Nossa Senhora da Luz - Nossa Senhora da Candelária - 02 de fevereiro.

História de Nossa Senhora da Luz, Candelária ou Candeia.

A devoção, tem como começo na apresentação de Menino Jesus no Templo e da purificação de Nossa Senhora, isto é, 40 dias após o nascimento de Jesus, logo 02 de fevereiro.

Assim, quando São José e Nossa Senhora foram apresentar o Menino Jesus no Templo, foi quando o velho Simeão reconheceu Jesus, como o Salvador, emocionado disse: "Agora, Soberano Senhor, podes despedir em paz o teu servo, segundo a tua palavra; porque meus olhos viram a tua salvação, que preparaste em face de todos os povos, luz para iluminar as nações, e glória de teu povo, Israel". (Lucas 2, 29-33).

Assim nasceram as festas da: "Apresentação do Menino Jesus"; "Nossa Senhora da Purificação"; das palavra de Simeão, "Nossa Senhora da Luz" / "Nossa Senhora das Candeias ou Candelária", cuja festa geralmente eram celebradas com uma procissão de velas.

Nossa Senhora da Candelária, Ilhas Canárias, Espanha

Nossa Senhora da Candelária, apareceu em uma praia na ilha de Tenerife, nas Ilhas Canárias, na Espanha, em 1400. Os nativo guanches da ilha ficaram com medo e tentaram ataca-la, mas suas mãos ficaram paralisadas. A imagem foi guardada em uma caverna, onde, séculos mais tarde, foi construído a Basílica Real da Candelária ( em Candelária). Devoção que se espalhou pela América. É a padroeira das Ilhas Canárias, Nossa Senhora da Candelária.

Nossa Senhora da Luz, Curitiba, Brasil, conheça a história

A história da cidade de Curitiba teve início por volata de 1650, quando colonos de um povoado, que se situavam perto do rio Atuba. Eles tinham uma capela de Nossa Senhora da Luz. Seus habitantes notaram que todas as manhas, a imagem de Nossa Senhora estava com a face voltada para a região que tinha muitos pinheiros, curytiba, em idioma tupi. Naquela direção ficava os índios tingui, considerados violentos. Mas como a imagem sempre se voltava para aquele lado. eles resolveram enfrentar os perigos e desbravar aquela região.

De repente eles dão de frente como os índios, mas Tindiquera, o cacique da tribo, os recebeu com um sorriso e os acolheu calorosamente. Acreditaram ser um milagre de Nossa Senhora da Luz, índios considerados violentos, os receberem pacificamente. Não só isto, o cacique cedeu um terreno para eles, e ainda lhes indicou um dos melhores lugares, para se estabelecerem. O cacique Tindiquera, fincou no local uma lança no solo em sinal de amizade e respeito. Ao chegar a primavera, a lança que o cacique fincou no solo, floriu.

Com isto, ali os colonos fundaram uma vila, que mesclaram o nome da vila com palavra portuguesa e indígenas: "Nossa Senhora da Luz dos Pinhas de Curitiba". Neste loca ergueram uma Capela, e hoje é a Catedral de Nossa Senhora da Luz, em Curitiba, Brasil.

Nossa Senhora da Luz, Nossa Senhora da Candelária, rogai por nós!

Doce Coração de Maria, sede nossa proteção!