29 de junho - São Paulo - Apóstolo

São Paulo, Apóstolo. - Vamos a História.

Nasceu no ano 5, em Tarso, na Cilicia (atual Turquia), e morreu no ano 67.

São Paulo, que tinha dois nomes, Saulo por ser hebreu e Paulo por ser romano, seus pais eram judeus, tinha os benifícios da cidadania romana.

São Paulo, passou os primeiros anos de vida com os judeus, onde frequentou a escola da sinagoga. Onde por costume, tinha que aprender uma profissão, e São Paulo tornou-se tecelão.

Quando adolescente foi para Jerusalém, para aprender religião e cultura hebraica. Estudou no templo de Salomão. Seu professor foi Gamafiel, rabino renomeado na época. Além de estudar os Pergaminhos (Bíblia), estudou a Lei, estava se preparando para ser rabino ortodoxo judeu.

Terminado os estudos, retorna para Tarso. Onde trabalhava na sinagoga e na fabricação de tenda, com seu pai.

Quando tinha 26 anos, Jesus já anunciava o Evangelho, e quando tinha 28 ou 29 anos, foi quando Jesus foi crucificado, morto e ressucitou ao terceiro dia.

No ano 29, Saulo chegou a Jerusalém, os discípulos de Jesus já eram mais de 5 mil. Saulo então era "comandante" de soldado romano, e não acreditava nas pregação dos discípulos, e cumprindo a "lei' os perseguia nos arredores de Jerusalém, estando inclusive presente quando apedrejaram Estêvão.

Resumo da Conversão de São Paulo.

Foi quando a caminho de Damasco, pois Saulo pedira uma carta para ir lá, prender cristão e trazer para Jerusalém, quando "caiu do cavalo", Quando Jesus, em uma luz incandescente, lhe indagou; "Saulo, por que me persegues?", "Eu sou, o Deus de Abraão, Isaac e Jacó". Saulo perde a visão, fica três dias em jejum e oração. Jesus e manda ir até Ananias, que põe as mãos sobre a cabeça de Paulo e no mesmo instante fica curado da visão, converte-se ao cristianismo e é batizado. (A história completa da conversão de São Paulo, contamos, no site, e postamos aqui no Face dia 25 de janeiro, dia de sua conversão).

Após, sua conversão, vai para o deserto da Arábia. E faz diversas pregações em vários lugares.

No ano 44, após ficar três anos, pregando em Tarso, vai para Antioquia, onde inicia sua missão entre os gentios. Foi ali, que pela primeira vez os discípulos de Jesus, foram chamados de Cristãos.

Do anos 49 à 53, São Paulo, vai pregar nas cidades de Macedônia, Acaia, Felipo, Atenas e Corínto.

Do anos 50 à 52, ficou somente em Corinto, por 18 meses, onde fundou a comunidade cristã, formada por pessoas simples da população.

No anos 58, em Jerusalém, São Paulo é acusado de ter pregado contra a Lei, é preso e enviado para Roma, onde seria julgado por um tribunal de César, mas um naufrágio interrompe a viagem. São Paulo consegue ficar em prisão domiciliar, onde recebe a todos, mas, não podendo sair de dentro da casa.

No ano 64, após o incêndio em Roma, que atribuíram aos Cristãos, São Paulo é preso novamente e levado para Roma.

No ano de 67, foi decapitado. Seu dia festivo e 29 de junho, juntamente com São Pedro. Sendo que no dia 25 de Janeiro e dia de festa da Conversão de São Paulo.

São Paulo, tem na Bíblia, 14 cartas, sendo que a Carta aos Hebreus, não se tem uma certeza absoluta de que seja de sua autoria.

Acredita-se que as Cartas foram escritas entre os anos de 50 e 60, não se tendo uma precisão em data-las corretamente.

São elas: uma Carta aos Romanos; duas Cartas aos Coríntios; uma Carta aos Efésios; uma Carta aos Filipenses; uma Carta aos Colossenses; duas Cartas aos Tessalonicenses; duas Cartas a Timóteo; uma Carta a Tito; uma Carta a Filemon e a Carta aos Hebreus, que muitos atribuem a eles, mas outros não.

São Paulo, rogai por nós!