Preciosíssimo Sangue de Jesus - 01 de julho 

Preciosíssimo Sangue de Jesus. 

 

O mês de julho e dedicado ao Preciosíssimo Sangue de Jesus, o Sangue que Jesus derramou na Cruz para pagar os nossos pecados. É o Sangue de Jesus, continua conosco na Santa Eucaristia.

 

Vamos compreender um pouco mais desta Devoção e sua origem:

É uma devoção muito antiga dos primórdios da evangelização. São João Batista, já apresentou Jesus, como: "Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo". Antes, era imolado o sangue do cordeiro, mas, Jesus deus Seu próprio sangue.


No XIX, São Gaspar Del Búfalo, começou a propagar esta devoção, que foi reconhecida pela Igreja. Com composição da Missa e Ofício próprio, por ordem do Papa Bento XIV. Por isso, até hoje São Gaspar é reconhecido como o "Apóstolo do Preciosíssimo Sangue". Ele foi o fundador da Congregação do Missionários do Preciosíssimo Sangue.

 

Em 1848, o Papa Pio IX, estendeu a devoção à toda Igreja e foi estabelecido o dia 1 de julho para celebração votiva.

Isso porque, em 1848, o Papa Bento XIV foi expulso de Roma  e no ano seguinte, em 1849, invocando e dando graças pelo "sangue derramado por Jesus por amor aos homens de todos os tempos". Após estas suas orações, o exército  permitiram a sua voltar.

 

Assim, o Sumo Pontífice seguinte, Papa São Pio IX, criou esta Santa Missa votiva, no dia em que o Papa Bento XIV, pode retornar a Roma, após invocar o Sangue de Jesus, isto é primeiro de julho.

 

Com o Concílio Vaticano II, esta Missa Votiva, foi retirada do calendário.


Mas tarde se estabeleceu, que uma Missa Votiva, em honra do Preciosíssimo Sangue, fosse celebrada no mês de julho, em todos as Igreja, sem uma data específica.

Mas, pediu-se que de preferência fosse no primeiro domingo de julho.

Assim sendo, todo o mês de julho, passou a ser dedicado ao Preciosíssimo Sangue de Jesus.

 

Veja a Oração inicial da Santa Missa Votiva:

 “Ó Deus, que pelo Precioso Sangue do Teu Filho Unigênito redimiu o mundo inteiro, preserva em nós o trabalho de Tua Misericórdia, para que, sempre honrando o mistério da nossa salvação, possamos merecer obter bons frutos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, Teu Filho, que vive e reina na unidade do Espírito Santo, um só Deus, para todo o sempre. Amém.”


“Admitidos à Vossa Mesa Sagrada, ó Senhor, com alegria extraímos água das fontes do Salvador: que o Vosso Sangue, pedimos a vós, torne dentro de nós uma fonte de água que salta para a vida eterna. Amém.”

 

Sangue de Cristo, Salva-nos!