Nossa do Caminho - 26 de agosto.

Vamos à História: origem, Portugal.

Um certo dia, um Frade Dominicano, que ia caminhando para seu trabalho no campo, viu uma imagem de Nossa Senhora, em uma curva do caminho que passaria. Pegou a imagem e levou-a para o seu superior.

O seu superior achou que deveria preparar um lugar para colocar a imagem na Igreja, assim fizeram.

No dia seguinte, quando o Frade indo novamente a caminho do trabalho no campo, viu novamente uma imagem de Nossa Senhora no mesmo lugar do dia anterior, é igualzinha a outra, assim pensou. Levo-a para o convento, viu que não era igual e sim a mesma que fora para no lugar que estava no dia anterior.

Acharam, o Frade e seu superior que poderia ser alguém que a levará de volta para o lugar anterior. Então tiveram o cuidado de guarda-la num lugar que ninguém conseguiria tirar.

No terceiro dia, como sempre, levantou-se cedo e foi para seu trabalho. Para seu espanto, lá estava a imagem exatamente onde tinha sido encontrada nos dois dias anteriores.

Desta vez, volta para o convento, mas deixa a imagem no lugar que encontrara, e conta ao seu Prior o acontecimento. Então eles resolveram fazer um nicho (espécie de capelinha), para deixar a imagem de Nossa Senhora do Caminho, naquele lugar, que a imagem tinha aparecido e insistia em ficar.

Uma Capela foi construída naquele local, no século XVII, como prova os documentos da paróquia de 1758, descrevendo a construção de uma pequena Capela. Onde hoje se encontra a Imagem de Nossa Senhora do Caminho até os dias de hoje, na Vila da Batalha, Portugal. A planta da primeira capela, é datada de 1762.

Atualmente, existe lá uma Igreja, que foi construída no século XIX.

Sua Festa é realizada na última semana de agosto, sendo que a procissão normalmente é realizada no dia 26 de agosto. A Festa de Nossa Senhora do Caminho é uma das festa religiosas mais antigas de Portugal.

Nossa Senhora do Caminho, rogai por nós !

Doce Coração de Maria, sede nossa proteção !