Liturgia - 25/03/2024 - Segunda-feira da Semana Santa - Cor Roxo - Missa Própria.

A Anunciação do Senhor, foi transferida para segunda-feira da segunda semana da Páscoa, por estarmos na Semana Santa.

Proibido a Missa de Fiéis defuntos, exeto exéquias.

Hoje - Nossa Senhora da Anunciação.


A Palavra de Deus, Alimenta nossa Fé.

Jesus, O Servo de Deus, O Salvador!


   A Leitura nos diz que, Deus, constituiu Jesus como Aliança e Luz das nações, a fim de abrir os olhos dos cegos, soltar do cárcere os pesos e da prisão os que habitam nas trevas…


   Que está Quaresma seja de muitas conversões; que muitos voltem a enxergar Jesus, sejam  soltos dos cárceres das ideias erradas do mundo e da prisão dos pecados.


   Para com Salmo dizermos: O Senhor É Minha Luz e Salvação.


   Os Evangelhos desta semana, nos mostrará os últimos dias de Jesus, isto é,  nos mostrará Jesus Se Preparando para morrer para nos Salvar. Neste sentido a Igreja nos apresenta uma liturgia cheia de reflexões. 


   Segunda-feira - Jesus é Ungido  para o Sepulcro e nos Ensina que, o importante é uma vida voltada a Ele, isto é a Religiosidade e que pessoas com dificuldades sempre Existirá. 

   Ajudar os que estão próximo, é próprio de quem está bem Evangelizado, é próprio de quem Ama, pois quem Ama cuida!

   A exemplo da multidão, que procurava ver Lázaro, o leproso que Jesus havia Ressuscitado. 

   Nós, sem nos importar com o que for negativo dentro da  Igreja,  devemos também procurar sempre ver o que Jesus, e Seus Discípulos nos deixaram, para que, livres dos cárceres (dos pecados), e das prisões das trevas, voltemos a enxergá-Lo. 


   Vinde Espírito Santo, sobre TODOS  que ainda precisam de Conversão.

   Vinde Espírito Santo, iluminar TODOS os Batizados para que, as coisas erradas, existentes na Igreja, não nos deixem abalar, ao contrário, nos ajude Espírito Santo a,  nos redobrar em Perseverante na Orações.

   Vinde Espírito Santo, iluminar, Encorajar, Reunir e Fortalecer os Fiéis de Jesus em Sua Santa Igreja Católica Apostólica Romana.

   Vinde Espírito Santo, Converter os hereges à Verdade da Igreja de Jesus. 


   Te agradecemos Jesus, por TODOS os Batizados que, Convertidos ajudam os outros a se libertarem do cárcere do pecado e das prisões das trevas, e a enxergarem Jesus!

   Somos gratos a Ti Senhor, pelo Vosso Imenso Amor para com todos nós.  Amém!


   Para bem vivermos a Páscoa, devemos nestes dias que antecedem, nos voltarmos com mais Amor e dedicação a Jesus O Servo de Deus, com mais Oração e Reflexão. 


Antífona de Entrada - Salmo 34 (35): 1-2; 139 (140): 8.

 Contesta, Senhor, com os que me contesta, combate os que me combatem; empunha o escudo e a armadura, levanta-Te para me auxiliar. Senhor, Dono meu, que cobres minha cabeça quando me armo.


Oração da Coleta.

   Deus Todo Poderoso, olhai para a fragilidade da nossa natureza mortal e fortalecei a esperança dos Vossos Fiéis pelo mérito do Vosso Filho Unigênito. Ele que É Deus e Convosco Vive e Reina, na Unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. - Amém.


Primeira leitura - Isaías 42: 1-7.

   Leitura do Livro de Isaías.


   Vede Meu Servo, a Quem sustento; Meu Escolhido, a Quem prefiro. Sobre Ele pus Meu Espírito, pra que promova o direito nas nações.

   Não quebrará a cana rachada, não apagará o pavio vacilante. Promoverá fielmente o direito, não vacilará nem quebrará, até implantar o direito na terra, e Sua Lei que as ilhas esperam.

   Assim diz o Senhor Deus, que criou e estendeu o céu, firmou a terra com sua vegetação, deu o alento ao povo que nela habita e a respiração aos que nela se movem.

   Eu, o Senhor, Te chamei para a Justiça, Te tomei pela mão, Te formei e fiz de Ti Aliança e um povo, Luz das nações. Para que abras os olhos dos cegos, tires os presos da prisão, e da masmorra os que hebitam em trevas.

   Palavra do Senhor.

   Graças a Deus.


Salmo 26 (27): 1. 2. 3. 13-14. (R 1a.).

"O Senhor É minha Luz e minha Salvação !" (Resposta).


O Senhor É minha Luz e minha Salvação:

a quem temerei?

O Senhor É o Baluarte de minha vida:

de quem terei medo? (R.).


Quando os malfeitores me atacam

pra tragar-me vivo,

eles, inimigos e adversários,

é que tropeçam e caem. (R.).


Se um exército acampa contra mim,

meu coração não teme;

se entram na batalha contra mim,

ainda assim confio. (R.).


Eu, porém, espero alegrar

da felicidade do Senhor no país da vida.

Espera no Senhor, sê valente.

Coragem ! Espera no Senhor. (R.).


Aclamação do Evangelho. 

(Refrão) -  Glória a Vós, Jesus Cristo, Sabedoria do Pai. (Repete-se).

   Salve, Senhor, nosso Rei; só Vós tiveste piedade dos nossos erros. (Refrão).


Evangelho - São João 12: 1-11.

   O Senhor Esteja convosco.

   Ele Está no meio de nós.

   Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo São João.

  Glória a Vós Senhor.


   Seis dias antes da Páscoa, Jesus foi a Betânia, onde estava Lázaro, que Jesus ressuscitara da morte. Ofereceram-Lhe um banquete. Marta servia e Lázaro era um dos que comia na mesa com Jesus. Maria tomou uma libra de perfume de nardo puro, muito caro, ungiu com ele os pés de Jesus e os enxugou com os cabelos. A casa se encheu com o perfume. Judas Iscariotes, um dos discípulos, que o iria entregar, diz: "Por que não venderam esse perfume por trezentos denários para reparti-los ente os pobres?"

   Dizia isso, não porque lhe importassem os pobres, mas porque era ladrão; e como carregava a bolsa  de dinheiro, roubava o que depositavam.

   Jesus respondeu: "Deixa que ela o guarde para o dia de Minha sepultura. Pobres sempre tereis entre vós, a Mim não Me tereis".

   Grande multidão de judeus soube que Jesus estava aí foram  lá, não só por Jesus, mas também para ver Lázaro, o ressuscitado da morte. Os sumos sacerdotes haviam decidido matar também Lázaro, pois por sua causa muitos judeus iam a Jesus e acreditavam Nele.

   Palavra da Salvação.

   Glória a Vós Senhor.


Oração de oferecimento.

   Olhai com Bondade, Senhor, para os Sagrados Mistérios que celebramos e fazei que seja fonte de Vida Eterna o Sacramento que instituístes para a remissão dos nossos pecados.

   Por Cristo nosso Senhor. - Amém.


Antífona da Comunhão - Salmo 101 (102): 3.

   Senhor, não escondas o Rosto em meu aperto. Dá-me ouvidos quando Te chamo, responda-me depressa.


Oração depois da Comunhão.

   Visitai, Senhor, o povo Santificado por Estes Mistérios e defendei-os com Paternal Bondade, para que conserve sempre, como remédio de Salvação Eterna, os Dons recebidos da Vossa Misericórdia.

   Por Cristo nosso Senhor. - Amém.