Santa Clotilde

03 de Junho - Santa Clotilde

Basílica de Santa Clotilde

Em Paris

Nasceu em 475, Lion, França. Filha do rei Childerico de Borgonha. Quando criança seu tio, irmão do rei, matou o pai de Santa Clotilde, sua mãe e três de seus irmãos. Só não matou ela e sua irmã.

Clotilde passou a ser criada por uma tia. Jovem muito bonita, chamou a atenção do rei dos francos, que a pediu em casamento. Ela, aceitou e se tornou rainha dos francos.

Clotilde era muito delicada, boa, carinho e de muita fé. Seu marido era pagão, nervoso, amava a guerra, e era cheio de ambição. Ela tentava evangelizar o marido, para torna-lo uma pessoa mais justa. Levava um vida de oração e paciência.

Rei Clodoveu, apesar do temperamento amava Clotilde. Eles tiveram três filhos. Estes, herdaram o gênio do pai. Quando o rei retornava de uma batalha, Santa Clotilde ia à igreja agradecer a Deus, e não ao templo pagão que o rei frequentava.

No ano 496, durante uma batalha contras os alemães, o exército de Clodoveu, estava perdendo a guerra. Já sem esperança, se ajoelhou e rezou para Nosso Senhor Jesus Cristo. Prometeu que se vencesse, se converteria e faria com que todos o reino também se convertessem. A vitória aconteceu. Após vencer os alemães, Clodoveu unificou o reino dos francos e formou a França. Se tornando o primeiro rei da França. Cumprindo sua promessa, pediu o batismo ao bispo Remígio, amigo da família, e confessor de Santa Clotilde. Assim todos da França se batizaram. A França foi o primeiro Estado Católico do Oriente.

Motivado por Santa Clotilde, construiu uma igreja, que inicialmente chamou de Igreja dos Apóstolos. Mas tarde passou a ser chamada de Igreja de Santa Genoveva, na cidade de Paris. Logo após construir a igreja o rei morreu, e o reino foi dividido entre seus três filho, como costume da época.

Aí, começou o sofrimento de Santa Clotilde, pois seus filhos começaram a brigar entre si. Esta brigas foram causa de várias mortes na família. O sentimento amoroso e cristão de Santa Clotilde não suportou. Mudou-se para a cidade de Tour, num local perto do túmulo de são Martinho. Lá ela continuou sua vida de oração. Também construiu ali, igrejas, hospitais para pobres e mosteiros para os religiosos.

Viveu, 34 anos, nesta vida de oração e tristeza pelos seus filhos, estarem brigando entre si. Morreu em 3 de junho de 545. Seus filhos estavam presentes. Santa Clotilde a "Rainha Santa" como ficou conhecida, a fama desta santidade se espalhou por toda a França.

Santa Clotilde, rogai por nós !