico também morreu e o sepultaram. Estando no Hades (terra dos mortos), em meio a tormentos, levantou os olhos e avistou Abraão com Lázaro a seu lado. Chamando-o lhe disse: 'Pai Abraão, tem piedade de mim, e envia Lázaro, para que molhe a ponta do dedo na água e me refresque a língua, pois estas chamas me torturam'. Abraão respondeu: 'Filho, recorda que em vida recebeste bens e Lázaro, por sua vez, desgraças. Agora ele é consolado, e tu, atormentado. além disso, entre vós e nós há um abismo imenso; de modo que, ainda que se queira, não é possível atravessar daqui até vós, nem passar daí até nós'. Insistiu o rico: 'Então, por favor, manda-o à casa de meu pai, onde tenho cinco irmãos, para que os admoeste a fim de que não venham também eles parar neste lugar de tormento'.

   Abraão lhe disse: 'Eles têm Moisés e os profetas: que os escutem'. Replicou o rico: 'Não, pai Abraão; se um morto os visita, eles se arrependerão'. Disse-lhe, Abraão: 'Se não escutam Moisés nem os profetas, mesmo que um morto ressuscite, não lhe farão caso'. "

   Palavra da Salvação.

   Glória a Vós Senhor.


Oração de Oferecimento.

   Santificai, Senhor, por este sacrifício, a nossa observância Quaresmal, de modo que a prática exterior da penitência nos leve a conversão do interior do espírito.

   Por Cristo nosso Senhor. - Amém.


Antífona da Comunhão - Salmo 118 (119): 1.

   Felizes os de conduta irrepreensível, que seguem a vontade do Senhor.


Oração depois da Comunhão.

   Este santo sacrifício, Senhor, permaneça em todas as nossas ações e se confirme no fruto das boas obras.

   Por Cristo nosso Senhor. - Amém.