São Pascoal Baylon

Dia 17 de maio - São Pascoal Baylon

Nasceu em 16 de maio de 1540, em Torre Ermosa, Espanha. Pascoal trabalhou como pastor de ovelhas dos 7 aos 24 anos. Entrou para mosteiro dos Franciscano em 1564, após recusar receber pela cura a um homem rico, a que ele havia "ajudado". Como irmão franciscano, serviu em várias funções, mas o que mais gostava era ajudar os pobres e tratar dos doentes, que tinham curas que eram verdadeiros milagres. Não tinha estudos, mas pelo dons do Espirito Santo, tinha uma grande sabedoria.

Tinha uma grande devoção à Santa Eucaristia, passava todo seu tempo livre diante do tabernáculo, ajoelhado no próprio assoalho, com as mãos apertas e firme acima do rosto. Se dedicava a servir vária missas seguidas, e ás vezes passava a noite em oração diante do sacrário.

Não tirava o habito, mesmo estando havendo uma guerra religiosa, na época. Foi muitas vezes, preso e maltratado pelos calvinistas huguenotes. Um vez foi apedrejado sofrendo um ferimento no ombro que o afligiu pelo resto da vida.

Foi considerado um o primeiro teólogos da Eucaristia, escreveu um livro que comprovam a real presença de Cristo na Eucaristia e o poder sagrado transmitido ao sumo pontífice.

Morreu em 17 de maio de 1592, seu corpo ficou exposto por três dias, e muitos milagres aconteceram neste dias. Um dele é que na hora da Santa Missa na elevação da Eucaristia, seu olhos se abriram, estavam brilhantes como uma claridade incomum. Antes de enterrar, cobriram seu corpo com cal para que se decompor-se mais rapidamente, como de costume, oito meses depois foram exumar o corpo, e este encontrava-se em perfeito estado, nada lembrava a morte. Na terceira exumação, após 19 anos, ao levantar a tampa do caixão, uma fragrância agradável, emergiu do sepulcro. Após avaliações os médico deram a seguinte resposta conclusiva. "Nós, os médico e cirurgiões abaixo assinados, afirmamos sob juramento diante de Deus e de acordo com a nossa consciência, que o corpo do irmão pascoal Bailão é incorrupto, e que a forma de sua preservação é sobrenatural e milagrosa.

São Pascoal foi beatificado pelo Papa Paulo V em 1618, e canonizado pelo Papa Alexandre VII em 1690. O Papa Leão XIII nomeou São Pascoal patrono das obras e dos congressos Eucarísticos.

São Pascoal Baylon, rogai por nós !

São Pascoal Baylon