Santa Filomena - 10 de agosto -

Filomena, cujo nome significa "filha da luz divina, Nasceu, século III em Corfu, Grécia. Filha de pais nobres, seu pai foi um dos reis da Grécia. O casal era pagão. Sua mãe não conseguia engravidar, e faziam oferendas a deus pagãos, para que conseguissem ter um filho. Foi quando, um médico cristão, este disse-lhes que se convertessem ao cristianismo e mudassem de vida, Deus lhe concederia um filho. No ano seguinte tiveram uma linda menina.

Santa Filomena comungou pela primeira vez com 5 anos. Aos 11 anos fez votos de total entrega a Deus.

Quando a Grécia foi ameaçada pelo imperador Diocleciano, o então rei, pai de Santa Filomena, foi a Roma negociar. Ele foi juntamente com sua família. O Imperador se encantou com a beleza da menina e propôs a paz, se o rei da Grécia lhe concedesse a mão da filha em casamento. O pai da Santa concordou.

Mas, ao retornarem, Santa Filomena, diz a seu pai que fizera fotos a Deus. Seu pai tentou faze-la mudar de opinião, mas ela não aceitou.

O Imperador ao saber que a menina de 13 anos, se recusou a casar-se com ele, por ter feito votos a Deus. Pediu que seu pai a levasse em Roma, para persuadi-la. Como ele continuou firme em seu propósito, o Imperador mandou que a prendesse e a torturasse. A após cada tortura ia lá conversar com ela. E diante da recusa cada vez mais aumentava as torturas. Depois de um mês de torturas, Santa Filomena teve uma visão de Nossa Senhora com o menino no colo e lhe dizia:

"Minha filha, tu me és mais querida acima de todas, porque trazes o meu nome e o do meu Filho. Tu te chamas Lumena. Meu Filho, teu Esposo, chama-se Luz, Estrela, Sol. E Eu me chamo Aurora, Estrela, Luz, Sol. Serei o teu amparo. Agora é o momento transitório da fraqueza e da humilhação humanas; quando chegar, porém, a hora extrema do teu julgamento, da tua decisão ante os horríveis tormentos que te serão impostos, receberás a graça da divina força. Além do teu Anjo da Guarda, terás a teu lado o Arcanjo São Gabriel, cujo nome significa "a Força do Senhor". Quando eu estava na terra era ele o meu protetor. Mandá-lo-ei agora àquela que é a minha mais querida filha."

Diante de mais uma recusa, o imperador mandou açoitá-la em praça pública, e joga-la depois num calabouço, pior que sua cela. Ela toda machucada, então, lhe apareceram dois Anjos, que cuidaram de suas férias, e seu corpo ficou todo curado.

O imperador tenta usar sua cura a seu favor, dizendo que fora os deus júpiter que a cura-la. Ela porém diante de todos, diz que estes deuses do imperador são somente estátuas, e que quem a curo foi um Deus verdadeiro e Senhor de tudo, e que um dia o imperador estaria diante dele para responder por seus pecados. O imperador, manda amarrarem uma ancora no pescoço de Santa Filomena e a jogarem no rio Tigre.

Uma multidão foi para a beira do rio, para ver a Santa ser jogada na água. Mas dois Anjos, apareceram, lhe tiram a ancora do pescoço e a levaram para a outra margem do rio, Ela estava completamente seca. Muitos romanos se converteram ao ver a cena.

O imperador, manda arrasta-la pela cidade e depois a matar com uma flechada. Após ser ferida jogaram-na no calabouço. Novamente os Anjos do Senhor a curaram. O imperador manda fazer uma fogueira e queima-la viva. Mas ela estando no meio da fogueira o fogo não a queima. Mandou os sodados mandarem flechas até sua morte. Mas as flechas se voltavam contra eles, matando o soldado que lançava a flecha.

Em 10 de agosto o imperador, mandou decapita-la. Deus vendo que ela já cumprira os propósitos a ela designada, deixou que acontecesse sua morte, para tê-la no Reino do Céu.

Em 24 de maio de 1802, ao escavarem as catacumbas do cemitério de Santa Priscila em Roma. Descobriu-se o túmulo de uma menina, juntamente com uma âncora, uma palma e uma flecha e uma ânfora com um líquido dentro (sangue). A sepultura estava lacrada por três placas dizendo: "Pax Te / cum Fi / lumena" "Paz esteja com Filomena".

O padre Francisco de Lucia, da cidade de Mugnano de la Cardinale, muito doente, pediu a intercessão da Santa, após curado milagrosamente, pediu ao Papa Pio VII para levar as relíquias da Santa Filomena para Mugnano. Tendo permissão do Papa, com todas as honras e pompas as relíquias da Santa foram para lá transportadas.

Vários santos foram devotos de Santa Filomena, mas o que mais tinha esta devoção e São João Batista Maria Vianney.

Santa Filomena foi Canonizada em 13 de janeiro de 1837, pelo Papa Gregório XV em Roma.

Ela é Padroeira do Rosário e Padroeira dos Filhos de Maria. Também Padroeira da Juventude e dos Adolescentes.

Sua relíquias se encontram na Igreja de Mugnamo, na Itália.

Santa Filomena, rogai por nós.