Santa Cecília

22 de novembro - Santa Cecília

Nasceu em 150, em Roma. Filha de um Senador Romano. Por ser cristã, quando pequena fez votos de castidade. Conviveu com os primeiros cristãos, discípulos de São Paulo e de São Pedro, que estiveram com eles pessoalmente. Santa Cecília, foi cristã na época em que a Igreja era perseguida, era uma minoria que tinham o conhecimento e a coragem de seguir a Cristo.

Quando jovem foi prometida em casamento a jovem Valeriano. Chegando o dia do casamento, falou com seu noivo a respeito de sua fé, e que tinha feito votos de castidade para Deus. Falou para ele de Jesus Cristo, de quem era Jesus, de como fora crucificado, etc.. Sua palavras não só tocaram o coração de seu noivo, como também, o converteu. Entendeu sua promessa de castidade e disse a Santa Cecília, que iria respeita-la. Na mesma noite seu, agora marido, recebeu o batismo. Tocado e encantado com tudo que ouvira da esposa, Valeriano foi e contou tudo para seu irmão Tibúrcio, que também se converteu ao catolicismo. Ambos eram pagãos.

Santa Cecília, então cantou para Deus: "Senhor, guardai sem manchas o meu corpo e minha alma, para que não seja confundida". Daí vem o fato de ela ser considerada a padroeira dos músicos. O prefeito de Roma, Turcius Almachius, soube da conversão dos dois irmãos, e quis toda sua riqueza. Mas os dois já tinham distribuído todos os seus bens aos pobres. O prefeito de Roma exigiu, então, que eles abandonassem sua fé cristã. Eles porem não renegaram a Cristo. Assim foram condenados à morrer decapitados.

Em seguida chamaram Santa Cecília ao conselho romano. Isto no ano de 180 aproximadamente. O conselho achava que ela estaria com o tesouro dos dois escondidos, queriam que ela revelasse onde estava. Ela confirmou que tudo tinha sido distribuído aos pobres. Então eles queriam que ela renegasse a fé em Cristo, e adorasse aos deuses romanos. Santa Cecília, não negou sua fé e seu amor a Jesus Cristo. Condenaram-na à tortura. Quando os soldados a levaram para torturar, ela começou a lhe contar sobre as maravilhas de Deus, sobre a verdadeira religião, sobro o verdadeiro Deus, sobre Jesus Cristo, e o que fizera, e como morrera. O soldados ficaram apaixonados pelo que ouviram, pela mensagem que ela passava, então disseram que abandonariam o culto aos falsos deuses, para seguir ao Deus verdadeiro de Jesus Cristo. Santa Cecília presa, conseguiu converter muitas pessoas.

O prefeito então, deu ordem para trancarem Santa Cecília no balneário de águas quentes do seu próprio castelo, no local da entrada dos vapores. Ninguém conseguiria ficar ali por mais de alguns minutos. Era uma morte certa. Mas nada aconteceu com a Santa, para surpresa de todos. A fé daquela jovem, que não tinha medo da morte, impressionou a todos. Aí o prefeito, mandou que a matassem com três golpes de machado em seu pescoço. Assim foi feito, deram-lhe as machadadas no pescoço, não conseguindo arrancar a sua cabeça, coisa que estavam acostumados a fazer com apenas um golpe. Santa Cecília permaneceu viva ainda por 3 dias, conversando e dando conselhos a todos que chegavam perto dela, por curiosidade, ou para reza para ela.

Santa Cecília, pediu para o Papa que entregasse todos os seus bens aos pobres e transformasse sua casa numa igreja. Antes de morrer, em seus últimos minutos de vida, Santa Cecília cantou louvando a Deus, morreu, cantando as maravilhas de Deus. Foi sepultada pelos cristãos na catacumba de São Calisto, e começou a ser venerada como mártir, imediatamente após sua morte.

Nas fotos temos a casa de Santa Cecília transformada em Igreja, o interior da igreja, a estátua de mármore replica do corpo encontrado da Santa Cecília, o corpo da Santa, a pintura de seu martilho.

O túmulo de Santa Cecília ficou desaparecido por vários séculos. Por volta do anos (817-824) o Papa Pascoal I, teve uma visão de Santa Cecília, lhe mostrando onde estava seu túmulo. Indicou o local, e lá encontraram o caixão com as relíquias da Santa Cecília. O corpo dela estava intacto, na mesma posição que foi enterrada. Ao lado co corpo da Santa estava os corpos de Valeriano e Tiburcio. Em 1599, o Cardeal Sfondrati mandou abrir o tumulo de Santa Cecília, e seu corpo foi encontrado na mesma posição, que o Papa Pascoal I encontrou, e lá deixou, estava incorrupto. Sua festa é celebrada em 22 de novembro. Ela é padroeira dos músicos.

Santa Cecília, rogai por nós !