Liturgia - 15/08/2024 - Quinta-feira - Solenidade - Assunção de Nossa Senhora - Cor branco - Missa Própria.

Proibido a intenção de Fieis defuntos, mesmo a Missa de Exéquias.

Santo do dia - São Tarcísio, Acólito.

Hoje Nossa Senhora da Assunção.


A Palavra de Deus Alimenta a nossa Fé.

   Nossa Senhora É a Ponte…


   Hoje, a Igreja Católica Apostólica Romana, Celebra a Assunção de Nossa Senhora, e neste sentido a Liturgia é toda voltada a Esta Rainha, Mãe de Jesus  E Mãe de Todos nós. 


   A Primeira Leitura, nos mostra a figura de uma Mulher Grávida, que É Nossa Senhora, vestida de sol, coroada com Doze Estrelas,  tendo a lua debaixo dos pés… aparece também, a figura de um dragão que é o satanás, com os seus, que, em uma batalha foram expulsos do Céu, por São Miguel com Seus Santos Anjos…

   Em Nossa Senhora realizou a Salvação, o Poder e a Realeza do Nosso Deus a a Autoridade do Seu Cristo…


   Onde Nossa Senhora Está, Ela leva também Jesus.


   Com o Salmo podemos dizer: A Tua Direita Está a Rainha Ornada com Ouro de Ofir!


   A Segunda Leitura, nos diz que, por um só homem, Adão, Todos nós nos tornados pecadores e merecedores do fogo eterno. E em Jesus, Arrependidos e Convertidos dos nossos pecados, Todos temos a possibilidade de sermos Ressuscitados, por Cristo …


   No Evangelho vemos a Bonita passagem da Visitação de Nossa Senhora a sua prima Santa Isabel, enchendo-a do Espírito Santo, também,  a Bonita Saudação de Israel a Virgem Maria e o Maravilhoso  Cântico de Nossa Senhora, que com Sua Alma Agradecida Exalta e Louva O Todo Poderoso que, através de Sua Humildade Fez Grande Coisas em Favor da humanidade. E a Misericórdia de Deus, Perdurará de geração em geração para aqueles que o Temem e mudam de vida. O Senhor Agiu e age com a Forca de Seu Braço dispersa os homens de coração orgulhosos, depõem dos seus tronos os poderosos e os Humildes Exalta… Conforme Prometeu aos Primeiros Povos, em favor de Abraão e de Sua Descendência.


   Vinde Espírito Santo, iluminar TODOS os Batizados a aceitarem Nossa Senhora como Mãe e Rainha, Aquela que nos trouxe a Salvação.

   Vinde Espírito Santo, fazer de Todos nós, a Geração que A Proclamam Bem-Aventurada.

  Vinde Espírito Santo, iluminar, Encorajar, Reunir e Fortalecer os Fiéis de Jesus em Sua Igreja Una Santa Católica Apostólica Romana.

   Vinde Espírito Santo, Converter os hereges à Verdade da Igreja de Jesus. Amém.


   Te Agradecemos Jesus, por, através de Nossa Senhora, ter vindo nos Ensinar a irmos para o Céu.

   Te Agradecemos Jesus, por sermos a geração que Proclama Nossa Senhora Bem-Aventurada.

   Somos Gratos a Ti Senhor, pelo Vosso Imenso Amor para com todos nós.  Amém!


   Os que já tem Nossa Senhora como Mãe e Rainha, devem Rezar para os que estão próximos e ainda não A aceitam: família, parentes e amigos.

   Se Jesus sendo Deus, veio até nós através de Nossa Senhora, também nós, devemos ir a Jesus através de Nossa Senhora.

   Vinde Mãe e Mestra, junto com o Espírito Santo, nos ajudar a ser e a fazer o que Jesus quer, vinde nos Educar, nos Ensinar e nos Levar a Jesus para que Ele possa nos levar a Deus Pai.

   Nossa Senhora É a Ponte que nos trouxe Jesus e nos levará a Jesus.


Antífona de entrada.

   Exultemos de alegria no Senhor, ao celebrar este dia de Festa em Honra da Virgem Maria. Na Sua Assunção alegram-se os Anjos e cantam Louvores ao Filho de Deus.


Reza-se o Glória.


Oração da Coleta.

   Deus Todo Poderoso e Eterno, que elevastes a Glória do Céu em Corpo e Alma a Imaculada Virgem Maria, Mãe do Vosso Filho, concedei-nos a Graça de aspirarmos sempre às Coisas do Alto, para merecermos participar da Sua Glória.

   Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, que É Deus e Convosco vive e Reina, na Unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. - Amém.


Primeira Leitura - Apocalipse 11: 19a; 12: 1-6a. 10ab.

   Leitura do Livro do Apocalipse.


   Abriu-se no Céu o Templo de Deus e apareceu no Templo a Arca de Sua Aliança.

   Um Grande Sinal apareceu no Céu: uma Mulher Vestida de Sol, a lua sob os pés e na cabeça uma coroa de doze estrelas. Estava grávida e gritava de dor no momento do parto. apareceu outro sinal no Céu: um enorme dragão vermelho, com sete cabeças e dez chifres e sete diademas nas cabeças. Com a cauda arrastava um terço dos astros do céu e os arremessava à terra. O dragão estava diante da mulher que dava à Luz, disposto a devorar a Criança assim que nascesse. Ela deu à Luz um Filho Homem, que apascentará todas as nações com vara de ferro. o Filho foi arrebatado para Deus e para o Seu Trono. A Mulher fugiu para o deserto, onde tinha um lugar preparado por Deus para sustentá-La.

   Escutei no Céu uma voz potente que dizia: "Chegou a Vitória, O Poder e o Reinado de nosso Deus e a Autoridade de Seu Messias.

   Palavra do Senhor.

   Graças a Deus.


Salmo 44 (45): 10-11. 12 e 16. (R. 10b.).

   "À Tua Direita Está a Rainha ornada com ouro de Ofir." (Resposta).


Filhas de reis vêm ao teu encontro,

de pé à Tua Direita Está a Rainha

ornada com ouro de Ofir.

Escutai, Filha, vê, dá ouvidos:

esquece teu povo e a casa paterna. (R.).


O Rei está apaixonado por Tua beleza:

presta-Lhe homenagem, pois Ele É Teu Senhor.

Condizem-Na com alegria e algazarra,

vão entrando no Palácio Real. (R.).


Segunda Leitura - 1 Coríntios 15: 20-27.

   Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios.


   Cristo Ressuscitou como primícias dos que morreram, visto que, se por um homem veio a morte, por um Homem vem a Ressurreição dos mortos. Visto que todos morrem por Adão, todos recuperarão a Vida por Cristo. Cada um por sua vez: as primícias é Cristo; depois quando Ele voltar, os cristãos; a seguir virá o fim, quando Ele entregar o Reino a Deus Pai e acabar com todo principado, autoridade e poder. Com efeito, Cristo deve Reinar até pôr todos os Seus inimigos sob Seus pés; o último inimigo a ser destruído é a morte. Tudo submeteu sob Seus pés: ao dizer que tudo Lhe está submetido, é evidente que se exclui Aquele que tudo lhe submeteu.

   Palavra do Senhor.

   Graças a Deus.


Aleluia.

   (Refrão) - Aleluia ! (Repete-se).

   Nossa Senhora foi Elevada aos Céus, alegra-se a multidão dos Anjos. (Refrão).


Evangelho - São Lucas 1: 39-56.

   O Senhor Esteja convosco.

   Ele Está no meio de nós.

   Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo São Lucas.

   Glória a Vós Senhor.


   Maria, se levantou e se dirigiu apressadamente à serra, a um povoado da Judeia. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança deu um salto em seu ventre; Isabel, cheia do Espírito Santo, exclamou com voz forte:

   "Bendita És Tu entre as mulheres e Bendito o Fruto do Teu Ventre. Quem sou eu para que me visite a Mãe de meu Senhor? Vê: quando Tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança deu um salto de alegria em meu ventre. Feliz És Tu que creste, porque se cumprirá o que o Senhor anunciou."

   Maria disse:

   "Minha Alma proclama a Grandeza do Senhor,

   Meu Espírito festeja a Deus, Meu Salvador,

   porque olhou a Humildade de Sua Escrava

   e daqui para frente Me felicitarão todas as gerações.

   Porque o Poderoso Fez proezas, Seu Nome É Sagrado.

   Sua Misericórdia com Seus fiéis continuará de geração em geração.

   Seu Poder é exercido com Seu Baço:

   dispersa os soberbos em seus planos:

   derruba do trono os poderosos e exalta os humildes:

   cumula de bens os famintos e despede os ricos sem nada.

   Socorre Israel Seu servo, recordando a lealdade,

prometida a nossos antepassados, em favor de Abraão e sua descendência para sempre."

   Maria ficou com Isabel três meses, e depois voltou para casa.

   Palavra da Salvação.

   Glória a Vós Senhor.


Reza-se o Credo.


Oração de Oferecimento.

   Suba até Vós, Senhor, a nossa humilde oferta, e, pela intercessão da Virgem Maria, Nossa Senhora elevada ao Céu, fazei que o nossos corações inflamados de amor, se dirijam continuamente a Vós.

   Por Cristo nosso Senhor. - Amém.


Prefácio a Glória da Assunção de Nossa Senhora.

   O Senhor Esteja convosco ......


   Senhor, Pai Santo, Deus Eterno e omnipotente, é verdadeira mente nosso deve, é nossa salvação dar-Vos a Graça, sempre e em toda a parte e Louvar-Vos, Bendizer-Vos e Glorifica-vos na Assunção da Virgem Nossa Senhora. Hoje a Virgem Mãe de Deus foi elevada a Glória do Céu. Ela É Aurora e a Imagem da igreja Triunfante, Ela É o Sinal de consolação e esperança para o Vosso povo peregrino. Vós não quiseste que sofreste a corrupção do túmulo Aquela que Gerou e deu a Luz o Autor da Vida, Vosso Filho feito Homem.

   Por isso com todos os coros dos Anjos proclamamos a Vossa Glória. Cantando com Alegria. Santo, Santos ....  Hosana nas Alturas.    


Antífona da comunhão - São Lucas 1: 48-49.

   O Senhor, olhou para a Humildade de Sua Escrava e daqui para frente Me felicitarão todas as gerações. Porque o Poderoso fez proezas, Seu Nome É Santo.


Oração depois da Comunhão.

   Tendo recebido os Sacramentos da Salvação, nós Vos pedimos, Senhor, por intercessão da Virgem Nossa Senhora, elevada ao Céu, a Graça de chegarmos a Glória da Ressurreição.

   Por Cristo nosso Senhor. - Amém.


Faz-se preferencialmente a Benção Solene.