Liturgia - 04/03/2024 - Segunda-feira - Cor Roxo - Vigésimo  dia da Quaresma.

Toda segunda-feira é dedicado às Almas do Purgatória, Reze por Elas.

Santo do dia - Casimiro.


A Palavra de Deus alimenta nossa Fé.

   Jesus, Exemplo de Perseverança!


   Na Leitura de hoje, tirada da 2° Livro dos Reis, temos vários bons Exemplo para TODOS os Batizados.

   A serva israelita, isto é, o povo de Deus atento às necessidade do seu próximo.

   A cura de um leproso, que não era Judeu.

   O carinho do rei Aram para com o servo Naamã.

  O medo do rei de Israel, em não levar o crédito, de ser ele quem cura. Deus cura através de gestos simples. Eliseu o homem de Deus não aceitou presentes pela cura de Naamã. 


   Vinde Espírito Santo, iluminar,  ajudar  TODOS Batizados a seguir sempre os bons Exemplo contidos na Bíblia, neste período de Quaresma, a, sairmos do comodismo e buscar nossa saúde espiritual e consequentemente a corporal, a Exemplo de Naamã.


   Para junto com o Salmo dizermos: "Minha alma tem sede de Deus, do Deus Vivo: Quando entrarei para ver o Rosto de Deus?"


   No Evangelho de hoje, estando Jesus na sinagoga em Sua cidade e, por causa da incredulidade daquele povo para com Ele, disse Jesus: Havia muitas viúvas em Israel, nos dias de Elias, mas, Elias foi enviado somente a uma, a de Sarepta. Igualmente em Israel, havia muitos leprosos no tempo de Eliseu mas, somente o Sírio Naamã foi curado. Diante destas Palavras de Jesus, enfurecidos expulsaram Jesus para fora da cidade e conduziram para colina com intenção de precipita-Lo de lá.  


   Muitas vezes temos pessoas ao nosso lado,  tanto em casa, Igreja e trabalho  que podem ajudar, mas o orgulho de alguns ou o medo de perder posição, não aceitam ajuda.


   Vinde Espírito Santo, iluminar TODOS os Batizados a serem humildemente e aceitar que TODOS têm Dons e devem ser colocados à disposição, para o bem comum!

  Vinde Espírito Santo, iluminar, Encorajar, Reunir e Fortalecer os Fiéis de Jesus em Sua Santa Igreja Católica Apostólica Romana.

   Vinde Espírito Santo, Converter os hereges à Verdade da Igreja de Jesus.


   Te agradecemos Jesus, por TODOS os que estam atentos, como a serva da mulher de Naamã, dos que têm carinho e respeito como o rei de Aram, dos que não tiram proveito dos Dons dos outros, como o rei de Israel, dos que curam e não cobram nada, como Eliseu, e principalmente os que não desistem de serem Fiéis,  Obedientes a Deus, como Jesus.

   Somos gratos a Ti Senhor, pelo Vosso Imenso Amor para com todos nós.  Amém!


   A Exemplo de Jesus, os que são rejeitados Não desanimem, rezem para que Tudo ao nosso redor façam o  Certo, conforme, o que Deus quer!


Antífona de Entrada - Salmo 83 (84): 3.

   Meu alento se consome, suspirando pelos átrios do Senhor; meu coração e minha carne exultam pelo Deus Vivo.


Oração da Coleta.

   Purificai, Senhor, e protegei continuamente a Vossa Igreja; e, porque não podem salvar-se sem Vós, governai com a Vossa providência.

   Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, que É Deus e Convosco Vive e Reina, na Unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. - Amém.


Primeira Leitura - II Reis 5: 1-16.

   Leitura do Segundo Livro dos Reis.


   Naamã, general do exército do rei Sírio, era um homem tido como ter grande consideração e estima de seu senhor  a seu favor, pois por seu intermédio o Senhor havia dado vitória à Síria; mas tinha uma doença de pele. Numa incursão, um bando de sírios levou de Israel uma jovem, que ficou a serviço da mulher de Naamã. Ela disse à sua senhora: "Tomara que meu senhor fosse ver o profeta de Samaria: ele o livraria de sua doença".

   Naamã foi informar seu senhor: "A jovem israelita me disse isto e isto". O rei Sírio lhe disse: "Vem, vou dar-te uma carta para o rei de Israel".

   Naamã se pôs a caminho levando trezentos quilos de prata, seis mil moedas de ouro e dez trajes. Apresentou-se ao rei de Israel a carta, que dizia assim: "Quando receber esta carta, verás que te envio meu ministro Naamã para que o livres de sua doença".

   Quando o rei de Israel leu a carta, rasgou as vestes, exclamando: "Sou por acaso um deus de matar ou dar a vida, para que este me encarregue de livrar um homem de sua doença? Prestai atenção e vereis que está buscando um pretexto contra mim".

   O profeta Eliseu ficou sabendo que o rei de Israel rasgara as vestes, e lhe enviou este recado: "Por que rasgaste as vestes? que ele venha a mim e verá que há em profeta em Israel".

   Naamã chegou com seus cavalos e carros e parou diante da porta de Eliseu.

   Eliseu mandou alguém lhe dizer: "Vai lavar-te sete vezes no Jordão, e tua carne ficará limpa".

   Naamã se aborreceu e decidiu ir embora, comentando: "Eu imaginava que ele sairia pessoalmente para me ver, e que, de pé, invocaria o Senhor seu Deus, passaria a mão sobre a parte doente e me livraria da doença. Por acaso os rios de Damasco, o Abana e o Farfar, não valem mais que toda a água de Israel? Não posso lavar-me neles e ficar limpo?"

   Deu meia-volta e ia embora furioso. Porém seus servos se aproximaram e lhe disseram: "Senhor, se o profeta e houvesse prescrito algo difícil, tu o farias. Quanto mais se o que te prescreve para ficar limpo é simplesmente que te laves".

   Então Naamã desceu ao Jordão e lavou-se sete vezes, como havia ordenado o profeta, e sua carne ficou limpa, como a e uma criança.

   Voltou com sua comitiva e se apresentou ao profeta, dizendo: "Agora reconheço que não há Deus em toda a terra além do de Israel. Aceita um presente do teu servidor".

   Eliseu respondeu: "Por Deus, a quem sirvo ! Não aceitarei nada."

   Palavra do Senhor.

   Graças a Deus.


Salmo 41 (42): 2 - 3; 42 (43): 3. 4. (R 41 (42): 3).

"Minha alma tem sede de Deus, do Deus Vivo: Quando entrarei para ver o Rosto de Deus?" (Resposta).


Como a cerva anseia por corrente de água,

assim minha alma anseia por Ti, ó Deus.

Minha alma tem sede de Deus, do Deus Vivo:

Quando entrarei para ver o Rosto de Deus? (R.).


Envia Tua Luz e Tua Verdade:

que Ela me guiem

e me conduzam até o Teu Monte Santo,

até a Tua morada. (R.).


E eu me aproximarei do altar de Deus,

ao Deus de meu conforto e alegria.

Eu Te darei Graças ao som da cítara,

Deus, Deus meu. (R.).


Aclamação do Evangelho - Salmo 129 (130): 5. 7.

(Refrão) - Glória a Vós, Jesus Cristo, Palavra do Pai. (Repete-se).

   Aguardo o Senhor, minha alma o aguarda, esperando Sua Palavra.

   Espera no Senhor, pois a Misericórdia é coisa do Senhor, e Ele É Generoso redimindo. (Refrão).


Evangelho - São Luca 4: 24-30.

   O Senhor Esteja convosco.

   Ele Está no meio de nós.

   Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo São Lucas.

  Glória a Vós Senhor.


   Disse Jesus: "Asseguro-vos que nenhum profeta é aceito em sua pátria. Certamente, vos digo, havia muitas viúvas em Israel no Tempo de Elias, quando o céu esteve fechado três anos e meio e houve grande carestia em todo o país. A nenhuma delas foi enviado Elias, a não ser à viúva de Sarepta, na Sidônia. Havia muitos leprosos em Israel no tempo do profeta Eliseu; ninguém ficou curado a não ser o Sírio Naamã".

   Ao ouvir isso, todos na sinagoga se indignaram. Levantando-se, expulsaram Jesus para fora da cidade e o levaram a um precipício do monte  sobre o qual estava construída a cidade, com intenção de precipitá-lo de lá. Jesus, porém, passando ente eles, foi-se embora.

   Palavra da Salvação.

   Glória a Vós Senhor.


Oração de Oferecimento.

   Apresentamos, Senhor, estes dons sobre o Vosso Altar e humildemente Vós pedimos que os transforme para nós em Sacramento de Salvação.

   Por Cristo nosso Senhor. - Amém.


Antífona da Comunhão - Salmo 116 (117): 1-2.

   Louvai ao Senhor, todas as nações, aclamai-O, todos os povo, porque a Lealdade do Senhor pode mais que nós, e a fidelidade do Senhor É Perpétua.


Oração depois da Comunhão.

   A Comunhão Destes Sacramentos no purifique, Senhor, e nos confirme na unidade.

   Por Cristo nosso Senhor. - Amém.