Santa Cacilda de Toledo

09 de abril - Santa Cacilda de Toledo

Nasceu aproximadamente em 950. filha do rei Adelmão de Toledo, que quando sabia que um de seus súdito era cristão, mandava que o atirassem na masmorras. Ali, ficavam sem alimento por vários dias, ate a morte, Santa Cacilda ao descobrir o que estava acontecendo, resolveu levar-lhes alimentos aos cristãos na masmorra. Não demorou muito seu pai ficou sabendo, então querendo ver se era verdade, começou a vigiar disfarçadamente a sua filha.

Uma noite, quando a Santa levava pães para os presos das masmorras, escondidos sob seu manto. De repente, seu pai aparece, saindo de traz de uma coluna, viu que sua filha tinha algo escondido no manto, mandou que o abrisse. Assim que ela abriu calmamente seu mando, o rei Adelmão, decepcionado, olhou e viu no colo de sua filha, um grande quantidade de rosas, muito perfumadas. Seu pai, envergonhado, deixou-a prosseguir. Assim Santa princesa foi ate as masmorras, ao chagar lá e abrir seu mando este estava cheio de pães.

Santa Cacilda estava se preparando para o batismo. Ficou doente de um mal considerado incurável, foi lhe revelado em sonho que recuperaria a saúde se fosse a Burgos e ali se banhasse nas águas do lago São Vicente. Pediu a seu pai permissão para ir aquela cidade. Ele concordou, ela foi lá não só se banhou nas água como também fora batizada. Em agradecimento a Deus a Santa Princesa, ergueu uma pequena casa perto do lago, e nela um oratório, continuou vivendo lá, o resto de sua vida.

Morreu em 1007 aproximadamente. Pelos muitos milagres atribuídos as Santa Cacilda, o culto a ela se espalhou rapidamente pela Espanha. Sua festa é comemorada em 9 de abril, pois é o dia que se celebra a translação de suas relíquias para a Igreja de Burgos.

Santa Cacilda, rogai por nós !