Nossa Senhora da Guarda - 29 de agosto.

Vamos à História:

Em 29 de agosto de 1487, quando Benedetto Pareto foi, trabalhar logo cedo no monte Figogna, perto de Gênova, Itália. Este monte era chamado de monte da guarda, pois de lá os moradores da cidade, ficavam vigiando, pois tinha muito piratas muçulmanos, que invadiam a terra de outros e saqueavam tudo. Lá os moradores, faziam a guarda da cidade, ao avistarem barcos se aproximando, o povo logo fugiam para um lugar seguro, e as defesas, eram preparadas para proteger (guardar) o local.

Benedetto era um simples pastor, e neste monte levava suas ovelha para pastar. Sua esposa levava-lhe o almoço todos os dias, as 10:00 horas, esta era sua rotina diária. Mas no dia da aparição, de Nossa Senhora, ele viu uma bela senhora se aproximar, e apresentou-se a ele como a Mãe de Jesus. Ele ficou muito nervoso, Nossa Senhora o tranquilizou. Depois pediu a ele que construísse uma capela naquele local, bem no alto do monte. Benedito lhe respondeu: "Sou muito pobre, e para construir neste monte alto e deserto será preciso tanto dinheiro, que duvido que o consiga". Nossa Senhora lhe falo: "Não tenhas medo. Será muito ajudado".

Benedetto, vai muito feliz, para casa correndo, contar a toda sua família o que acontecera. Mas, a reação de sua família, não foi nada boa. Sua esposa lhe disse: "Até hoje todos te consideravam uma pessoa pobre e simples, mas de hoje em diante vão te considerar um tosco ou completamente louco". Diante do que dissera sua esposa, ele desanimou, parou de pensar em construir a capela.

No dia seguinte, vai trabalhar normalmente, vê um pé de figo, e resolve colher alguns. Subiu no pé de figo, mas o galho que estava se quebrou, caiu e se machucou, foram ferimentos que poderiam tê-lo levado a morte. Levado para casa, ficou alguns dias acamado. Nesta situação, Nossa Senhora apareceu-lhe novamente. O repreendeu suavemente por sua atitude. Pediu-lhe novamente que construísse a capela, no monte, em seguida curou suas feridas.

Benedetto, então não teve dúvida em começar a construir a capela, não importava-se com o que os outros iriam pensar. Começou a contar para todo mundo o que tinha acontecido, e pedia ajuda para construir a capela. Como Nossa Senhora lhe dissera, ele teve muitas ajudas, e rapidamente terminou de construir a Capela no alto do monte Figogna. Essa capela original era pequena, de forma retangular e com o teto de madeira, hoje, fica dentro das edificações que construíram em volta dela.

A notícia da aparição se espalhou, os fiéis começaram a fazer peregrinações ao local. Em 1530, a nobre família Ghersi, contribuiu a ampliação do lugar, construindo ali um Santuário, pois era um número muito grande de fiéis a procurarem o local. O prédio que hoje lá se encontra, foi construído no final do século XIX. Tem também no local um alojamento para os peregrinos.

O Papa Bento XV, que era natural de Gênova, concedeu em 1915 à Igreja a condição de Basílica. Mandou também construir nos jardins de Vaticano uma Capelinha dedicada a Nossa Senhora da Guarda. O Papa Bento XVI, esteve em visita à Basílica de Nossa Senhora da Guarda.

São Luís Orione muito devoto de Nossa Senhora da Guarda, começou a pedir que as pessoas doassem, bronze, panelas de bronzes furadas, qualquer coisa de bronze, que não estivesse em uso, para se construir uma estátua de bronze para se colocar no alto da Torre do Santuário. Assim conseguiu recolher material suficiente para se fazer uma linda estátua de bronze de Nossa Senhora da Guarda que foi colocada na Torre do Santuário, é a maior estátua de bronze de Nossa Senhora, que esta mais alta em relação ao chão em toda terra.

São Luís Orione: "Nossa Senhora é vinculo de paz; o seu amor cura as feridas das alma, ajuda os seus filhos, inspira sentimentos de perdão, aproxima as almas de Deus e as salva...".

Nossa Senhora da Guarda, rogai por nós!

Doce Coração de Maria, sede nossa proteção!