São Paulo da Cruz

19 de outubro - São Paulo da Cruz

Nasceu em 03 de janeiro de 1694, em Ovada, Itália, nome Paulo Francisco Danei. Filho de Lucas Danei e Ana Maria Massari. Seu pai era comerciante. Foi o segundo de 16 filhos, 11 de seus irmãos morreram na infância. Seu pai comerciante e viajava muito, quando jovem, acompanha seu pai nas viagens. Sua mãe lhe mostrava frequentemente o Jesus Crucificado, aos filhos quando diante de alguma situação de sofrimento.

Com 19 anos, após ouvir uma pregação de seu pároco, decidiu entregar sua vida a serviço de Deus. Sua família se alegrou com isto. No início foi viver como eremita. Mas mantinha-se ligado ao Bispo, e este lhe autorizou a fazer pregações aos fins de semana. Assim em suas pregações procurava falar da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo. Muitas pessoas se converteram ao ouvir as pregações do "Irmão Paulo Francisco", sobre a Paixão de Cristo.

Dois anos depois assim disse: "Andando pela praia ao avistar a solitária Igreja da Divina Misericórdia, sentir o desejo de retirar-me para sempre daquela solidão". Depois alistou-se numa cruzada católica contra os turcos, mas percebeu não ser aquele o seu chamado. Um dia quando voltava de uma Santa Missa realizada em uma Igreja dos Capuchinhos sentiu-se deste modo: "de súbito me achei revestido de longa túnica negra, tendo uma cruz branca no peito, e também em letras brancas, o Santíssimo nome de Jesus". Após esta visão sentiu-se impulsionado a chamar uns amigos e fundar um grupo chamado "Os podres de Jesus".

Em 21 de novembro de 1720, pede ao Bispo Dom Gattinara, a permissão, este lhe da o hábito de eremita. Fica em solidão de 22/11 até 01/01 (retiro de Castellazzo). Pensa em reunir amigos para falar aos fieis, sobre a Paixão de Cristo, e serem exemplos, através do amor ao próximo. O primeiro a se unir a ele foi seu irmão de sangue, João Batista. Vão então trabalhar no hospital de São Galicano, em Roma. São convidados para se prepararem para o presbiterado.

Em 07 de julho de 1727, são ordenados sacerdotes. Como Padre consegue atrair muito mais jovens para ajuda-lo no trabalho missionário, estes jovens, passam a ser seus discípulos. Assim o Padre Paulo, pede ao Bispo a permissão de fundar uma Congregação Religiosa dedicada a Paixão de Cristo. O Bispo levou o pedido a Santa Sé. O Papa autorizou e o Santo Padre Paulo da Cruz, fundou a Congregação dos Passionista, recebendo os primeiros noviços. As regras da Congregação foi aprovada em 1741. Vendo os frutos da Congregação alcançar a muitos, resolveu fundar um ramo feminino de Passionista, dedicado a vida contemplativa e de oração pelas missões dos Padres. Nasceu a Congregação das Irmãs Passionistas.

São Paulo da Cruz nunca abandonou a vida de oração, sacrifícios e penitências. Usava sempre o hábito preto de sacerdote adornado com uma cruz branca que lembrava sua missão de pregar sobre a Paixão de Cristo. Escreveu várias obras. Muitos foram os doentes curados milagrosamente após a oração de São Paulo da Cruz. Ele sempre atribuía essas curas á Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo e à Virgem das Dores.

Ao completando 78 anos, pediu a bênção do Papa Pio VI. Este, chamou-o até Roma. São Paulo Cruz foi a Roma, recebeu a Benção, e viveu por mais 3 anos. Morreu em 18 de outubro de 1775, com 81 anos, em Roma. Foi Beatificado pelo Papa Pio IX em 1 de maio de 1853. Foi canonizado pelo Papa Pio IX em 29 de junho de 1867. Seu corpo encontra-se na Basílica de São João e São Paulo.

São Paulo da Cruz, rogai por nós !