Santa Luíza Marillac

16 de março - Santa Luíza Marillac

Nasceu em 12 de agosto de 1591, na França. Foi registrada três dias após seu nascimento, por Luís I de Marillac, disse que é porque ela seria filha de um de seus irmãos, assim a registra, em seu nome para evitar escândalos. Tanto, que quando ele se casa, em 15 de janeiro de 1595, a põe no Mosteiro Real de Sain-Louis de Poissy, das Feirar Dominicanas. Com as freiras teve todos os ensinamento, aprendeu a ler, escrever, e ensinamentos cristão. Quando Luís de Marillac morre, seu tutor passa a ser Miguel de Marillac (chanceler da França). Ele então leva Luísa de Marillac um pensionato de meninas. Nesta época, ela conhece as Freiras Capuchinhas, Filhas da Cruz. Faz votos, de seguir a Deus, e aos pobres.

Mas seu tutor, decide por interesses financeiros, para ele Miguel , que ela deve casar-se. Assim, em 05 de fevereiro de 1613, Luíza se casa com Antônio Le Gras. Recebe o título de "Mademoiselle" por ser esposa de um nobre da França. Santa Luísa, ficou triste com o casamento. Mas logo teve um filho. Mas, o menino ficara muito doente, e a Santa entrou em depressão. Achando ser um castigo por não ter cumprido o votos de devoção a Deus.

Em 1623, no dia de Pentecostes, quando a Santa Luíza estava na Igreja de São Nícolas, o Espírito Santo lhe ilumina, mostrando-lhe que seu compromisso agora era ao lado do marido, assim toda depressão acaba, e ela percebe que seu lugar é ao lado de marida cuidando dele ate que Deus os separe. E também cuidar de seu filho, até o tempo de coloca-lo para estudar internado, como se fazia com os filho dos nobres.

Em 1625, ela conhece o Padre São Vicente de Paulo, que criou as Confrarias da Caridade e estabeleceu a Congregação da Missão Lazaristas. Neste mesmo ano ela fica viúva, então coloca seu filho em um pensionato em Saint Nícolas, onde os filhos dos nobres eram cuidados e educados.

Ai, Santa Luíza, vai ajudar São Vicente de Paulo nas obras de caridade. São Vicente funda em 06 de maio de 1629 as Damas da Caridade, e coloca como superiora da casa de caridade. Em março de 1634, com a ajuda de São Vicente, Santa Luíza e mais 4 religiosas fundaram a Companhia das filhas da Caridade. A Congregação foi aprovada pelo Vaticano em 1655.

Foram muitas obras realizadas por São Vicente de Paulo, juntamente com Santa Luíza Marillac. Deram assistências aos pobres e as crianças abandonadas, socorreram as vítimas na Guerra dos 30 anos, cuidaram de doentes mentais, ajudaram a criar o Hospital do Santo Nome de Jesus, e o Hospital Geral de Paris.

Morreu, em 16 de março de 1660, em Paris. Foi enterrada na igreja de Saint Laurent em Paris, hoje se encontra na Capela da Casa Mãe das Filhas da Caridade, rua Bac, nº 140, em Paris. Foi Beatificada pelo Papa Bento XV, em 9 de maio de 1920, em Paris, França. Foi canonizada pelo Papa Pio Xi , no dia 11 de março de 1934. Foi declarada patrona das Obras Sociais em 1960 pelo Papa João XXIII.

Santa Luíza Marillac, rogai por nós !