Liturgia - 25/01/2025 - Sábado - Festa - Cor branco.

Festa de Conversão de São Paulo, Apóstolo.

Proibido a Missa de defuntos, exeto exéquias.


A Palavra da Deus Alimenta a nossa Fé.

   Em construção.


Antífona - 2 Timóteo 1: 12; 4: 8.

   Eu sei em quem confio, só me espera a coroa da Justiça que o Senhor como Justo Juiz. Me entregará naquele dia não só a mim, mas a todos que o tiverem esperando a Sua Vinda.


Reza-se o Glória.


Coleta. 

   Senhor Nosso Deus, que instruíste o mundo inteiro com a palavra do Apóstolo São Paulo, concedei-nos quando celebramos hoje a sua conversão a Graça de caminharmos para Vós, como ele, dando testemunho da Vossa verdade no mundo.

   Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, que É Deus e Convosco Viver e Reina, na Unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. - Amém.


Primeira Leitura - Atos dos Apóstolos 22: 3-16.

   Leitura dos Atos dos Apóstolos.


 Eu, Paulo, sou judeu, natural de Tarso da Cilicia, embora educado nesta cidade e instruido com toda exatidão na lei de nossos antepassados aos pés de Gamaliel, entusiasta de Deus, como sois atualmente todos vós.

   Eu persegui de morte esse Caminho, prendendo e colocando na cadeia homens e mulheres, como podem testemunhá-lo o sumo sacerdote e todo o senado. Deles recebi uma carta para os irmãos e me pus a caminho de Damasco para prender os que aí estavam e conduzi-los a Jerusalém para seram castigados. Caminhando, já perto de Damasco, pelo meio-dia de repente uma imensa luz celeste resplandeceu ao meu redor. Cai por terra e escutei uma voz que me dizia: "Saulo, Saulo, por que me persegues?"

   Respondi: "Quem És, Senhor?" Respondeu-me: "Eu Sou Jesus Nazareno, a Quem persegues."

   Os que acompanhavam viam a luz mas não ouviram a voz Daquele que falava comigo. Eu Lhe disse: "Que devo fazer, Senhor?"

   O Senhor respondeu: "Levanta-te a vai a Damasco; aí te dirão tudo o que te é ordenado fazer."

   Como não enxergava, ofuscado pelo brilho daquela luz, os que me acompanhavam me levaram pela mão, e assim cheguei a Damasco.

   Certo Ananias, homem justo e praticante da lei, de boa reputação entre todos os judeus da cidade, veio visitar-me, apresentou-se e me disse: "Irmão Saulo, recupera a visão." Neste momento pude vê-lo. Ele me disse: "O Deus de nossos pais te destinou a conhecer seu desígnios, a ver o Justo e a escutar diretamente sua voz; pois serás diante de todo o mundo, testemunha do que viste e ouviste. Portanto, não tardes: "Batiza-te e lava-se dos pecados, invocando Seu Nome.

   Palavra do Senhor.

   Graças a Deus.


Em vez desta Leitura acima, pode se fazer a Leitura -


Atos dos Apóstolos 9: 1-22.

   Leitura dos Atos de Apóstolos.


   Saulo, respirava ameaça contra os discípulos do Senhor, apresentou-se ao sumo sacerdotes e lhe pediu carta para  as sinagogas de Damasco, autorizando-o  a levar preso para Jerusalém todos os seguidores do Caminho, que encontrasse, homens e mulheres. Estando em viagem, já perto de Damasco , de repente uma luz celeste o ofuscou. Caiu por terra e ouviu uma voz que lhe dizia:
  "Saulo, Saulo, por que me persegue?

   Respondeu Saulo: "Quem És, Senhor?"

   Disse-lhe o Senhor: "Eu Sou Jesus, q Quem persegues. Agora levanta-te, entra na cidade, e  aí te tirão o que deves fazer."

   O que acompanhavam Saulo, ficaram mudos, pois ouviam a voz e não viam ninguém. Saulo levantou-se do chão e, ao abrir os olhos, não enxergava. Tomando-o pela mão, fizeram-no entrar em Damasco, onde esteve três dias, cego, sem come nem beber.

   Havia em Damasco um discípulo chamado Ananias. Numa visão o Senhor lhe disse: "Ananias !" Ele respondeu: "Estou aqui, Senhor !"

   E o Senhor disse a Ele: "Dirige-te à rua principal e procura em casa de Judas um certo Saulo de Tarso: o encontrará rezando".

  (Numa visão, Saulo contemplava certo Ananias que entrava e lhe impunha as mãos para que recuperasse a visão). Ananias respondeu: "Senhor, ouvi muitos falar desse homem e contar todo o mal que fez aos consagrados de Jerusalém. Agora está autorizado pelos sumos sacerdotes para prender os que invocam Teu Nome".

  O Senhor respondeu: "Vai, pois ele é Meu instrumento escolhido para divulgar Meu Nome entre pagãos, reis e israelitas. Eu lhe mostrarei o que deve sofre por Meu Nome".

   Ananias saiu, entrou na casa e impos a mão sobre Saulo, dizendo: "Irmão Saulo, o Senhor Jesus me enviou, Aquele que te apareceu quando vinhas, para que recuperes a visão e te enchas do Espírito Santo".

   Imediatamente caíram de seus olhos umas como escamas, recuperou a visão, levantou-se, batizou-se, comeu e recuperou as forças. E ficou alguns dias com os discípulos de Damasco. Logo se pôs a proclamar nas sinagogas que Jesus É o Filho de Deus. todos os ouvintes comentavam assombrados: "Não é este o mesmo que devastava em Jerusalém os que invocavam tal Nome e veio aqui para levá-los presos aos sumos sacerdotes.

  Mas Saulo ia ganhando força e confundia os judeus que habitavam em Damasco, afirmando que Jesus É o Messias.

   Palavra do Senhor,

   Graças a Deus.


Salmo 116 (117): 1. 2. (R. São Marcos 16: 15.).

   "Ide por todo o mundo, Proclamando o Evangelho a toda humanidade." (Resposta).


Louvai ao Senhor, todas as nações,

aclamai-O, todos os povos. (R.).


A lealdade do Senhor pode mais que nós,

a Fidelidade do Senhor é Perpétua. (R.).


Aclamação ao Evangelho - São João 15: 16.

   (Refrão) Aleluia ! Aleluia ! Aleluia !

   Disse Jesus: "Não fostes vós que Me escolhestes; Eu Vós escolhi e vos destinei a ir e dar fruto que permaneça." (Refrão).


Evangelho - São Marcos 16: 15-18.

   O Senhor Esteja convosco.

   Ele Está no meio de nós.

   Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo São Marcos.

   Glória a Vós Senhor.


   Jesus despois de ressuscitar dos mortos, apareceu ao Onze Apóstolos e Lhes diz:

   "Ide por todo o mundo, proclamando a Boa Notícia a toda a humanidade. Quem crer e for batizado se salvará; quem não crer se condenará. Este Sinais acompanharão os que crerem: em Meu Nome expulsarão demônios, falarão línguas novas, pregarão serpentes; se beberem algum veneno, não lhes causará dano. Porão as mãos sobre os doentes, e ficarão curados".

   Palavra da Salvação.

   Gloria a Vós Senhor.


Oferecimento.

   Desça  sobre nós, Senhor, o Vosso Espírito, na celebração dos divinos Mistérios, e nos ilumine com a luz da Fé, que levou o apóstolo São Paulo a anunciar ao mundo a Vossa Glória. Por Cristo Nosso Senhor. - Amém.


Antífona da Comunhão - Gálatas 2: 20.

   Já não sou eu que vivo é Cristo que Vive em mim. Vivo na Fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.


Depois da Comunhão.

   Senhor Nosso Deus, que a Comunhão Deste Sacramento faça crescer em nós o ardor do amor do Apóstolo São Paulo, que trazia sempre em seu coração a solicitude por toda a Igreja. Por Cristo Nosso Senhor. - Amém.


Preferencialmente se faz a Benção Solene.