São Maximiliano Maria Kolbe

14 de agosto - São Maximiliano Maria Kolbe

Nasceu em 8 de janeiro de 1894, na Polônia, Nome de Batismo Raimundo Kolbe. Segundo filho de Juliusz Kolbe e Maria Dabrowska, operários. Em 1902 recebe a primeira comunhão, na cidade de Pabianice, para onde seu pais mudaram. Com 13 anos entrou para o Seminário Franciscano da Ordem dos Frades Menores. Ao entrar na Ordem, São Maximiliano, foi mandado para Roma, em 28 de outubro de 1912. Demonstrava uma profunda devoção à Virgem Maria, fundando o Apostolado Mariano "Milícia da Imaculada".

Em 1 de novembro de 1914, faz votos temporários, se tornando então Frei Maximiliano Maria Kolbe. Neste mesmo ano seu pai é morto enforcado pelos comunistas Russos. Sua mãe foi para um Convento Beneditino. Foi lá que ela escreveu o que lhe dissera o Santo quando tinha 10 anos, com lágrimas nos olhos e tremendo de emoção. "Apareceu para mim Nossa Senhora tendo nas mãos duas coroas, uma branca e outra vermelha. Perguntou se eu as queria. Respondi que sim, então me olhou com carinha e desapareceu". Uma coroa da pureza e a outra do martírio.

Em 1918, foi ordenado sacerdote. Em 22 de julho e 919, é doutorado em Teologia. Retornou a Polônia, e lecionou no Seminário Franciscano de Cracóvia. O Bispo Stephen, aprova a Milícia da Imaculada.

De 11 de agosto de 1920 até 28 de abril de 1921, São Maximiliano, fica internado no hospital, com tuberculose.

Mesmo com pouco dinheiro em 1922, abriu uma tipografia católica, onde editava uma revista Mariana, um diário semanal, uma revista Mariana infantil e uma revista em latim para sacerdotes. Todas tinham uma grande tiragem. Fundou uma emissora de rádio católica. Suas evangelização chegavam até o Japão. Seu objetivo, levar Cristo ao mundo por meio da Maria Imaculada.

Em 1926 volta a ser internado por causa da tuberculose, tendo alta em abril de 1927. Em 1929 abre um seminário da Ordem dos Frades Menores Conventuais.

Em 26 de fevereiro de 1930, São Maximiliano vai para o Japão, com 4 confrades. Ficaram em uma pequena casa em Nagasaki. Lá lança uma tiragem de revista inicialmente de 10 mil cópia. Veio a Polônia para o Capítulo Provincial, retornando ao Japão em seguida.

Em 1931, compra um terreno em Hongochi, mudando-se para lá em 16 de maio. O Convento recebeu o nome, "Jardim da Imaculada".

Foi para a Índia, fundar uma Casa, Mas não conseguiu.Voltar para a Polônia, para a direção do seminário e formação de religiosos,

No início da Segunda Guerra. Em 1939, os nazistas tomaram a Polônia, São Maximiliano foi preso, solto. Em fevereiro de 1941, novamente é preso em definitivo e enviado para o campos de concentração de Auschwitz. Chegando em 28 de maio de 1941, recebe o número de prisioneiro 16670.

Em agosto de 1941, foge um prisioneiro, como punição, sorteiam dez para morrerem de fome. Um deles, Franciszek Gajowniczerk, e diz em voz alta, tenho mulher e filhos. São Maximiliano, pede para ir em seu lugar, já se identificando: Sou um Padre Católico". O comandante aceita.

Todos os dez, foram para uma cela pequena, úmida e escura, no subterrâneos, para morrerem de fome e sede. Depois de 2 semanas, ainda sobreviviam três, sendo um deles São Maximiliano. Então foram mortos por injeção venenosa. Era 14 de agosto de 1941. No dia 15 seus corpos são cremados.

Foi Beatificado em 17 de outubro de 1971, pelo Papa Paulo VI, em Roma. Foi Canonizado em 10 de outubro de 1982, pelo Papa João Paulo II, em Roma. O Papa o chama de "Santo do nosso século difícil". Presente na Canonização Franciszerk, o homem que o santo morreu em seu lugar.

São Maximiliano Maria Kolbe, rogai por nós !