Liturgia - 12/01/2024 - Sexta-feira - Cor verde - Tempo comum - Missa à escolha.

Santo do dia - Santo Arcádio.


A Palavra de Deus Alimenta nossa Fé.

   Que Deus Reine sobre Todos nós!


  Na Leitura de hoje, por causa do contra testemunho,  dos Juizes os filhos, do Profeta Samuel, o povo esqueceram-se de Todos os benefícios que Deus fez em suas vidas, desde do Egito e O abandonaram servindo outros deuses e pediram a Samuel um rei para exercer a Justiça sobre eles.

  Entristecido Samuel busca o Senhor, o Senhor porém lhe diz que atendesse o povo, porque não é a Samuel que eles rejeitam, mas a Deus, pois não querem que Eu Reine sobre eles.

   Samuel expõe a Palavra de Deus, dizendo qual será o direito do rei sobre o povo: seus filhos trabalhará na guerra, outros trabalharam na plantação, fábrica de armas, perfumista…o rei exigirá o dízimo. Serão dias difíceis debaixo do jugo do rei e neste dia clamareis ao Senhor contra o rei e o Senhor não os ouvirá. 

   Com toda explicação de Samuel, sobre os direitos do rei, mesmo assim eles preferiram um rei…


   Povo consagrado ao Senhor, isto é,  os Batizados, não são como os que vivem uma vida pagã. Nosso dia a dia, nosso jeito de viver deve ser diferente, testemunhando que sobre nós o Reino o Senhor Deus e, só a Ele devemos Adorar e Servir. 

   Vinde Espírito Santo, iluminar Todos os Batizados para que não idolatram nem sirvam os reis da nossa atualidade.


   Para com o Salmo podermos dizer: "Cantai eternamente a lealdade do Senhor."


   No Evangelho, vendo a Fé de quatro homens que traziam um paralítico e, colocando-o à frente, de Jesus, dentro da casa, pelo buraco feito no telhado, Jesus, perdoou-o, porém, os escribas que lá estavam, criticaram Jesus… E Jesus lhes diz; para que saibam que Este Homem tem Poder de Curar e também de perdoar, Jesus diz ao paralítico: levanta-te, toma teu leito e vai para tua casa. Na mesma hora o paralítico levantou-se foi para a casa levando o leito. Todos admirados glorificaram a Deus, dizendo: Nunca vimos coisa igual!

   Que a Força da Palavra de Deus nos Liberte dos nossos pecados curando nossas enfermidades.


   Vinde Espírito Santo, iluminar e ajudar Todos os Batizados a viverem no dia a dia, a Palavra de Deus.   

  Vinde Espírito Santo, iluminar, Encorajar, Reunir e Fortalecer os Fiéis de Jesus em Sua Santa Igreja Católica Apostólica Romana.

   Vinde Espírito Santo, Converter os hereges à Verdade da Igreja de Jesus. 


   Te agradecemos Jesus, por Todos que, mesmo em meio a este mundo maluco não se deixam corromper, não tem ídolos e nem servem aos reis da atualidade.

   Te agradecemos Jesus, por todos que no dia a dia testemunham servem, somente a Ti ó Deus.

   Somos gratos a Ti Senhor, pelo Vosso Imenso Amor para com todos nós.  Amém!


   Mesmo que hoje, na Igreja de Jesus existam pessoas como os juízes da época de Samuel, não devemos desanimar e sim rezar redobrado nossos pedidos ao Senhor Deus que Reine Sempre sobre nós!


Antífona de Entrada.

   Sobre um Trono elevado vi sentado um Homem, que uma multidão de Anjos adora, cantando em coro: "Eis Aquele que Reina Eternamente".


Oração da Coleta.

   Atendei, Senhor, as orações do Vosso povo; dai-lhes luz para conhecer a Vossa vontade e coragem para a cumprir fielmente.

   Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, que É Deus e Convosco Vive e Reina, na Unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. - Amém.


Primeira Leitura - I Samuel 8: 4-7. 10-22a.

   Leitura do Primeiro Livro de Samuel.


   Os conselheiros de Israel se reunira, e foram entrevistar Samuel em Ramá. Disseram-lhe: ""Vê, estás velhos e teus filhos não se comportam como tu. Nomeia para nós um rei que nos governe, como se fez em todos as nações".

   Samuel aborreceu-se porque pediam para serem governados por um rei, e começou a rezar ao Senhor. O Senhor respondeu: "Atenda o povo em tudo o que ele te pedirem. Não é a ti que rejeitam, mas a Mim; não Me querem como Rei.

   Samuel comunicou a Palavra do Senhor ao povo que lhe pedia um rei: "Estes são os direitos do rei que vos governará: levará vossos filhos para alistá-los em destacamentos de carros e cavalaria e para que andem à frente do seu carro; ele os empregará como chefes e oficiais em seu exército, como aradores de seus campos e ceifadores de sua colheita, como fabricantes de armamentos e de peças para seus carros. Tomará vossas filhas como perfumistas, cozinheiras e padeiras. Vossos campos, vinhas e os melhores olivais, ele os tirará de vós para dá-los a seus ministros. dos vossos cereais e de vossas vinhas exigirá dízimos para dá-los a seus funcionários e ministros, Levará vossos servos e servas, vossos melhores burros e bois para usá-los em sua fazenda. Exigirá dízimo de vossos rebanhos. E vós próprios serão seus escravos! Então gritareis contra o rei que escolhestes, mas Deus não vos responderá".

   O povo não quis dar ouvidos a Samuel, e insistiu: "Não importa. Queremos um rei! Assim seremos como os outros povos. Que o nosso rei nos governe e saia à frente de nós para lutar a guerra".

   Samuel ouviu o que o povo pediu e comunicou ao Senhor. O Senhor lhe respondeu: "Atende-os e nomeia lhes um rei".

   Palavra do Senhor.

   Graças a Deus.


Salmo 88 (89): 16-17. 18-19. (R 2a.).

"Cantai eternamente a lealdade do Senhor." (Resposta).


Feliz o povo que sabe aclamar-Te;

caminharás, Senhor, à Luz de Tua Face.

Teu Nome é sua alegria constante,

Tua Justiça é seu orgulho. (Resposta).


Tu És sua honra e sua força;

com Teu favor nossa cabeça se levanta.

Porque o Senhor É nosso Escudo,

O Santo de Israel nosso Rei. (R.).


Aleluia - São Lucas 7: 16.

(Refrão) - Aleluia ! (Repete-se).

   Um Grande Profeta surgiu entre nós; Deus se preocupou com Seu povo. (Refrão).


Evangelho - São Marcos 1: 1-12.

   O Senhor Esteja convosco.

   Ele Está no meio de nós.

   Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo São Marcos.

   Glória a Vós Senhor.


   Depois de alguns dias, Jesus, voltou a Cafarnaum e correu a notícia de que Ele estava em casa. Reuniram-se tantos, que não havia espaço junto à porta. Jesus lhes Pregava a Palavra. Chegaram alguns levando um paralítico, carregado por quatro homens; e, como não conseguiam aproximar-se por causa da multidão, subiram no teto sobre o lugar onde estava Jesus, abriram um buraca e desceram a maca em que estava o paralítico. Vendo Jesus a Fé que eles tinham, disse ao paralítico:

   "Filho, teus pecados estão perdoados!"

   Estavam aí sentados alguns letrados que refletiam em seu íntimo: "Com pode falar assim? Ele blasfema! Quem pode perdoar pecados, a não ser somente Deus?"

   Jesus, sabendo o que pensavam, disse-Lhes: "Por que pensais isso? O que é mais fácil? dizer ao paralítico que os pecados estão perdoados, ou dizer-lhe que carregue o leito e comece a andar? Pois bem, para que saibais que Este Homem tem Autoridade na terra para perdoar pecados - diz ao paralítico -: Falo contigo, levanta-te, toma teu leito e vai para casa".

   O paralítico, levantou-se imediatamente, tomou a maca e saiu diante de todos. De modo que todos se assombraram e glorificavam a Deus: "Nunca vimos coisa semelhante!"

   Palavra da Salvação.

   Glória a Vós Senhor.


Oração de Oferecimento.

   Aceitai benignamente, Senhor, a oferta do Vosso povo, fazei que ela santifique a nossa vida e torne eficaz nossa oração.

   Por Cristo nosso Senhor. - Amém.


Antífona da Comunhão - São João 10: 10.

   "Um vim para que todos Tenham vida, e a tenham em abundancia."


Oração depois da Comunhão.

   Deus Todo Poderoso, que nos alimentais com os Vossos Sacramentos, dai-nos a Graça de Vos servi com uma Vida Santa.

   Por Cristo nosso Senhor. - Amém.