14 - Santa Iolanda

14 de junho - Santa Iolanda

Nasceu em 1235, na Hungria. Filha do rei Bela IV, membro da ordem Terceira de São Francisco. Iolanda é de família de grandes santos, como, Santa Edwiges, São Ladislau e Santo Estevão. Sobrinha de Santa Isabel da Hungria.

Santa Iolanda foi educada pela sua irmã mais velha, Cunegundes, que se casou com um rei Polonês, Boleslau. Quando chegou a idade de casamento, casou também com um homem chamado Boleslau, Duque de Kalisz, apelidade de "o Pio". Eles tiveram três filhas. Duas se casaram e a outra tornou-se religiosa Clarissa. O marido de Santa Iolanda fundou um convento de Freiras Clarissas, em Gniezno.

Anos mais depois, o marido de sua irmã faleceu, e pouco depois o marido de Santa Iolanda também faleceu. Sua irmã entrou para o convento das Clarissas, onde já estava a filha de Santa Iolanda. Mais tarde, Santa Iolanda também foi para o convento. Ela era conhecida por sua bondade, mesmo no convento, sempre achava um jeito de ajudar os doente e os que precisavam.

Em 1292, sua irmã Cunegundes faleceu. Santa Iolanda então foi para o convento de Gniezno, fundado pelo seu marido falecido. Lá, foi eleita superiora. Ficando como superiora até o fim de sua vida. Ali continuou a ser conhecida pela sua caridade, com os doentes e necessitados.

Santa Iolanda morreu em, 14 de junho de 1298, no Convento de Gniezno. Logo seu túmulo se transformou em local de peregrinação. Muito relatam ter alcançado curas por sua intercessão. Com isto o culto a Santa se espalhou pelo leste da Europa e, de lá, para várias partes do mundo.

Foi beatificada, em, 26 de setembro 1827 o Papa Leão XII.

Santa Iolanda, rogai por nós !