São Pacômio

Dia 09 de maio - São Pacômio

São Pacômio, nasceu em 287 no Egito, em Tebaida. Seus pais eram pagãos. Foi convocado para o exército imperial e acabou ficando prisioneiro em Tebes. Foi aí que conheceu a religião cristã.

Na prisão passava fome, mas alguns cristãos entravam à noite com alimentos escondidos e repartiam com os prisioneiros. Comovido, por se tratarem de pessoas desconhecida, perguntou, que os mandará levar os alimentos, eles responderam: "Deus que está no céu". Nesta mesma noite, São Pacômio rezou com eles para este Deus, que não conhecia. O Evangelho o tocou de tal forma, que quando libertado, volto para o Egito, e lá recebeu o batismo.

Depois passou sete anos em companhia de um ancião eremita, de nome Pelemon, que se dedicava à oração.

Durante uma caminhada, São Pacômio ouviu uma voz, que lhe dizia para fazer um mosteiro naquele lugar, para receber religiosos. Um Anjo lhe apareceu dizendo como deveria construir o mosteiro.

Após muito trabalho o mosteiro ficou pronto, e obteve a aprovação do bispo Atanásio, santo e doutor da Igreja. Também seu irmão João, que distribuiu sua riqueza entre os pobres se uniu a ele. E muitas outra pessoas , Monges, eremitas e religiosos de todos os lugares, pediram admissão no mosteiro de São Pacômio. Assim nasceu a vida monástica, no Egito. Não era mais só receber pessoas, para passou a ter regras de vida em comum na oração, contemplação e trabalho, como os primeiros apóstolos de Jesus.

São Pacômio, abriu oito mosteiro masculino e um feminino. Sua fama de santidade espalhou-se pelo Egito e pela Ásia Menos. Tinha o dom da profecia e morreu no ano de 347, vítima de uma peste que assolava o Egito na época. Até o século XII, havia cerca de quinhentos monges da ordem de São Pacômio.

É considerado um dos representantes de Deus, que mais prestaram serviços à Igreja Católica.

São Pacômio, eremita, rogai, por nós !

São Pacômio