São Ruperto

27 de março - São Ruperto

Nasceu em 660. Descendente de nobre dos Rupertinos, nasceu na Casa Real Merovíngia. Tinham domínio sobre a Áustria. As atividades da família era em Worms, atual Alemanha. Lá São Ruperto recebeu os primeiros ensinamentos dos monges irlandeses. Em 700, foi para a Baviera, na Alemanha, pregar o Evangelho. Lá converteu o conde Téodo da Baviera, que passou a apoiar São Ruperto. O conde lhe deu um terreno, perto do lago Waller, onde Santo construiu uma igreja, que foi dedicada a São Pedro. Converteu a muitos para a fé cristã. Apesar de estar tendo sucesso na evangelização, mas ainda não estava de acordo com o que o Santo queria, então o conde lhe deu outro terreno, que fica perto do rio Salzach. Neste terreno, São Ruperto construiu um mosteiro, o primeiro da Áustria. Contou com a ajuda de 12 homens do local. Deste, 12 homens dois se tornaram santos, São Gislero e São Cunialdo. Ao redor do Mosteiro cresceu a cidade de Salzburg. Por isto o santo e declarado como fundador desta cidade. Pouco tempo depois São Ruperto foi aclamado Bispo da Áustria.

São Ruperto, percebeu muitas mulheres com vocação religiosa. Ai, fundou um Mosteiro Feminino, construído ao lado do Mosteiro masculino. No Mosteiro feminino, deixou como abadessa sua sobrinha Frentrudes, uma jovem que buscava a santidade.

Salzburg significa, "cidade do sal", por isto sua imagens costumam ser representadas, segurando um saleiro, ou pote de sal. O Santo foi responsável pela evangelização da Baviera e também de toda Áustria.

Morreu em 27 de março de 718, Zalzburgo, Áustria, era domingo de Páscoa. Morreu após celebra a Santa Missa no Mosteiro de Juvavum. Suas relíquias encontram-se na Catedral de Salzburgo, construída no Século XVII. Foi declarado padroeiro de Salzburgo.

São Ruperto, rogai por nós !