16 de dezembro - Santa Adelaide

Nasceu em 931, em Borgonha, Itália. Filha de Rodolfo, rei da Borgonha (hoje França) e Berta, princesa de Suécia. Com 6 anos ficou órfã de pai. A corte, acertou seu casamento Lotário II, rei da Itália. Casou-se quando tinha 15 anos. Com 19 anos, ficou viúva, seu marido morreu defendendo o trono. O rei Berengário, que matará seu marido, ficou no trono.

Assim, a rainha Santa Adelaide, foi presa. Mas com ajuda de amigos, conseguiu fugir e foi para Alemanha, pedir asilo e apoio do imperador Oto I. Que invadiu a Itália, colocado Berengário, para correr. Então a pediu em casamento. Casaram-se, em 951, ela se tornou assim a famosa imperatriz Adelaide. Ela um casamento feliz. Santa Adelaide se destacava pela caridade, delicadeza e piedade. Por isto era muito amada pelos seus súbitos. Ficou viúva, novamente, e ficou como imperatriz até a maioridade de seus filhos. Viviam em paz.

Chagando a maioridade seu filho Oto II assumiu o trono. Este ouvia os conselhos de sua mãe. Em 971, seu filho se casou com Teofânia, princesa grega. Sua nora passou a hostiliza-la, por influência de sua mãe, a sogra de Oto II. Assim o Oto II, brigou com sua mãe. O que reclamava sua nora, era que Santa Adelaide, gastava muito dinheiro com ajuda aos mais necessitados, e doações a conventos e igrejas. Por fim, sua nora, fez com que seu filho a expulsa-se do palácio real.

Santa Adelaide buscou abrigo em Roma. Depois passou um tempo na França, na Corte do rei da Borgonha, que era seu irmão. Ela sofria por ver que, seu filho passou a reinar com injustiça, no luxo, influenciado por sua mulher e sua sogra. Nesta época, Dom Odilo, abade do Mosteiro de Cluny, passou a acompanhar a Santa espiritualmente. Mas Dom Odilo, também começou a orientar o filho da Santa, Oto II. Depois de dois anos de separação da mãe, seu filho começou percebeu que errara para com ela. . Arrependido, ele convidou sua mãe para ir ao palácio. Santa Adelaide, foi lá, e seu filho lhe pediu perdão. A paz havia retornado.

Mas o imperador, seu filho faleceu. Quem tinha que assumir era o filho do rei Oto II. Sendo muito novo, assumiu, a rainha Teofânia. A Santa passou a ser novamente perseguida por sua nora Teofãnia, que estava decidida a matar a Santa Adelaide. Mas isto não aconteceu, por ser sua nora, era odiada pela corte, e foi morta antes. Aí, a Santa assumiu o trono como imperatriz.

Santa Adelaide, reinava com justiça, piedade e solidariedade. Levou para a Corte, as duas filhas de Teofãnia. Deu a elas uma educação exemplar, com proteção e carinho. Reinava com caridade cristã. Tendo Deus como centro de seu reinado, governou com prosperidade, fazendo seu povo feliz.

No vim de sua vida, Santa Adelaide, foi viver no convento Beneditino de Selz, e, Strasburg, na Alsácia. Um convento que foi fundado pela própria Santa, anos antes. Lá descansou e repousou, vivendo uma vida de oração. Morreu em 16 de dezembro de 999, com 86 anos, em Alsácia. Foi Canonizada pelo Papa Urbano II, em 1097.

Santa Adelaide, rogai por nós !