Dia 17 de novembro - Santa Isabel da Hungria

Nasceu em 1207. Filha do Rei André II da Hungria. Já aos 4 anos foi prometida em casamento com o filho do duque de Turíngia, Luís IV, o duque herdeiro da Turíngia. Com isto foi morar na corte de seu futuro esposo. Sofreu perseguições por parte de sua sogra, pelo ciúmes do filho. Assim passou a caluniar a Santa Isabel, dizendo que era esbanjadora, que gastava muito com os mais necessitados.

Casou-se com 14 anos. Seu marido em sua homenagem colocou em seu brasão três palavras: Piedade, Pureza e Justiça. O casal teve 3 filhos, o primeiro filho, quando Santa Isabel tinha 15 anos, um menino, aos 17 anos, ela teve uma menina, quando teve a terceira filha, tinha 20 anos, seu marido já tinha morrido em uma cruzada a 3 semanas. Assim ela disse com relação ao marido: "Se eu amo de tal modo uma criatura mortal, como deveria amar ao Senhor imortal, dono da minha alma?".

A Santa ajudou a construção de um hospital em Marburg, em honra de São Francisco, usou para isto seu dinheiro pessoal.

Com a morte de seu marido, o tio dele tornou-se encarregado da regência da corte, então expulsou a Santa e seu 3 filhos da corte. Sem lugar para ficar, ficou em um chiqueiro de porcos, juntamente com seus filhos. Ali ficaram, até o os Franciscanos de Eisenach, os socorreram. Mesmo ela tendo ajuda construir o hospital, mesmo os enfermeiro e até os mendigos que lá viviam a insultavam, pois temiam desagradar o tio de seu marido, que atualmente comandava a corte.

Santa Isabel da Hungria, foi ajudada posteriormente, por um tio que era Bispo de Bamberga. Uns amigos de seu marido que participaram com ele nas cruzada, vieram para lhe ajudar, pois este foi um dos pedido de seu marido antes de morrer. Conseguiram fazer com que ela voltasse para a corte, readquirindo seus direitos.

A Santa não quis voltar para a Hungria e renuncia a seus títulos, entrando na ordem Terceira de São Francisco. Em 1229 ela fundou um convento de Franciscanas, destinado a servir aos enfermos.

Morreu, em 17 de novembro de 1231, com 24 anos. Foi Canonizada pelo Papa Gregório IX em 1235.

Santa Isabel da Hungria, rogai por nós !