Nossa Senhora da Penha da França - 01 de setembro em Resende Costa.

Em outras cidades é comemorada em datas diferentes.

Vamos à História:

Existe na Espanha uma serra muito alta chamada Penha da França. Em 19 de maio de 1434. O Monge francês Simão, sonhou com uma imagem de Nossa Senhora estava enterrada no topo de uma montanha.

Durante a guerra entre católicos e muçulmanos. Os católicos enterravam suas imagens de santos para não serem destruídas, caso fossem dominados. No sonho, Simão via a imagem lhe acenado para que fosse busca-la no alto da montanha. Durante cinco anos Simão procurou pela montanha que estava a imagem, sem encontra-la. Ele tinha o modelo da montanha de seu sonho, mas não sabia onde ficava. Até que um dia alguém lhe disse que esta montanha deveria ser a Penha de França. Então ele foi para lá.

Simão, caminhou 3 dias e 3 noites direto. Pois sempre que parava para tirar um cochilo, ouvia uma voz: "Simão, vela e não durma !" Por esta razão passou a ser chamado de Simão Vela.

Cansando já no topo da montanha, parou para descansar. Neste momento Nossa Senhora lhe apareceu e trazia o Menino Jesus no colo, e lhe indicou o local da montanha que estaria a imagem. Foi em direção ao local, e ajudado por alguns pastores da região, finalmente encontrou a imagem que virá em seus sonho.

Muito feliz e emocionada. Imediatamente começou a construir naquele local, uma rustica Capela, para ali ficar como Monge, e isolado. Mas os próprio pastores que lhe ajudaram a achar a imagem espalharam a notícia. Muitas pessoas começaram a visitar o lugar, e a fazer pedido a Nossa Senhora, que a chamavam, de Nossa Senhora da Penha de França. Rapidamente lá se tornou um santuário, com a construção de uma linda e ampla Igreja.

Pouco tempo depois da pequena Capelinha que o Monge Simão Velas construirá, era conhecida em toda a Espanha. E ficou mais conhecida ainda quando há uma peste assolou a Espanha, já tendo matado grande parte da população. O povo começou a pedir à intervenção de Nossa Senhora da Penha, e sem explicação a peste desapareceu.

O mesmo aconteceu em Portugal, diante de uma peste, autoridades portuguesas sabendo o que ocorrera na Espanha, pediram a intercessão de Nossa Senhora da Penha, e prometeram construir uma Santuário a Ela se a peste acabasse. Quase que imediatamente o surto de preste parou. Então foi construído um Santuário de Nossa Senhora da Penha, em Portugal.

O Santuário da Nossa Senhora da Penha, em Portugal foi construído em um pico, para assemelhar-se ao da Espanha. Um devoto quando acabou de subir, ao chegar perto do Santuário cansado adormeceu. Neste momento uma grande cobra se aproximava dele, então um lagarto pulo sobre o homem, acordando-o. Ai, ele matou a cobra. Atribuiu o largado ter aparecido, como se fosse Nossa Senhora que o mandou. Por isto em algumas imagens de Nossa Senhora da Penha, tem aos seus pés, um peregrino, a cobra e o lagarto.

Normalmente as Igrejas dedicadas a Nossa Senhora da Penha são construídas no auto da coluna ou numa montanha. Seguindo a origem da imagem achada pelo Monge Simão Vela.

A Festa de Nossa Senhora da Penha, em muitos lugares, é dia 8 de setembro, algumas cidades se adaptam ao dia de domingo. Outras cidades se comemora em outros messes, não setembro.

Em Resende Costa, Minas Gerais, é comemorada em 01 de setembro. Isto porque, em 1830, o padre Antônio de Pádua, após ser curado pela intercessão de Nossa Senhora da Penha, começou a esculpir a imagem da padroeira de Resende Costa, no casarão da chácara Dr. Gerdásio. Terminou o trabalho no dia 1 de setembro, então juntamente com a população, saiu em procissão da chácara até a igreja matriz, colocou a imagem no Altar Mor da Igreja Matriz, onde se encontra até os dias de hoje.

Nossa Senhora da Penha da França, rogai por nós!

Doce Coração de Maria, sede nossa proteção!