Nossa Senhora de Copacabana - 05 de agosto.

Vamos à História: origem, Bolívia, temos no Rio de Janeiro, Nossa Senhora de Copacabana.

Nossa de Copacabana, seu nome tem origem na cidade de Copacabana, na Bolívia, ao lado do lago Titicaca. Copacabana é uma palavra indígena boliviano. Vem da união das palavras: "copa e caguana", que quer dizer, lugar luminoso, resplandecente.

Em 1538, os Religiosos Dominicanos espanhóis, começam a evangelizar os Incas de Copacabana, Bolívia. Algum tempo depois, Francisco Tito Yupanqui, descendente do rei dos Incas. Nesta época, a fé cristã já fazia parte de algumas famílias indígenas. Desde criança Francisco era devoto de Nossa Senhora. Como esculpia alguma coisa amadoramente, resolve fazer uma imagem de Nossa Senhora para colocar no centro da Capela de Copacabana. Ele até tinha algum conhecimento, mas muito pouco. Ajudado pelo seu irmão Felipe, faz uma imagem de Virgem Maria em argila. Em sua fé, ele olhava para a imagem e achava maravilhosa. Mas o Padre Antônio, e boa parte dos paroquianos, não gostaram da imagem, uns chegavam até a rirem abertamente da obra. O Padre sensibilizado, colocou a imagem num altar lateral da Capela.

Padre Antônio, foi transferido, em seu lugar veio Dom Antônio Montoro. Este, não gostou da imagem, pois além de tudo estava desproporcional, então a colocou em um canto da sacristia. Francisco Yupanqui, ficou triste, chateado, se sentindo humilhado. Seu irmão o aconselhou a ir para Potosí, uma cidade que tinha grandes escultores de imagens sacras. Seu amor por Nossa Senhora, fez com que ele fosse para lá estudar artes.

Começou a estudar, e aprender aos segredos da arte, mas não deixava de fazer seus momentos de orações e jejum, pedindo à Nossa Senhora a graça de esculpir uma imagem que fosse digna de ficar no altar da Capela de Copacabana, e ser venerada pelos fiéis. Ele conseguiu dominar a arte na escultura e preparação da madeira, quem o ensinou foi o artesão Diogo Ortiz.

Assim, ele foi na Igreja de São Domingo, olhar uma imagem de Nossa Senhora da Candelária, para gravar seus detalhes e tela como modelo, ficou olhando a imagem por horas. Antes de iniciar seu trabalho, pedi que fosse celebrada uma Santa Missa em honra da Santíssima Trindade, para Deus lhe abençoasse sua obra de arte. Começou então a esculpir a imagem de Nossa Senhora, baseado na Nossa Senhora da Candelária. A imagem ficou magnifica, digna de ser contemplada. Sua alegria era imensa. Caro que alguns traços pessoais, acabaram por diferenciar a imagem de Nossa Senhora da Candelária, da de Copacabana que fizera, tanto que os indígenas viram nela pequenas características de seu povo.

Francisco Tito Yupanqui, retornou para sua cidade de Copacabana levando a linda imagem. Ao chegar os incas ao verem a imagem de Nossa Senhora, foram a sue encontro e espontaneamente fizeram uma procissão, levando-a até a Capela de Copacabana. O Pároco não teve outra coisa a fazer a não ser coloca-la no Altar Mor da Capela.

Desde que foi colocada no Altar, o povo começou a pedir intercessão de Nossa Senhora de Copacabana, e muitos milagre começaram a acontecer. Foram tantas graças alcançadas, que Nossa Senhora de Copacabana se tornou a padroeira da Bolívia. Lá onde era uma simples Capela, hoje é o Santuário de Nossa Senhora de Copacabana

A cidade de Nossa Senhora de Copacabana, no Rio de Janeiro, Brasil, se originou de uma cópia da imagem que comerciantes trouxeram da Bolívia, para o Rio de Janeiro. Logo construíram uma Capela em sua homenagem. A Capela fica na rocha que separa a Praia de Copacabana, da Praia de Ipanema. Em 1746, foi construída no local uma Igreja maior. Que mandou construir foi o Bispo Dom Antônio do Desterro, pois em uma viagem de navio, durante a tempestade pediu a intercessão de Nossa Senhora de Copacabana, conseguindo assim chegar a seu destino tranquilamente.

Sua festa litúrgica e popular é dia 5 de agosto. Costuma ser também ser celebrada em 2 de fevereiro na Bolívia.

Veja como Nossa Senhora age. O seu simples devoto, que fizera inicialmente uma imagem para homenageá-la, e fora ate ridicularizado por acharem a imagem feia, hoje tem sua réplica da imagem de Nossa Senhora de Copacabana, colocada no jardim do Vaticano. Assim é a terceira estátua Mariana da América do sul a ter lugar de destaque no Jardim do Vaticano. As duas primeiras foram, a de Nossa Senhora de Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil, e Nossa Senhora de Guadalupe, Padroeira do México e de todas as Américas.

Nossa Senhora de Copacabana, rogai por nós!

Doce Coração de Maria, sede nossa proteção!